Morreu o ex-Pantera Negra Herman Wallace, libertado há 3 dias

Herman Wallace, um ex-Pantera Negra preso em condições de isolamento durante 40 anos pela morte de um homem branco nos anos 70, morreu nesta sexta-feira em função de um câncer de fígado, três dias depois de ter sido libertado, anunciaram seus advogados.

“Herman aguentou o que poucos de nós podemos imaginar e o fez com gana, dignidade e empatia até o final”, comentou.

“Uma das últimas coisa que Herman nos disse foi ‘sou livre, sou livre'”, acrescentou.

Wallace era um dos “Três de Angola”, assim chamados pelo nome da prisão em que ele e dois companheiros ficam presos. O local era conhecido pelo racismo de seu pessoal e foi construído em uma antiga plantação na qual trabalharam escravos procedentes desse país da África austral.

O caso desses presos chamou a atenção internacional depois que eles foram condenados, somando seu tempo de prisão, a mais de um século privados de liberdade e em condições de isolamento por causa da morte, em 1972, de um guarda carcerário branco, um assassinato que sempre negam e cujas supostas evidências foram rebatidas uma a uma.

Os três homens faziam parte dos Panteras Negras (Black Panthers), o grupo radical que lutava pela causa dos

Wallace, que já estava detido por roubo, foi condenado à prisão perpétua em 1974, assim como seus companheiros Albert Woodfox, que continua detido, e Robert King, libertado depois de 29 anos de prisão.

Os advogados de Wallace reclamaram recentemente que seu caso, em ponto morto há quatro anos, foi reaberto e o próprio detento implorou à justiça para ser libertado antes de morrer.

Wallace saiu em liberdade na terça-feira passada por decisão de um juiz do estado da Louisiana (sul dos Estados Unidos).

“Quero que o mundo saiba que sou inocente e que Albert Woodfox também é inocente”, afirmou no blog “Três de Angola”, depois de ter sido transferido para um hospital penitenciário em Saint-Gabriel, Louisiana.

Dois médicos consideraram que a atenção que recebia na prisão era insuficiente, assim como a Anistia Internacional, que pediu sua libertação.

 

Fonte: Yahoo!

+ sobre o tema

“Gosto de ter meu momento princesa, quase modelo”, diz Camila Pitanga

Camila Pitanga poderia se enquadrar em vários esteriótipos de...

O movimento que defende indenização a descendentes de escravos pelo mundo

Mas a estudante de 21 anos se surpreendeu com...

Copa pode impulsionar exploração sexual de menores no Brasil

Por: Daniela Fernandes Após a divulgação em Paris...

para lembrar

A primeira mulher negra embaixadora da sofisticada marca Lancôme!

A primeira mulher negra embaixadora da sofisticada marca Lancôme! A...

Onde estão os negros do Rio Grande do Sul?

A população negra está no Estado desde os primórdios,...

Movimento negro em coalizão

Entidades se reuniram para denunciar a organizações multilaterais violações...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=