Encontrar-te-me

 

É certo que existe toda classe de encontros. Os rápidos, os prolongados. Os amorosos, comerciais, corporais, espirituais. Tem gente que os celebra e os homenageia em romances, canções, filmes, grafites.

Já outros desconfiam um tanto deles. Por exemplo, Manuel Bandeira (1886-1968) ao poetar o não encontro: “As almas são incomunicáveis. Deixe o teu corpo entender-se com outro corpo. Porque os corpos se entendem, mas as almas não.”

Que me perdoe o poeta recifense, mas há encontros transcendentais, como a junção das águas do Rio Negro com o Rio Solimões. O espetáculo é o toque da alma escura do primeiro com a alma barrenta do segundo. Quem viu, jamais esquece.

Também há bem-sucedidos encontros entre um indivíduo e um ofício, entre esperança e realização, um recado e seu leitor, luta e vitória, bola e fundo da rede, estratégia e resultado. É um substantivo do bem.

Mas é claro, como tudo, ele tem o seu contrário, a sua sombra. No caso, o desencontro. Você revendo uma antiga paixão sem sentir mais nada. Ouvindo uma velha amiga sem acreditar em uma única palavra do que ela diz. Paradoxos da vida.

Todo encontro é um abraço. É uma abertura para possibilidades de convívio ou realização. É o feito junto! Mesmo o autoencontro compreende dois eus. O atual com o passado. O eu tangível com o intangível.

De todos os encontros, o que eu mais gosto é aquele carimbado de fortuito. Você não está aguardando neca de pitibiriba e click, algo acontece. Ele pode ocorrer no balcão da padaria, no ponto de ônibus, na fila do banco, na mesa do bar.

O gostoso é a surpresa. A conexão. Aí, alguém diz algo que completa o que você andava pensando faz tempo. Alguém olha para você e radiografa seu melhor interior. Um pequeno gesto com vocação de big-bang.

No entanto, os encontros aleatórios precisam de um ambiente propício. A gente necessita estar disponível para eles. É quando nos abrimos para enxergar o detalhe, ouvir o diferente, sentir o outro. Nessa ocasião, puxe uma cadeira.

 

Fonte: Yahoo!

+ sobre o tema

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

CNU: governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ em todo país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu adiar a realização das provas...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

para lembrar

Fuvest divulga aprovados no vestibular 2017

Neste ano, as carreiras mais concorridas foram Medicina em...

“Ponto de Cultura se torna política pública”

Depois de cinco anos, 2.500 comunidades atendidas e cerca...

TJMG condena escola a pagar R$ 10 mil a ex-aluno que sofreu bullying

Caso aconteceu em 2009, em Belo Horizonte. Direção do colégio...
spot_imgspot_img

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a educação, formação, apoio a juventude e esportes, está com inscrições abertas para a edição 2024/25...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), que atua em coalizão por meio da realização de pesquisas, incidência política, formações e campanhas...

CNU: governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ em todo país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que seriam aplicadas neste domingo...
-+=