Afrojob: Empreendedores apostam na identidade visual do movimento negro para promover festas e criar roupas

No segundo episódio da série especial sobre afroempreendedorismo, G1 apresenta evento criado para visibilizar cultura negra e marca de roupas com estampas de líderes pretos.

Por Itana Alencar, Rafael Santana e Valma Silva Do G1

Entre ensaios de pagode, axé, blocos afro, bailes funk e o pré-carnaval, as festas do mês de fevereiro aquecem a economia de Salvador. Se tem movimento nos quatro cantos da capital, também tem festa feita por gente preta, para atender às demandas de gente preta.

O G1 traz nesta sexta-feira (22) o segundo episódio do Afrojob, quadro que trata sobre o afroempreendedorismo em Salvador. Você vai conhecer, todos os meses, histórias de pessoas negras que comercializam produtos e serviços voltados para a população preta]

Símbolo de representatividade entre negros e membros da comunidade LGBTQ+, a Batekoo surgiu em 2014, no boêmio bairro do Rio Vermelho. Um dos criadores do projeto, Maurício Sacramento, conta que o evento nasceu para suprir a necessidade de ter um espaço de entretenimento que acolhesse pessoas com recorte de raça e orientação sexual.

“A gente precisava de um local na cidade, voltado para pessoas negras e pensado por pessoas negras. Viemos do circuito de festas noturnas há um tempo, mas nós sentíamos que era um espaço em que a gente não era tão representado. Aí refletimos e resolvemos fazer algo mais voltado para a nossa cultura”, explicou.

Inicialmente, Maurício planejou a festa para a despedida de um amigo, que também é fundador do evento. Com o projeto pronto, a data marcada e o local escolhido, nasceu a primeira edição da Batekoo.

A Batekoo surgiu em 2014, no boêmio Rio Vermelho, e se tornou símbolo de representatividade entre negros e membros da comunidade LGBTQ+ — Foto: Afrojob

“A gente trabalha com ritmos que nasceram nas periferias do Brasil e do mundo. Esses ritmos normalmente são marginalizados, como o funk carioca, o próprio pagodão de Salvador, o kuduro e o rap. Nossa proposta é sempre trazer tudo isso dentro de um espaço em que a gente assegure a segurança e a liberdade de expressão das pessoas que estão ali consumindo o projeto”.

“Nasceu de forma muito despretensiosa, mas hoje se tornou uma empresa que fomenta cultura e entretenimento para a juventude negra e LGBT do Brasil”

Hoje, além de Salvador, a Batekoo acontece outras cinco cidades do país: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG). Outro impulsionador do sucesso da festa foi o visual do Afropounk, um festival música realizado no Brooklyn, bairro periférico da cidade de Nova Iorque.

“Eles compartilhavam muitas fotos de pessoas negras com estilos diferentes, e acabou se tornando uma referência para todo mundo que se vestia e ia para o movimento. O negro já tem essa pegada de querer se vestir bem, diferente. A Batekoo foi uma ressignificação de tudo isso, do que a gente estava ouvindo na época da ascensão do movimento negro, das referências de artistas, cada um fazendo como pode, garimpando roupa em brechó e trançando o cabelo”, enumerou Maurício.

“Toda periferia tem uma identidade estética ali por trás. Seja o corte do cabelo dos meninos, os shorts que as meninas estão usando. Não é só porque a gente está na periferia, que não pensamos em consumir e fazer moda também”

Os próximos passos da Batekoo incluem a criação de um festival, que será feito na capital baiana. Uma das produtoras da festa em Salvador, Adrielle Coutinho resolveu inscrever o negócio em um edital de música.

“Estou no coletivo há quase um ano, e nos três primeiros meses eu tentei puxar uma visão da gente aumentar o nosso lucro. Despretensiosamente nos inscrevi no edital. O resultado saiu em um mês e a gente conseguiu a aprovação de cara. A gente pretende fazer em outubro e agregar também outras marcas para, quem sabe, fazer um circuito”, adianta Adrielle.

Seguir movimentando as raízes da periferia é o principal foco da Batekoo. “Nós queremos que ela se torne um evento ainda maior. A ideia é ser um festival que traga artistas negros e periféricos que ainda não tiveram visibilidade suficiente para tentar ocupar outros espaços”, pondera Maurício.

Identidade visual

A marca Black Atitude foi criada para levar a militância negra às pessoas por meio das roupas — Foto: Afrojob

Anos antes da criação da Batekoo, o empreendedor Vander Charles já sabia da importância de expressar a identidade através do visual. Em 2006, a marca Black Atitude foi criada para levar a militância negra às pessoas por meio das roupas.

“A Black Atitude nasceu dessa representatividade, em um momento em que havia muita carência de informações sobre a negritude, informações dos nossos verdadeiros líderes negros. Desde pequeno, eu já trazia informações sobre essas militâncias negras”, explica Vander.

A Black Atitude nasceu como se fosse uma criança de sangue negro. É uma marca com identidade negra”

O processo do empreendimento para ele foi natural: se existe uma demanda, é preciso da oferta. Percebendo a brecha no sistema que move a moda, e a carência que pessoas negras tinham em encontrar produtos que se identificassem, Vander escolheu ser um agente de criação.

“A gente via poucos negros nas passarelas e nos outdoors. Poucos negros exibindo a sua beleza natural. Através da roupa eu descobri esse buraco. A gente ia para o shopping e não achava nada que se identificasse. A Black Atitude surge dessa deficiência. Graças a Deus, a gente sobrevive até os dias de hoje, contando a nossa história. Porque a gente precisa falar sobre Mandela, precisa falar sobre Zumbi dos Palmares, e nada melhor do que a imagem de nossos negros lindos e negras lindas estampadas”, destacou Vander.

“Eu pensei: ‘que história eu vou contar?’, e decidi contar a minha própria história, a história do negro, porque as pessoas precisam saber disso”

A marca Black Atitude foi criada para levar a militância negra às pessoas por meio das roupas — Foto: Afrojob

Com as imagens dos líderes e personalidades negras, ele levou para frente uma forma diferente de visibilizar a luta e as reivindicações da comunidade preta.

“A representatividade sempre foi marcante na minha vida. Foi através da moda que eu descobri a minha forma de militar. Tem uma estampa que eu fiz de Mandela, e aí as pessoas podem perguntar: ‘Quem é esse homem?’. E aí eu posso abrir um discurso sobre Mandela, sobre Zumbi dos Palmares”, conta Vander.

Algumas pessoas militam através da música, através de poemas. A minha versão é através da roupa. Eu senti a vontade de contar uma história através das roupas.

Para ele, além do dinheiro ganhado com o negócio, as peças da Black Atitude possuem valor social que é inestimável.

“É um trabalho que vai muito além da questão comercial, envolve também a questão da representatividade. A gente já tem a história dos nossos antepassados no sangue, então é preciso buscar uma pesquisa para não falar em vão sobre um líder negro, porque as pessoas têm várias versões sobre a liderança negra. E saber colocar em prática, para que as pessoas entendam, e através daquela roupa elas se sintam familiarizadas com aquela história. Você não leva só a roupa, leva uma ideologia”, completou Vander.

+ sobre o tema

para lembrar

Não há como falar em democracia num quadro de marginalização

Edson França * O Deputado Henrique Fontana (PT/RS) designado...

DURBAN + 10 – Informe Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras – AMNB

Maria Mulher, organização de mulheres negras integrante da coordenação...

Nós Não estamos sozinhos – Leci Brandão é contra PL 922/11

Nós Não estamos sozinhos, diante da notícia da apresentação...

Casamento no Candomblé ao som de tambores africanos

POR ELI ANTONELLI Casamentos nos espaços sagrados das...
spot_imgspot_img

Negros são 52% dos empreendedores brasileiros, diz Sebrae

Um estudo feito pelo Sebrae com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do terceiro trimestre de 2023 revelou que...

De migrante à empreendedora, ex-executiva impactou a vida de 10 mi de mulheres

Em abril de 1970, dona Maria Laudice dos Santos partiu com seis filhos, com idades que variavam de seis meses a oito anos, para...

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....
-+=