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    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

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    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

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      “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

      Arquivo Pessoal

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      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

      Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

      O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

      Imagem: Arquivo Pessoal

      “Lutei e provei inocência do meu filho, hoje ajudo mães em penitenciárias”

      Gilmar Bittencourt Santos Silva - Arquivo Pessoal

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      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

      13 palavras e expressões da língua portuguesa para não usar mais

      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

      Pixabay

      Coronavírus expõe o racismo ambiental: negros são o corpo que o Estado secou

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        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

        Divulgação

        Série Oxalaive promove 14 encontros poéticos virtuais

        Regé-Jean Page (Foto: Reprodução/Instagram)

        Quem é Regé-Jean Page, a estrela da série “Bridgerton”?

        Arte por Raquel Batista

        O Movimento Negro Organizado Hoje: Vozes da Coalizão Negra Por Direitos #DesenraizandoRacismo

        Ana Hikari (Reprodução/Insytagram/@ _anahikari)

        Ana Hikari, 1ª protagonista asiática da TV: ‘Passei a vida reduzida a japa’

        Netflix

        Lupin: Série francesa da Netflix quebra recorde na plataforma

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              Além do próprio umbigo: aprendizados de uma mulher negra cis e hétero sobre a cultura Afro-LGBTQIA

              20/06/2017
              em LGBTQIA+, Mulher Negra
              Tempo de leitura: 6 min.

              São Paulo, 18 de junho de 2017, milhares e milhares de pessoas tomam a Avenida Paulista, para 21ª edição da Parada do Orgulho LGBT. Abro a página de uma rede social e vejo o post de um amigo joga luz sobre o acréscimo de mais três letras à sigla que busca aglutinar os contingentes que questionam a heterossexualidade como centro das experiências e dos debates sobre sexualidades e identidades de gênero. Juntamente a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros, estariam Queer, Intersexuais e Assexuais, formando a sigla LGBTQIA.

              Por Ana Flávia Magalhães Pinto para o Portal Geledés 

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              Tal como chegam a mim, essas disputas em torno da sigla falam de um esforço legítimo de reconhecimento de múltiplas possibilidades de ser que são negligenciadas em outros momentos e celebrações ao longo do ano. Isso me fez retomar questões que têm me chamado atenção, para as quais não tenho resposta, muito em função do meu lugar de “outra” nesse contexto, mas que certamente estão a organizar minha solidariedade. Peço, então, licença para compartilhar alguns comentários sobre informações que me tocaram profundamente.

              “Nenhuma lágrima por Alden: a imprensa negra como um arquivo da performance e da performatividade negras”. Essa foi a chamada a partir da qual a historiadora Kim Gallon desenvolveu sua exposição na conferência As Artes na Imprensa Negra durante a Era do Jim Crow, realizada na Universidade de Yale, nos dias 10 e 11 de março deste ano. A fundadora do Coletivo de Pesquisa sobre Imprensa Negra (nos Estados Unidos) destacou em sua fala as representações e os silenciamentos acerca das histórias de pessoas negras não alinhadas à heteronormatividade, tomando a trajetória de Alden Garrison como fio condutor.

              Garrison foi uma famosa travesti/cross-dressing negra que atuou em clubes noturnos de diferentes raças sobretudo em Washington, DC, nos anos 1920 e 1930; mas que morreu antes dos quarenta anos, vítima de um quadro depressivo. Seguindo pistas encontradas, por exemplo, no jornal The Afro-American, na década de 1930, Kim Gallon não apenas recapitulou registros sobre as homossexualidades existentes na imprensa negra, como reivindicou uma agenda de pesquisa nessa direção que não cabe mais negligenciar.

              A fala de Kim Gallon me remeteu a nomes e histórias presentes e ausentes nos jornais da imprensa negra brasileira e ao fato de não ter sido dada a devida atenção à questão por muitos/as leitores/as e estudiosos/as do campo. E não estou falando apenas do que outros/as não fizeram, mas do que eu também não fiz, muito provavelmente orientada pela força da minha heterossexualidade.

              A título de ilustração, não faz muito tempo, chamaram minha atenção os textos assinados por Passarinho, um dos fundadores do Adé-Dudu − Grupo de Negros Homossexuais de Salvador, em março 1981. Seus escritos publicados no Nêgo, primeiro jornal do MNU da Bahia, apontam para um esforço de pautar a questão do “Negro Homossexual” em eventos importantes, como o Encontro de Negros do Norte e Nordeste e o Encontro Nacional do MNU. A timidez dessa presença nos jornais negros, entretanto, contrasta com uma quantidade considerável de textos e imagens de gays, lésbicas e travestis negros/as, afora héteros, nas páginas do Lampião da Esquina, a mais famosa publicação voltada ao público LGBTT da época.

              Com efeito, essa tendência ainda hoje se reproduz. Entre os muitos exemplos disponíveis, um vem da inegável indiferença dos atuais veículos da imprensa negra para com a cobertura de agendas como o concurso Miss Bonequinha do Café dirigido à valorização da beleza de drag queens negras em São Paulo. Iniciada por volta de 2010, salvo engano, essa versão do Bonequinha do Café teve como inspiração as edições dirigidas a mulheres negras cisgênero que atravessaram anos 1960 e 1970, promovidas por Frederico Penteado Jr, fundador do Clube 220 na mesma cidade.

              E foi com essas questões na cabeça que, ao chegar em Nova York no início de março, me deparei com o anúncio da exibição do filme The Watermelon Woman [A Mulher Melancia], estrelado e dirigido por Cheryl Dunye, no Schomburg – Centro de Pesquisa em Cultura Negra. Tratava-se de uma agenda promovida em comemoração ao mês das mulheres e aos vinte anos de lançamento do primeiro filme dirigido por uma afro-americana queer, em 1996. Cheryl é atualmente professora da San Francisco State University e autora de mais oito longas e curta metragens. A obra em questão foi restaurada e remasterizada recentemente, e é considerada um marco na cinematografia por diferentes razões, sobretudo por articular questões de gênero, sexualidade e raça. E obviamente foi para mim uma outra novidade, embora tenha descoberto depois que fora exibido no Brasil no ano passado durante o 24º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, no dia 20 de novembro. Essa data, aliás, também é celebrada como o Dia Internacional da Memória Trans.

               

              Mas, de fato, o filme traz qualidades mais que suficientes para ser visto por um grande público, porque apresenta conteúdos e abordagens apropriadas para muitas e muitas pessoas. A narrativa é construída a partir da articulação entre uma suposta história de Cheryl e a de sua busca por informações biográficas para a realização de um documentário sobre Fae Richard, uma atriz negra atuante nos 1930/1940 que teria recebido a alcunha de “Mulher Melancia”. Nesse percurso, a diretora permite que sua personagem compartilhe o protagonismo com a atriz de cinema que estaria sendo rememorada no filme.

              Cheryl interpreta uma jovem que trabalha numa locadora de vídeos e se lança ao desafio de atuar como filmaker. Interessada na presença de atrizes negras em filmes de época, afora se dar conta de que essas pessoas muitas vezes nem eram citadas nos créditos, ela é tocada pela atuação de uma “mammy” referenciada apenas como Watermelon Woman em Plantation Memories, dirigido por Martha Page, uma mulher branca. Enquanto acompanhamos o relacionamento de Cheryl como uma moça também branca, Diana, o caráter documental da obra é desenvolvido através de uma série de entrevistas que revelam detalhes da trajetória de Fae nos anos seguintes, sua atuação como cantora em night clubs da Filadélfia e seu envolvimento amoroso com Martha, a diretora.

              O filme, então, coloca em primeiro plano e ficcionaliza a aproximação de experiências de mulheres lésbicas negras em dois momentos e em diferentes posições da produção cinematográfica. Ao mesmo tempo em que pauta o esquecimento e invisibilidade da mulher negra no cinema, funciona com um poderoso exercício de reflexão sobre identidades, política, preconceitos e afetividades. Eis uma combinação potente para mobilizar quem acredita que estar no mundo é aproveitar as oportunidades de aprender com a vida, ou com as vidas, no plural.

              Seja como for, tal como tenho conversado com pessoas companheiras de militância negra, tudo isso nos coloca um desafio: reconhecer, de fato, legitimidade e importância às múltiplas existências que compõem a nossa coletividade, romper com práticas de silenciamento ou apagamento que mais nos enfraquecem, do que nos fortalecem.

               

              * Doutora em História, jornalista e ativista dos Movimentos Negro e de Mulheres Negras. Integrante do blog Conversa de Historiadoras e autora do Por falar em liberdade….

              Tags: Ana FláviaGuest Post
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              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
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