Diretora de escola em NY teria chamado professores negros de gorilas

Cerca de 150 pessoas, entre professores e ativistas, protestaram na sede do departamento de educação de Nova York, na última segunda-feira (8), contra atitudes racistas da diretora da escola de ensino médio Pan American International, localizada na região do Queens. As informações são da rede “CBS” e do jornal “Huffington Post”.

A dirigente Minerva Zanca teria feito comentários preconceituosos sobre professores negros, chamando-os de gorilas e dizendo que eles tinham “lábios grandes”.

Segundo os manifestantes, dois professores foram demitidos após Zanca fazer comentários racistas sobre eles com um assistente. Outra acusação é que um terceiro professor da escola teria tido cortes financeiros em seu programa de teatro motivados pelo racismo da diretora.

Em depoimento, Anthony Riccardo, assistente de direção, confirmou que os professores foram chamados de gorilas pela dirigente.

Lisa-Erika James, professora que pediu demissão da escola após o ocorrido, destacou que os três únicos afro-americanos que lecionavam na escola deixaram seus cargos. “Isso significa que não há professores afro-americanos na escola quando mais da metade dos alunos se parecem com a gente.”

Uma petição online, que já tem mais de mil assinaturas, foi criada exigindo a demissão da diretora. Além disso, os organizadores exigem que o assunto seja discutido, deixando claro que o preconceito racial e maus tratos não são tolerados na cidade.

A escola Pan American International atende alunos imigrantes que estão no país há pelo menos quatro anos. 91% dos alunos estão matriculados em aulas para aprender inglês.

O departamento de educação de Nova York informou que recebeu as denúncias e que irá investigar o caso.

 

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

O sujeito desidentificado e a liberdade negada à maioria minorizada

Que o Brasil é um país fundado a partir...

Se é crime inafiançável, por que é tão difícil punir o racismo com rigor no Brasil?

A tecnologia se tornou uma aliada importante para denunciar...

Policia Civil: BH terá núcleo contra racismo e intolerância

Grupo é o primeiro passo para criação de delegacia...

para lembrar

Green Book: o livro até que pode ser verde, mas o filme é bem branco

  No Oscar 2019, pelo menos quatro dos oito títulos...

Consciência Negra e ternura dos povos

Neste dia 20 de novembro, comemora-se o Dia da...

Entidades apontam acertos da política de cotas raciais em universidades públicas

Representantes de sete entidades se manifestaram hoje (25)...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=