Brasil segue no topo de ranking de assassinatos de pessoas trans no mundo

Enviado por / FonteAmábyle Sandri, da CNN

O Brasil registrou 184 assassinatos de pessoas transgênero em 2020, segundo dossiê divulgado pela Associação Nacional das Travestis e Transexuais (Antra) nesta sexta-feira, 29 de janeiro, Dia da Visibilidade Trans. O número mantém o país no topo do ranking dos relatórios de homicídios de transgêneros em todo o mundo, à frente do México e dos Estados Unidos.

O mapa da violência traçado pela associação revela que São Paulo foi o estado com maior número de assassinatos, seguido por Ceará, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro – onde o aumento dos casos foi de 43% em relação a 2019.

Para a secretária de articulação política da Antra, Bruna Benevides, esse cenário é reflexo da omissão do governo. “Até o momento, não houve ações específicas para enfrentar essa violência, o que nos faz acreditar que seria uma falsa simetria afirmar uma diminuição de violência de forma “espontânea” e sem investimento material, pessoal ou institucional do Estado em uma política de enfrentamento do transfeminicídio”, explica.

O relatório aponta também a realidade da população transgênero durante a pandemia. De acordo com a associação, a estimativa é de que 70% dos trans brasileiros não tenham tido acesso às políticas emergências do Estado. A situação das pessoas LGBTI+ durante a crise sanitária do novo coronavírus foi relatada em outro documento, encaminhado à Organização das Nações Unidas.

Emprego
Outro tópico abordado no dossiê é o agravamento do desemprego e, consequentemente, do acesso ao mercado de trabalho. É que, antes da pandemia, apenas 4% da população trans feminina tinham emprego com carteira assinada e possibilidade promoção e progressão de carreira; 6% se mantinham na informalidade e em subempregos, à margem do mercado formal; 90% da população de travestis e mulheres transexuais usavam a prostituição como fonte de renda.

A Antra aponta como possível causa da dificuldade de inserção no mercado de trabalho a falta de conhecimento sobre a transexualidade, já que 75% dos brasileiros não convivem com transgêneros.

Eventos
Para marcar a data, uma série de eventos vai ser realizada afim de difundir as questões de gênero. Entre eles, o encontro virtual “Visibilidade Trans na Fiocruz: desconstruindo e reconstruindo pela diversidade”, organizado pelo Comitê Pró-equidade de Raça e de Gênero da Fundação Oswaldo Cruz.

O debate acerca do tema ficará a cargo de nomes como Mônica Nascimento, autodenominada ‘mãe pela diversidade do Rio de Janeiro’; o juiz da Justiça Itinerante, André de Souza Brito e da pedagoga e militante do Forum TT-RJ, Wescla Vasconcelos.
A programação é transmitida no canal da Fiocruz.

 

Fonte: Amábyle Sandri, da CNN

+ sobre o tema

De biquíni e maiô, gordinhas famosas fazem manifesto contra o preconceito

Cacau Protásio, Simone Gutierrez, Mariana Xavier e Fabiana Karla...

Uma cidade dos EUA processa o Santander por discriminação

O município de Providence acusa a entidade de dar...

OAB-CE pede identificação de autores de frases ofensivas contra Miss Brasil

Melissa Gurgel foi alvo de racismo ao receber título...

para lembrar

Cauã Reymond é uma travesti em clipe sobre tolerância

Poderia ser um post sobre representatividade, mas é só...

Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

Após ser alvo de ataques transfóbicos, machistas e racistas,...

Ela nasceu menino e ele nasceu menina, hoje são um casal

Katie Hill, hoje uma charmosa garota de 19 anos,...

Seria histórico ver um país desclassificado da Copa por racismo da torcida

por Leonardo Sakamoto Seria fabuloso se alguma seleção perdesse os...
spot_imgspot_img

Brasília recebe primeira ‘Marsha’ Trans do Brasil

Brasília será palco da primeira 'Marsha' Trans Brasil no dia 28 de janeiro. Organizada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a mobilização agrega...

Erika Hilton aciona Ministério dos Direitos Humanos para acompanhar caso de agressão a mulheres trans no Rio

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) acionou o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), em ofício encaminhado nesta terça-feira, para acompanhar o caso de agressão a...

MP discute desafios enfrentados pelas pessoas trans e o papel do estado; atividades vão até 31 de janeiro

O Ministério Público de Acre promove uma série de atividades no mês da visibilidade trans em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado...
-+=