sexta-feira, agosto 19, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaEsquecer? JamaisAdvogada de MS é empossada na Comissão Nacional da Verdade da Escravidão...

Advogada de MS é empossada na Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra

A advogada Raimunda Luzia de Brito é a mais nova integrante da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra. A cerimônia de posse dos membros da Comissão aconteceu nesta sexta-feira (6), no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília.

“É um avanço no resgaste histórico da população negra em todo o País, que agora, passará a contar também com a contribuição imprescindível de Mato Grosso do Sul”, destacou o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues. Criada em 2014, a comissão tem como objetivo o resgate histórico, a aferição de responsabilidades e a demonstração da importância das ações de afirmação como meio de reparação à população negra.

Raimunda de Brito assumiu, no mês de novembro, a presidência da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/MS. A Seccional de MS foi a primeira a implantar a Comissão no País. A posse aconteceu durante o lançamento do esforço concentrado pela coleta de assinaturas pela Reforma Política e Eleições Limpas, ocasião em que o secretário-geral do CFOAB, Claudio Pereira de Souza, aproveitou para convidá-la a integrar a Comissão Nacional.

“Abrir as portas para discutir as causas sociais e o negro é um ato de coragem. Aqui no Brasil, o negro ainda não é considerado cidadão de primeira classe”, declarou Raimunda à época de sua posse. A advogada relatou ainda que sua luta em favor da igualdade racial começou aos 9 anos, quando foi discriminada pela primeira vez. “Minha missão é resgatar o que foi feito e o que não foi feito com o povo negro. O conselho que dou aos negros é que busquem a educação como saída para a discriminação. É na escola que se aprende a discutir de igual pra igual”, ressaltou.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench