Guest Post »
Alagoas vai sediar 1º Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial

Alagoas vai sediar 1º Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial

 

Cerca de 100 jornalistas devem participar, na próxima quarta-feira (2), na capital alagoana, do I Encontro Nacional dos Jornalistas pela igualdade Racial (1° Enjira), evento promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), com apoio da Secretaria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do governo federal.

Com o tema “Os jornalistas e a Construção da Igualdade Racial na Mídia”, a realização do Enjira tem como objetivo fomentar o debate sobre o tema etnia e raça e seus desafios na mídia brasileira.

“O propósito também é traçar encaminhamentos para a implementação de ações afirmativas voltadas à igualdade racial nos veículos de comunicação social e nas assessorias de imprensa das esferas pública privada”, disse a presidenta do Sindjornal e coordenadora da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial da FENAJ, Valdice Gomes.

“A realização do encontro é uma antiga aspiração dos coletivos de jornalistas que lutam contra o racismo e em defesa de ações afirmativas na mídia, existentes nos sindicatos da categoria de vários estados, a exemplo do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul e das Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojiras) de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas, Paraíba e Bahia”, afirma Valdice.

Para fazer palestras e conduzir o debate, foram convidados profissionais referenciados na mídia étnica nacional, a exemplo de Cleidiana Ramos, repórter especial do jornal A Tarde (BA), especializada em questões de identidade e religiosidade afro-brasileira; o jornalista Washington Adrade, diretor geral do Portal Áfricas; e Rosane Borges, doutora em Ciências da Comunicação, coordenadora do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra.

O Enjira está programado para o dia 2 de abril, das 10 às 17 horas, portanto, antes da abertura do 36° Congresso Nacional dos Jornalistas.

Fonte: Já é Notícia

 

Related posts