Escola bane penteado e tranças em negros

A direção de uma escola de Ohio, nos Estados Unidos, enviou um comunicado aos pais dos alunos com o aviso de que haveria uma série de mudanças no código de vestimentas da instituição para o próximo ano letivo. Dentre as regras voltadas a chapéus e tatuagens está a proibição de “chuquinhas africanas” e “trancinhas”, de acordo com o site norte-americano Huffington Post na terça-feira (25).

Depois que muitos alunos e pais interpretaram a medida como racista, a Horizon Science Academy enviou outro comunicado com um pedido de desculpas. A nova carta informava que os penteados não seriam mais banidos e que a escola não tinha “qualquer intenção de gerar preconceito em relação a qualquer estudante”.

Segundo o site Black Girl with Long Hair (“Negras de Cabelo Longo”), que publicou a carta na íntegra, a chuquinha africana é a versão negra do rabo de cavalo. De acordo com o Huffington Post, um quarto dos estudantes da escola é negro.

A escola justificou a medida com a afirmação de que a regra servia apenas para homens, para que o ambiente de colégio preparatório fosse preservado.

O Black Girl with Long Hair rebateu a justificativa da escola dizendo que a instituição então vê o cabelo do homem negro como descuidado.

 

Fonte: Instituto Luiz Gama 

+ sobre o tema

Confira a íntegra do manifesto a favor das cotas

"Manifesto em favor da lei de cotas e do...

Faça amor, não faça Chapinha

O seu corpo conta a sua história. Cada arranhão,...

Brancos, eu disse não!

Uma pergunta precisa ser respondida: Por que os brancos...

para lembrar

Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero

Ínicio: Terça, 16 de Maio de 2017 Término: Terça, 16...

Gênero, raça e ascenção social

por Sueli Carneiro ASHELL ASHELL PRA TODO MUNDO ASHELL Ela mora...

Favela, sim

Ela subiu tranquilamente o caminho que leva ao topo...
spot_imgspot_img

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...

Identitarismo, feminismos negros e política global

Já faz algum tempo que o identitarismo não sabe o que é baixa temporada; sempre que cutucado, mostra fôlego para elevar o debate aos trending topics da política...

Gilberto Gil, o filho do tempo

Michel Nascimento, meu amigo-irmão que esteve em Salvador neste ano pela milésima vez, na véspera da minha viagem, me disse que uma das coisas...
-+=