Ninguém precisa de uma polícia que mata

Justiça tarda em punir PMs por cerco a Paraisópolis

“Esses dias eu fui abordada na rua: ‘Ah, eu já te vi na TV, você não é a mãe de um dos meninos de Paraisópolis?’ / ‘Sim, sou eu.’ / ‘O que seu filho estava fazendo de errado?’ / ‘Meu filho estava fazendo nada de errado. Meu filho estava num baile funk, mas a culpa não é do funk. Meu filho morreu porque a polícia matou’.” Estas são as palavras de Maria Cristina Quirino Portugal, mãe de Denys Henrique, 16, morto em Paraisópolis, em São Paulo, em 1º de dezembro de 2019.

Neste dia, uma operação da Polícia Militar no “Baile da DZ7” matou nove jovens de 16 a 23 anos na favela. A Justiça levou 3,5 anos para começar a julgar se parte dos PMs envolvidos, hoje todos em liberdade, irão a júri popular. A operação deveria se chamar “Cerco a Paraisópolis”, título do episódio do podcast Justiça em Preto e Branco, produzido pelo Núcleo de Justiça Racial da FGV com Afro-Cebrap e Ampere.

Ou melhor: falemos em cercos, no plural. Primeiro, o cerco literal: cruelmente, PMs cercaram as saídas do baile funk. Um estudo da Unifesp mostra, com dados, que não se tratou de pisoteamento, mas sim de cerco policial com asfixia mecânica e que tampouco houve socorro. Ninguém vê a polícia matar em festas em bairros ricos. O cerco literal demarca quais são os territórios torturáveis.

Segundo, o cerco mais silencioso é o da impunidade: Corregedoria pouco independente, Judiciário moroso; a desconsideração do dolo, mesmo que eventual, reduzindo-o a uma culpa sem rosto; falta de responsabilidade de superiores e de preocupação com dano a vítimas. O sistema de justiça é desenhado, com precisão, como máquina de moer gente.

O que pensar de um Estado que, segundo familiares, coloca policiais no IML e não deixa as famílias verem, por completo, o corpo de seus filhos mortos? Polícias no Brasil mataram quase 18 pessoas por dia em 2022. Se São Paulo quiser continuar puxando a queda de letalidade policial no país, precisa escutar pessoas como Maria Cristina, para quem “ninguém precisa de uma polícia que mata”. Repito: ninguém.

+ sobre o tema

Quilombo é hoje!

"Essa pátria nunca me foi gentil”. Foi esse o breve...

Carta de Mãe Beata de Yemonja a Marina Silva

Prezada Marina Silva, pretensa candidata à presidência da Republica...

para lembrar

Edital: Enfrentando o racismo a partir da base: mobilização para defesa de direitos

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua...

Negar existência colabora com a perpetuação do racismo ao longo dos séculos

Por Tatiana Venancio Há quem diga que não existe discriminação...

Wesley Barbosa, um escritor guardador de memórias e detalhes

A primeira leitura que fiz dos livros de Wesley Barbosa foi...

“O racismo não é uma doença incurável”, afirma Thuram

Campeão do mundo e criador de fundação que combate...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=