Apresentadora da TV Bahia bomba nas redes: “Podemos tolerar que o feminicida Bruno volte à posição de ídolo?”

Ela comentou possível contratação do goleiro pelo Fluminense de Feira

Na Revista Fórum

Foto: Montagem/Reprodução/Imagem retirada do site Revista Fórum

A jornalista Jéssica Senra, da TV Bahia, afiliada da Globo no estado, bombou nas redes sociais, após fazer comentário no jornal Bahia Meio Dia, desta segunda-feira (6), com críticas à possibilidade de contratação do goleiro Bruno pelo Fluminense de Feira de Santana.

“Desejamos e precisamos que pessoas que cometem crimes tenham a possibilidade de refazer suas vidas, mas diante de um crime tão bárbaro, tão cruel, poderíamos tolerar que o feminicida Bruno voltasse à posição de ídolo? Que mensagem mandaríamos à sociedade? Atletas são referências. Contratar para um time de futebol um assassino, um homem que mandou matar a mãe do seu filho, esquartejar, dar o corpo para os cachorros comerem é um desrespeito. É um desrespeito a nós mulheres”, disse a apresentadora.

Repúdio

Uma nota de repúdio foi divulgada nesta segunda-feira contra a contratação do goleiro Bruno pelo Fluminense de Feira. O manifesto, assinado pela seção de Feira de Santana do Movimento Negro Unificado da Bahia, pelo Movimento de Mulheres em Defesa da Cidadania e pela Rede de Mulheres Negras da Bahia, pede que a agremiação reconsidere e desista de assinar contrato com o jogador.

Leia a nota abaixo:

NOTA DE REPÙDIO CONTRA A CONTRATAÇÃO DO GOLEIRO BRUNO PELO FLUMINENSE DE FEIRA

06 de janeiro de 2020

Por meio deste documento registramos nosso repúdio a contratação do goleiro Bruno Fernandes, de 35 anos, que foi condenado pelo assassinato da modelo Elizia Samúdio em 2010. Vale lembrar que ele só não foi julgado também por ocultação de cadáver porque este crime expirou antes de ir a juízo. Ou seja, embora a morte tenha sido provada e ele condenado, até agora, os familiares da Elizia ainda não tiveram o direito de saber o que foi feito seu corpo.

Em regime semiaberto o mencionado goleiro negocia sua contratação com o Fluminense de Feira. Ao ser indagado sobre a repercussão negativa da contratação o presidente do Clube o Deputado Estadual Pastor Tom teve a pachorra de dizer que: se dentro de campo ele atender, se vestir a camisa do Fluminense com respeito e dedicação não via nenhum problema em tê-lo entre os contratados da agremiação. Tal declaração do atual dirigente é, no mínimo, uma falta de respeito não somente às mulheres de Feira de Santana, mas também aos homens que se respeitam e se juntam a nós contra o feminícidio.

Presidente Tom, nos respeite o senhor!!!!!!! Em tempos em que o aumento do crime de feminícidio em todo o Brasil aumenta escandalosamente como demonstra o primeiro relatório da Rede de Observatório com dados levantados entre junho e outubro de 2019, considerando cinco estados do nordeste dentre eles a Bahia. Apenas nesses meses, 518 crimes contra a mulher foram registrados nos estados pesquisados. Destes 39% se enquadram na categoria de feminicídio, 42% correspondem à tentativa de feminicídio ou agressões físicas e 15% agressões sexuais. Ainda está viva em nossa memória o assassinato da jovem Elitânia de Souza da Hora pelo ex-namorado quando saia da faculdade, na cidade de Cachoeira em 22 de novembro de 2019. Da mesma forma, ainda estamos de luto pelo assassinato de Rebeca Almeida que aos 19 anos, também foi assassinada pelo ex-namorado, diante de sua própria mãe na Rua Marechal Deodoro, aqui, em Feira de Santana enquanto as duas faziam compras às vésperas do natal. Só para citar alguns casos dentre tantos outros.

Fundado, em 1 de janeiro de 1941, não é preciso ser torcedor do Fluminense de Feira para reconhecer a importância desta agremiação esportiva para Feira de Santana. No entanto, o simples fato de cogitar a contratação deste assassino já se constitui uma mancha na longa história do Clube. E mais do que isso, representa um posicionando no sentido contrário ao crescente sentimento de repulsa ao feminícidio que tem interrompido a vida de tantas mulheres não só no município, mas em todo o Brasil.

Esperamos que o Touro do Sertão não manche sua bonita história em defesa do esporte afrontando as mulheres de Feira de Santana ao nos impor tão ofensiva contratação.

Mulheres do MNU-BA/Seção de Feira de Santana

MOMDEC – Movimento de Mulheres em Defesa da Cidadania

Rede de Mulheres Negras da Bahia

Time já chegou a acordo

De acordo com informações do Bahia Notícias, divulgadas nesta segunda-feira, o Fluminense de Feira já chegou a um acordo com o goleiro Bruno. No entanto, a contratação depende da Justiça para autorizar a transferência de presídio do jogador, de 35 anos, que cumpre pena na cidade mineira de Varginha, por ter sido condenado pelo assassinato da modelo Eliza Samúdio, ocorrido em 2010. Segundo o presidente do Touro do Serão, o deputado estadual Pastor Tom (PSL), o martelo deve ser batido nos próximos dias.

“Falei com Bruno ontem de noite. Vou aguardar até amanhã o advogado para informar se essa transferência de lá para cá vai demorar ou não. Parece que o Fórum só abre amanhã”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias. “Daqui para amanhã a gente já decide. Já está tudo acertado. Se o jurídico falar que não consegue [a transferência] em 30 dias, eu estou fora. Tem que vir agora, inclusive com oito dias. Não posso demorar, porque a gente não tem calendário, só temos quatro meses de competição”, completou.

Leia também:

O retorno do goleiro Bruno, entre a ressocialização e o cinismo

Tiramos selfies com o goleiro Bruno e jogamos bombas em Richarlyson. Por Nathalí Macedo

+ sobre o tema

Lei Maria da Penha é constitucional e incondicional

O Supremo Tribunal Federal, ao reconhecer a constitucionalidade da...

Agência reafirma morte de menina de 8 anos em lua de mel

Apuração da agência de notícias Reuters indica que chefes...

Brasil assina acordo internacional para apoiar jovens vítimas de violência sexual

Projeto irá ajudar outros países a estimular a inclusão...

para lembrar

Portal sobre Lei Maria da Penha será lançado nesta sexta-feira

Operadores da justiça terão, a partir dessa semana, mais...

Campanha pede fim de revista vexatória de mulheres em presídios

As revistas vexatórias foram implantadas no país para impedir...

Corpo de vítima de estupro coletivo chega a uma Índia indignada

O corpo da vítima de um estupro coletivo chegou...
spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove...
-+=