‘A primeira medalha olímpica da ginástica feminina é de uma mulher negra.’ Daiane celebra triunfo de Rebeca Andrade

“Durante muito tempo disseram que as pessoas negras não poderiam fazer alguns esportes”, disse a ex-ginasta, que celebrou a conquista histórica

Ao som do funk do Baile de Favela, a brasileira Rebeca Andrade conquistou a medalha de prata na ginástica artística dos Jogos Olímpicos, nesta quinta-feira (29). Ela somou 57,298 pontos e ficou atrás somente da estadunidense Sunisa Lee, que alcançou 57,433 pontos.

Rebeca Andrade tornou-se a primeira mulher a conquistar uma medalha pelo Brasil na ginástica artística dos Jogos Olímpicos. A vitória rendeu um belo discurso da ex-ginasta Daiane dos Santos.

“Durante muito tempo disseram que as pessoas negras não poderiam fazer alguns esportes e a primeira medalha olímpica da ginástica feminina é de uma mulher negra. Tem uma representatividade muito grande por trás de tudo isso”, disse, emocionada, durante a transmissão da Rede Globo. “Uma menina que veio de uma origem muito humilde, foi criada por uma mãe solo porque o pai da Rebeca é vivo, mas não é presente na vida dela. Aguentou tudo o que ela aguentou, todas as lesões e está aí para ser a segunda maior atleta do mundo. Uma brasileira.”

A jornalista e escritora Eliana Alves Cruz também louvou o triunfo de Rebeca em Tóquio. “A 1ª medalha mundial da ginástica feminina brasileira foi Daiane dos Santos. A 1ª medalha olímpica foi Rebeca Andrade, uma filha de uma mãe solo como são tantas de nós. Deus é uma mulher negra. A palavra orgulho não define o que sinto neste momento”, postou em seu perfil no Twitter.

Por muito pouco Rebeca não conquistou o ouro, mas deu um passo para fora no solo do Baile de Favela e perdeu alguns pontos. Apesar do pequeno erro, ela se manteve à frente da russa Angelina Melnikova, que teve 57,199 pontos, e ficou com o bronze.

Rebeca Andrade em busca de novas medalhas

Durante o circuito da final da ginástica individual feminina, Rebeca começou a exibição no salto, o aparelho em que é mais forte, e teve 14, 636 pontos. Depois, a brasileira se apresentou nas barras assimétricas e atingiu 14,666 pontos. Em seguida, a jovem atleta de 22 anos conquistou 13,666 pontos na trave. Por fim, na apresentação no solo, recebeu 13,666 pontos, que permitiu a inédita prata.

Rebeca Andrade terá novas oportunidades de subir ao pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No próximo domingo, (1º), às 5h45, a ginasta brasileira participará da decisão do salto e, no dia seguinte, no mesmo horário, ela disputa a final do solo.

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Que Exu Ilumine o Brasil

O futebol sempre esteve presente dentro da minha casa....

Confederação Brasileira de Ginastica abre inquérito, e atletas podem ser punidos após racismo

  A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) se pronunciou sobrea...

Estudantes de escola pública terão Olimpíadas de Ciência a partir de 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta...

Rebeca Andrade conquista inédita prata para o Brasil na ginástica das Olimpíadas

O Baile de Favela ecoou no pódio das Olimpíadas...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Rebeca Andrade é prata no solo, e Flávia Saraiva fica com bronze

O Brasil colocou duas ginastas no pódio das finais do solo do campeonato mundial disputado em Antuérpia (Bélgica).  Na manhã deste domingo (8), Rebeca Andrade,...

Ouro para o Brasil: Rebeca Andrade é bicampeã no salto no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Mundial de Ginástica no salto. A brasileira, atual campeã olímpica, superou a norte-americana Simone Biles, que...
-+=