Apuração do Carnaval de SP tem protesto após fala racista de membro da X9

Enviado por / FonteDo UOL

Antes de divulgar as notas dadas pelos jurados para as escolas do Carnaval de São Paulo, o locutor Zulu se manifestou em tom de protesto após fala racista do presidente da X9 Paulistana, Mestre Adamastor.

Zulu leu um trecho do samba-enredo “Narciso Negro”, cantado pela Nenê de Vila Matilde no Carnaval de 1997 sobre a importância do respeito.

“Há pessoas que não respeitam, é bom respeitar. ‘Sou herança de Zumbi, sou liberdade, sou povo, sou negro, sou arte’. O poeta que disse, não foi eu não. Procure saber quem foi esse poeta. Muito importante saber quem é”, declarou o locutor.

O protesto aconteceu após a repercussão de uma fala racista do presidente da X9 Paulistana, Mestre Adamastor. A Liga de Carnaval do estado também se manifestou em tom de repúdio.

“Como organizadora de uma festa cuja identidade é essencialmente negra e enquanto representante do samba em São Paulo, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo vem a público para se opor às falas de cunho racista, manifestadas por falta de conhecimento durante o início do desfile da X-9 Paulistana, no último domingo (19)”, disse a liga em nota.

Mestre Adamastor havia convocado membros da escola de samba e pedido para eles levantarem a mãe e fecharem o punho e perguntou se eles sabiam o que significava o símbolo.

“Porr* nenhuma”, respondeu ele, que no perfil do Instagram sinaliza ser palestrante motivacional. “Se a gente não cantar, a gente tá morto com farofa. Essa é a real”, completou.

A Liga Independente das Escolas de Samba de SP ressaltou que o punho cerrado é um símbolo da luta antirracista “que expressa a unidade, a força e o orgulho do povo preto”.

“A Liga-SP não compactua com a fala equivocada de um presidente, manifestada durante o Carnaval SP 2023, e vai tomar as medidas cabíveis internamente”, afirmou a organização.

+ sobre o tema

Antissemitismo e racismo

Não dá para ficar calado e buscar justificativas para...

Oficiais angolanos vítimas de ataques racistas na Rússia

Dois tenentes angolanos foram espancados, alegadamente...

Governo da Bahia adota cotas raciais em concursos públicos

A partir de agora os concursos estaduais e os...

O complicado caso de racismo do Zenit

Mais uma vez o tema racismo surge no futebol...

para lembrar

Hackers tiram do ar site de Preta Gil

Os invasores deixaram uma mensagem na página da cantora...

Para Blatter, só medidas mais duras ajudarão a combater o racismo

Dirigente diz que não tem mais sentido multar ou...

“Nos tempos do Imperador”: Globo afasta diretor acusado de racismo nos bastidores de novela

A Rede Globo afastou temporariamente dos trabalhos na emissora...
spot_imgspot_img

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...
-+=