Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou 25 anos de luta contra o racismo, no último domingo (14/7), e, para celebrar a data, a entidade lançou a campanha “Rebele-se contra o Racismo! Por um Brasil mais Justo”. A ação é composta de 20 placas de outdoor espalhadas pela cidade, inspiradas no grafite do movimento Hip Hop.

Nesta sexta-feira (19/7), a partir das 10h, a presidenta Dilma recebe os principais representantes do movimento negro do país. O presidente da Unegro, Edson França, estará presente e apresentará as principais bandeiras dessa nova etapa da entidade: fim da violência e dos assassinatos dos jovens negros e combate à intolerância religiosa, que tem o Candomblé como principal alvo.

Além disso, a UNEGRO defende o resgate da escola pública, com investimentos de 10% do PIB na educação e a efetiva implantação da Lei 10.639, que determina o ensino da história e da Cultura Africana e Afrobrasileira.

História

A União foi Organizada em Salvador em 1988, no calor da campanha pela criminalização do racismo na Constituição. Teve um papel destacado na inclusão do Capítulo do Negro na Constituição baiana, em 1989 e tem como uma das fundadoras a ex-vereadora Olivia Santana (PCdoB). 

A entidade conseguiu levar três delegados para a III Conferência Mundial contra o Racismo (2001), e foi a voz da Bahia a denunciar, em plenário oficial das Nações Unidas, as mazelas do racismo que exclui a população negra. Segundo Jerônimo Silva Júnior, membro da executiva nacional da UNEGRO, a política de cotas para negros na universidade é a mais importante política conquistada pelo movimento negro nos últimos tempos.

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

para lembrar

MEC divulga convocados na lista de espera do Sisu

O MEC (Ministério da Educação) divulgou, neste domingo (14),...

Os seis anos do ProUni

Por Fernando Augusto Botelho As experiências das primeiras turmas do...
spot_imgspot_img

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...

Inscrições para ingresso de pessoas acima de 60 anos na UnB segue até 15 de maio; saiba como participar

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Pessoas Idosas que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB) no período...
-+=