A atriz Glória Pires postou na manhã de hoje, 07 de setembro, dia da Independência do Brasil, em seu perfil no Facebook, uma foto ao lado da família sob a legenda “Viva a Independência” em protesto contra a homofobia, transfobia, machismo e o racismo, formas de preconceito ainda tão comuns no Brasil.
Por Tiago Minervi, no VAMOS CONTEXTUALIZAR
Todos vestiam camisetas que combate um determinado tipo de preconceito:
Glória e Cléo Pires vestiam uma camiseta em combate à intolerância contra lésbicas: “Você não precisa ser lésbica para lutar contra a lesbofobia”, afirma;
Na de seu marido, Orlando Morais a luta é contra o racismo: “Você não precisa ser negro para lutar contra o racismo”;
Antonia Pires de Morais, que também é artista, vestia uma camiseta em apoio à luta das mulheres trans: “Você não precisa ser trans para lutar contra a transfobia“.
A filha mais nova da atriz com o músico Orlando, Ana Pires de Morais, faz campanha contra a homofobia: “Você não precisa ser gay para lutar contra à homofobia“.
Completa a imagem,Bento, filho mais novo da artista que também entrou no clima anti-intolerância: “Você não precisa ser mulher para lutar contra o machismo“, está escrito em sua camiseta.
Combate à homofobia
No começo do ano, Glória Pires participou ao lado de outros artistas de uma campanha nacional contra a homofobia, preconceito bastante recorrente no país e que faz, no mínimo, uma vítima fatal todos os dias, segundo dados liberados pelo Grupo Gay da Bahia.
É importante ressaltar também que o Brasil é o líder mundial na violência contra travestis, transexuais e um dos que mais agridem mulheres. Em relação ao racismo, o país figura entre os mais racistas do mundo.