Casa da Moeda adere à campanha ‘Igualdade racial é pra valer’

Assinatura de Protocolo será no dia 15 de julho, no auditório do andar térreo do Bloco ‘A’ da Esplanada dos Ministérios, e terá Roda de Conversa sobre ‘O papel das empresas na promoção da igualdade racial’

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) firmam um Protocolo de Intenções no dia 15 de julho, visando a adesão da CMB à campanha ‘Igualdade racial é pra valer’. O ato de assinatura será às 10h, no auditório do andar térreo do Bloco ‘A’ da Esplanada dos Ministérios, e contará com a participação do presidente Francisco Franco e da ministra Luiza Bairros, respectivos titulares das duas instituições. O evento será transmitido pelo link assiste.serpro.gov.br/igualdaderacial .

O objetivo da parceria é o fortalecimento de iniciativas de combate ao racismo, de promoção da igualdade racial e da efetivação de ações afirmativas no âmbito da Casa da Moeda.

A assinatura do documento será precedida de uma Roda de Conversa sobre ‘O papel das empresas na promoção da igualdade racial’, que terá intervenções de Wania Sant’Anna, pesquisadora e consultora para Relações Raciais da Petrobras, de Mirian Cristina Eisenhut Carravetta, gerente da Empresa de Correios e Telégrafos, e Marcus Pedrini, que é Diretor de Patrocínios da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR).

Pelo acordo, a CMB se compromete com a mensuração de indicadores de igualdade racial e de gênero dos profissionais que compõem o quadro da empresa; com a proposição e aplicação de medidas de ação afirmativa com recorte racial e de gênero voltadas para o desenvolvimento profissional de seus quadros, assim como em programas de estágio; estimular ações de promoção da igualdade racial entre seus fornecedores de serviços e produtos; e fomentar na programação do Clube da Medalha do Brasil, honrarias comemorativas com mensagem alusiva ao tema.

Outras ações prevêem a promoção da igualdade racial em sua atuação na área social junto a comunidades carentes do seu entorno, incorporando ao Programa Atitude Cidadã, ou em outro que venha a ser instituído pela empresa, o financiamento de projetos esportivos e educativos de e para a população negra; integrar a dimensão da igualdade racial no conteúdo dos seus espaços culturais, destacando a contribuição de pessoas ou organizações negras na empresa.

Igualdade racial é pra valer

Lançada pela SEPPIR no Ano Internacional dos Afrodescendentes – 2011, a campanha ‘Igualdade racial é pra valer’ convoca a sociedade a incorporar o movimento pelo fim do racismo no Brasil. As parcerias são estabelecidas com órgãos do governo, a iniciativa privada e a sociedade civil, visando ao fortalecimento da promoção da igualdade racial em diferentes segmentos.

A iniciativa já conta com a adesão de governos estaduais e municipais, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; dos Ministérios da Saúde, Educação e Justiça, através da Polícia Federal; da Petrobras, da Empresa Brasileira de Correios, da Caixa Econômica Federal, da Tempo Propaganda, e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As cooperações são construídas conforme a especificidade da atividade dos parceiros e incluem planos de trabalho com atribuições para as partes, metas e prazos para execução das ações. Além do comprometimento com a divulgação da campanha, também são previstas cláusulas relativas à formulação e implementação de ações afirmativas, oferta de cursos de capacitação, realização de censos e estudos, adoção de sistemas de cotas raciais, proposições de leis, entre outras iniciativas.

Fonte: Observatorio Amilcar Cabral

+ sobre o tema

Ellen Page, de ‘Juno’, assume que é gay: “estou cansada de me esconder”

A jovem atriz canadense Ellen Page, famosa por seu...

“Ciência gera desenvolvimento”: conheça uma das mais renomadas físicas brasileiras

Para Márcia Barbosa, meio científico reflete sociedade patriarcal, na...

Desafios do Feminismo diante da questão de raça

Há pouco tempo atrás um debate acirrado aqueceu as...

para lembrar

Mulheres ganham em média 20,5% menos que homens no Brasil

As mulheres ganham cerca de 20% menos do que...

Maria vai com as outras #8: Feminismo Negro

A socióloga Márcia Lima encerra a terceira temporada numa...

Diretoras negras expõem as condições de visibilidade de suas obras em Tiradentes

Tiradentes – Convidadas da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes,...

30/04 – Nota da Ministra Eleonora Menicucci pelo Dia das Trabalhadoras Domésticas

O Dia das Trabalhadoras Domésticas, às vésperas do 1°...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=