Alesp quer ouvir delegada que investiga racismo no Colégio Anhembi Morumbi

Ouça a matéria

A delegada que investiga a denúncia de racismo no Colégio Internacional Anhembi Morumbi será ouvida pelos deputados estaduais paulistas. A convocação foi feita pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Também foi solicitada a presença da estagiária Ester Elisa Cesário de Sousa e de representantes da Direção do colégio.

No Boletim de Ocorrência, registrado – em novembro de 2011 – na Delegacia de Crimes Raciais de São Paulo, a estagiária acusa Dea de Oliveira de tentar obrigá-la a alisar o cabelo. O procedimento seria necessário para ela se adequar aos “padrões do colégio” e manter a “boa aparência”.

Para a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), os casos de racismo dificilmente resultam em condenação. Por isso, devem ser acompanhados com mais rigor.

“A Comissão age todas as vezes que acontece qualquer situação que envolva discriminação racial, discriminação por opção sexual, gênero ou classe social. Nós decidimos levar esse caso para a Comissão de Direitos Humanos porque a vítima fala uma coisa e a escola fala outra, e queremos acabar definitivamente com essa questão racista tão presente no estado de São Paulo.”

No parecer psicológico que atesta o estado de saúde de Ester consta que ela “não está em condições emocionais para continuar trabalhando no ambiente”. Depois da repercussão do caso na imprensa, a estagiária deixou de fazer atendimento ao público e foi transferida para o setor de arquivos.

Em reação a este e outros casos, no próximo dia 11 de fevereiro organizações sociais e do movimento negro realizarão uma manifestação contra o racismo, na cidade de São Paulo. Os organizadores pretendem iniciar uma campanha nacional com propostas de enfrentamento ao problema e um calendário de ações.

Entenda o caso:

Racismo no Colégio Anhembi Morumbi – Estagiaria forçada a alisar o cabelo para manter a ‘boa aparência’

A estágiária Ester Elisa da Silva Cesário diz que foi transferida para o arquivo

 

 

 

Fonte: Radio Agência

+ sobre o tema

O simbolismo da mira na cabeça

Desde o assassinato de Mãe Bernadete Pacífico –coordenadora nacional da articulação...

Ricos (não) merecem o que têm?

Privilégio representa alguma vantagem ou direito que uma pessoa...

Minka Kelly critica “racistas covardes” atacando Anna Diop

Atriz que viverá Estelar no seriado é vítima de...

para lembrar

Ninguém precisa de uma polícia que mata

"Esses dias eu fui abordada na rua: ‘Ah, eu...

Apenas política urbana racista explica massacre de Paraisópolis

Na madrugada de sábado para domingo, nove jovens, entre...

Hamilton se revolta com reações racistas por vice da Inglaterra: ‘Nojento’

A Inglaterra ficou com o vice campeonato da Eurocopa ao...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=