Escola bane penteado e tranças em negros

A direção de uma escola de Ohio, nos Estados Unidos, enviou um comunicado aos pais dos alunos com o aviso de que haveria uma série de mudanças no código de vestimentas da instituição para o próximo ano letivo. Dentre as regras voltadas a chapéus e tatuagens está a proibição de “chuquinhas africanas” e “trancinhas”, de acordo com o site norte-americano Huffington Post na terça-feira (25).

Depois que muitos alunos e pais interpretaram a medida como racista, a Horizon Science Academy enviou outro comunicado com um pedido de desculpas. A nova carta informava que os penteados não seriam mais banidos e que a escola não tinha “qualquer intenção de gerar preconceito em relação a qualquer estudante”.

Segundo o site Black Girl with Long Hair (“Negras de Cabelo Longo”), que publicou a carta na íntegra, a chuquinha africana é a versão negra do rabo de cavalo. De acordo com o Huffington Post, um quarto dos estudantes da escola é negro.

A escola justificou a medida com a afirmação de que a regra servia apenas para homens, para que o ambiente de colégio preparatório fosse preservado.

O Black Girl with Long Hair rebateu a justificativa da escola dizendo que a instituição então vê o cabelo do homem negro como descuidado.

 

Fonte: Instituto Luiz Gama 

+ sobre o tema

para lembrar

Miracema: MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA ADVOGADO ACUSADO DE RACISMO

  O Ministério Público Estadual ofereceu hoje denúncia...

RACISMO EM RIO DAS OSTRAS: O Banco do Brasil

No dia 04 de dezembro, uma nota publicada no...

Tom & Jerry com aviso de racismo

por RSF Os desenhos animados clássicos Tom & Jerry estão...

Mulher chama cobrador de macaco em briga por causa de janela aberta

 Discussão aconteceu no trajeto entre Samambaia e centro de...
spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=