Alagoas vai sediar 1º Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial

 

Cerca de 100 jornalistas devem participar, na próxima quarta-feira (2), na capital alagoana, do I Encontro Nacional dos Jornalistas pela igualdade Racial (1° Enjira), evento promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), com apoio da Secretaria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do governo federal.

Com o tema “Os jornalistas e a Construção da Igualdade Racial na Mídia”, a realização do Enjira tem como objetivo fomentar o debate sobre o tema etnia e raça e seus desafios na mídia brasileira.

“O propósito também é traçar encaminhamentos para a implementação de ações afirmativas voltadas à igualdade racial nos veículos de comunicação social e nas assessorias de imprensa das esferas pública privada”, disse a presidenta do Sindjornal e coordenadora da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial da FENAJ, Valdice Gomes.

“A realização do encontro é uma antiga aspiração dos coletivos de jornalistas que lutam contra o racismo e em defesa de ações afirmativas na mídia, existentes nos sindicatos da categoria de vários estados, a exemplo do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul e das Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojiras) de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas, Paraíba e Bahia”, afirma Valdice.

Para fazer palestras e conduzir o debate, foram convidados profissionais referenciados na mídia étnica nacional, a exemplo de Cleidiana Ramos, repórter especial do jornal A Tarde (BA), especializada em questões de identidade e religiosidade afro-brasileira; o jornalista Washington Adrade, diretor geral do Portal Áfricas; e Rosane Borges, doutora em Ciências da Comunicação, coordenadora do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra.

O Enjira está programado para o dia 2 de abril, das 10 às 17 horas, portanto, antes da abertura do 36° Congresso Nacional dos Jornalistas.

Fonte: Já é Notícia

 

+ sobre o tema

para lembrar

Geledés propõe na ONU mudanças complementares no texto da Declaração de Durban

Geledés – Instituto da Mulher Negra é a única organização da sociedade...

Mulheres e mercado de trabalho

Muitas mulheres lutaram por anos para obter o direito...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=