Ana Maria Gonçalves, autora de “Um Defeito de Cor” vai lançar novo romance pela Editora Record

Ana Maria Gonçalves, depois de anos sem publicar, revela que tem inéditos e que vai publicar o romance “Quem É Josenildo?”

Por Euler de França Belém, do Jornal Opção
Foto: Leo Pinheiro

Ana Maria Gonçalves publicou um dos mais caudalosos romances brasileiros, “Um Defeito de Cor” (Record, 952 páginas), em 2006. Millôr Fernandes, ao sugerir que se tratava do “livro mais importante da literatura brasileira” no “século 20”, contribuiu para promovê-lo.

No caso, a promoção é justa, pois Ana Maria Gonçalves, de 47 anos, escreveu um livro notável. O romanção é estória, como apreciava escrever Guimarães Rosa, e é história. É um retrato da história do país — sem a pretensão de competir com o trabalho dos historiadores — pelo prisma da invenção literária.

Se a escritora Toni Morrison lesse a obra, a promoveria, nos Estados Unidos, tal a vitalidade tanto da história em si quanto da forma que a autora encontrou para narrá-la.

Na revista “Cult”, a jornalista e escritora Bianca Santana assim o sintetiza: “O livro conta a história de Kehinde, capturada no Daomé, Benin, aos 8 anos de idade, trazida ao Brasil onde foi batizada Luiza; sua jornada de escravidão e liberdade vivida na Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo, o retorno à África, a tentativa de voltar ao Brasil. Oitenta e nove anos de uma mulher negra do século 19, em sua complexidade, amores, amigos, filhos, política, trabalho, inteligência, estratégia, resiliência”. Isto e mais: é literatura refinada sobre a grossura-grosseria da escravidão.

O livraço ganhou o Prêmio Casa de las Américas, em 2007, e, apesar das quase mil páginas, vendeu 16 mil exemplares.

De repente, Ana Maria Gonçalves “desapareceu”. Morou oito anos nos Estados Unidos, escreveu muito mas nada publicou. Na entrevista à “Cult”, a autora sugere que reencontrou-se, se é que esteve perdida algum dia: “A literatura não é uma área que implica evolução. Tanto que você pode escrever um bom livro e depois outro que é nada e depois voltar a escrever outro bom. Pensar que muitos escritores hoje consagrados às vezes têm como melhoras as primeiras obras”.

“Um Defeito de Cor”, uma obra-prima, não terá obras-irmãs. O próximo livro de Ana Maria Gonçalves, “Quem É Josenildo?” (Editora Record), será um misto de romance policial e ficção científica. “É a história de um garoto de mais ou menos 13 anos, negro. Único garoto negro da classe dele, de um colégio tradicional de São Paulo. A história se passa em 2064, na comemoração de 30 anos de que São Paulo se separou do Brasil. Um dia esse garoto desaparece e deixa um bilhete que pode ser interpretado como se tivesse fugido de casa, sido sequestrado ou se matado. Três linhas de investigação, uma feita pelos pais, outra pela polícia e outra pelos amigos. Trabalho com a memória. (…) O país [São Paulo] é governado por uma memória coletiva. É implantado um chip na mente de todo mundo, e a cada memória nova se apaga uma memória antiga”.

+ sobre o tema

Hoje na história, 17 de Maio é dia Internacional contra a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia

Transviado. Pervertido. Anormal. Doente. Estes termos utilizados contra os...

Taís Araújo irá integrar Saia Justa

O programa Saia Justa, do canal a cabo GNT,...

Pessoas, hashtags e julgamentos

Cena 1: há pouco mais de um ano atrás...

Sueli Carneiro revê trajetória feminista e de luta contra o racismo em livro – Hoje

Com um sorriso nos lábios, Sueli Carneiro segura com...

para lembrar

Estupro: o que nunca será sexo

Toda a delícia do carnaval vem da liberdade. Nas...

Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro

 Resumo: Por muito tempo mulheres negras têm ocupado posições...

Sesc Consolação recebe Famílias Negras

Maio é o mês das mães e o Garota...

BA registra mais de 23,4 mil casos de violência contra a mulher no primeiro semestre de 2017

Dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pela Secretaria de...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=