A cruzada contra as mulheres brasileiras

Em um primeiro momento, as forças que sustentam movimentos ultraconservadores parecem ser heterogêneas e dispersas. Um olhar atento revela que essas forças estabelecem articulações inusitadas, como as alianças do Brasil com Arábia Saudita, Bahrein, Qatar, Paquistão, Egito, Afeganistão e Sudão no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Único país ocidental nessa articulação, o Brasil, que professa majoritariamente o cristianismo, aliou-se a países islâmicos e ultraconservadores onde as mulheres são, ainda, cidadãs de segunda categoria.

É importante que as mulheres brasileiras, cidadãs com plenos direitos, saibam que, na esfera das Nações Unidas, é com esses países que o Brasil se alia em temas relativos aos seus direitos humanos. Em nome de quem fala o Brasil ao adotar tal posição na ONU?

Em reunião do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, cujo tema principal era a aprovação de resolução proposta pelo México sobre a discriminação contra mulheres e meninas, o Brasil, aliado a esses países, se colocou contra a inclusão de parágrafos inteiros que recomendavam o acesso a informações e métodos contraceptivos —e a direitos e à saúde sexual livre de coerção e discriminação, assim como a textos relativos à prevenção e ao tratamento de infecções sexualmente transmissíveis e ao aborto legal. Nessa reunião, a delegação brasileira ainda se posicionou contra a inclusão do direito ao acesso universal à educação sexual.

Em nosso país, milhões de brasileiras exercem direitos assegurados na Constituição e em legislações nacionais relativos à sua vida sexual e reprodutiva. Utilizam métodos contraceptivos, recorrem a serviços de saúde para tratar infeções sexualmente transmitidas e podem optar por recorrer ao abortamento seguro, realizado em condições médicas e sanitárias adequadas, se são vitimas de estupro, correm risco de vida ou o feto é anencefálico.

Em nome de quem fala o Ministério das Relações Exteriores ao se colocar contra os direitos assegurados às cidadãs brasileiras? Será que fala apenas em nome de radicais fundamentalistas, como os que negaram a uma menina de dez anos o direito de interromper uma gestação resultante de estupro?

É importante aproximar essas posições do governo em foros internacionais do cotidiano das mulheres e meninas brasileiras, alertar para o fato de que política externa e políticas públicas nacionais se entrelaçam atualmente em uma coreografia perversa de negação de direitos.

O silêncio do Brasil no Conselho de Direitos Humanos ao se abster junto com Qatar, Líbia e Afeganistão de votar, e aprovar a resolução, aceita pela maioria dos governos, contra a discriminação de mulheres e meninas e pelos seus direitos sexuais e reprodutivos, não é neutro. É um silêncio que ecoa marcando sua parceria com países que se caracterizam pela submissão das mulheres. É um silêncio que nos envergonha.

Em nome de quem o Brasil se empenha em destruir o que foi assegurado em documentos internacionais e regionais assinados em outros governos, contrariando inclusive leis e políticas públicas vigentes no país?

Trata-se de uma cruzada contra os direitos e a saúde sexual e reprodutiva das mulheres. Em nome de quem cavalgam esses cruzados?

Jacqueline Pitanguy
Socióloga, é ex-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (1986-1989) e ex-professora da Universidade Rutgers (EUA)

+ sobre o tema

Contra estupros, indianos criam sutiã que dá choque

Sutiã é capaz de dar choques de até 3.800...

Qual seria sua reação ao ver uma mulher sendo agredida pelo namorado?

Vídeo mostra encenação de um caso de violência contra...

25 de julho: A visibilidade da mulher negra e a luta para romper o silêncio

Mesmo pertencendo a maior parcela da população, uma vez...

para lembrar

ONU parabeniza Dilma por sanção de lei que criminaliza o feminicídio

“ONU Mulheres congratula a Presidência da República do Brasil...

Viola Davis anuncia sua participação em ONG contra cultura do estupro

Poderosíssima, a atriz de “How to get away with...

Apenas um Desabafo

Durante esses anos trabalhando no Geledés eu vi e...

Dandara vive

Os pés negros e ressecados, dedos esfolados e as...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=