Casa da Moeda adere à campanha ‘Igualdade racial é pra valer’

Assinatura de Protocolo será no dia 15 de julho, no auditório do andar térreo do Bloco ‘A’ da Esplanada dos Ministérios, e terá Roda de Conversa sobre ‘O papel das empresas na promoção da igualdade racial’

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) firmam um Protocolo de Intenções no dia 15 de julho, visando a adesão da CMB à campanha ‘Igualdade racial é pra valer’. O ato de assinatura será às 10h, no auditório do andar térreo do Bloco ‘A’ da Esplanada dos Ministérios, e contará com a participação do presidente Francisco Franco e da ministra Luiza Bairros, respectivos titulares das duas instituições. O evento será transmitido pelo link assiste.serpro.gov.br/igualdaderacial .

O objetivo da parceria é o fortalecimento de iniciativas de combate ao racismo, de promoção da igualdade racial e da efetivação de ações afirmativas no âmbito da Casa da Moeda.

A assinatura do documento será precedida de uma Roda de Conversa sobre ‘O papel das empresas na promoção da igualdade racial’, que terá intervenções de Wania Sant’Anna, pesquisadora e consultora para Relações Raciais da Petrobras, de Mirian Cristina Eisenhut Carravetta, gerente da Empresa de Correios e Telégrafos, e Marcus Pedrini, que é Diretor de Patrocínios da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR).

Pelo acordo, a CMB se compromete com a mensuração de indicadores de igualdade racial e de gênero dos profissionais que compõem o quadro da empresa; com a proposição e aplicação de medidas de ação afirmativa com recorte racial e de gênero voltadas para o desenvolvimento profissional de seus quadros, assim como em programas de estágio; estimular ações de promoção da igualdade racial entre seus fornecedores de serviços e produtos; e fomentar na programação do Clube da Medalha do Brasil, honrarias comemorativas com mensagem alusiva ao tema.

Outras ações prevêem a promoção da igualdade racial em sua atuação na área social junto a comunidades carentes do seu entorno, incorporando ao Programa Atitude Cidadã, ou em outro que venha a ser instituído pela empresa, o financiamento de projetos esportivos e educativos de e para a população negra; integrar a dimensão da igualdade racial no conteúdo dos seus espaços culturais, destacando a contribuição de pessoas ou organizações negras na empresa.

Igualdade racial é pra valer

Lançada pela SEPPIR no Ano Internacional dos Afrodescendentes – 2011, a campanha ‘Igualdade racial é pra valer’ convoca a sociedade a incorporar o movimento pelo fim do racismo no Brasil. As parcerias são estabelecidas com órgãos do governo, a iniciativa privada e a sociedade civil, visando ao fortalecimento da promoção da igualdade racial em diferentes segmentos.

A iniciativa já conta com a adesão de governos estaduais e municipais, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; dos Ministérios da Saúde, Educação e Justiça, através da Polícia Federal; da Petrobras, da Empresa Brasileira de Correios, da Caixa Econômica Federal, da Tempo Propaganda, e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As cooperações são construídas conforme a especificidade da atividade dos parceiros e incluem planos de trabalho com atribuições para as partes, metas e prazos para execução das ações. Além do comprometimento com a divulgação da campanha, também são previstas cláusulas relativas à formulação e implementação de ações afirmativas, oferta de cursos de capacitação, realização de censos e estudos, adoção de sistemas de cotas raciais, proposições de leis, entre outras iniciativas.

Fonte: Observatorio Amilcar Cabral

+ sobre o tema

Saiba quem são as mulheres que comandam o Brasil ao lado de Dilma Rousseff

A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República,...

Última edição do ano do projeto “Mulher com a Palavra” lota o Teatro Castro Alves

Bate-papo contou com a participação de MC Carol, Preta...

Joanna Maranhão é chamada de ‘vagabunda petista’ em SP

“Quem me conhece sabe que sou sangue quente, mas...

para lembrar

Dilma nega intenção de acabar com Secretaria das Mulheres

Presidente diz ter "compromisso inabalável de aprofundar as políticas...

Uruguai é segundo país a aprovar casamento gay na América do Sul

Brasília - Por 71 votos a favor e 21...

Leila Velez: Empreendedora e persistente

Nascida em 1974, no Rio de Janeiro, Leila Velez...

Google premia projetos sociais do Brasil com R$ 1 mi

Júri formado por MV Bill e Luciano Huck escolheu...
spot_imgspot_img

‘A gente pode vencer e acender os olhos de esperança para pessoas negras’, diz primeira quilombola promotora de Justiça do Brasil

"A gente pode vencer, a gente pode conseguir. É movimentar toda a estrutura da sociedade, acender os olhos de esperança, principalmente para nós, pessoas...

Ana Maria Gonçalves anuncia novos livros 18 anos após lançar ‘Um Defeito de Cor’

Dois novos livros de Ana Maria Gonçalves devem chegar ao público até o fim de 2024. As novas produções literárias tratam da temática racial...

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...
-+=