Apuração do Carnaval de SP tem protesto após fala racista de membro da X9

Enviado por / FonteDo UOL

Antes de divulgar as notas dadas pelos jurados para as escolas do Carnaval de São Paulo, o locutor Zulu se manifestou em tom de protesto após fala racista do presidente da X9 Paulistana, Mestre Adamastor.

Zulu leu um trecho do samba-enredo “Narciso Negro”, cantado pela Nenê de Vila Matilde no Carnaval de 1997 sobre a importância do respeito.

“Há pessoas que não respeitam, é bom respeitar. ‘Sou herança de Zumbi, sou liberdade, sou povo, sou negro, sou arte’. O poeta que disse, não foi eu não. Procure saber quem foi esse poeta. Muito importante saber quem é”, declarou o locutor.

O protesto aconteceu após a repercussão de uma fala racista do presidente da X9 Paulistana, Mestre Adamastor. A Liga de Carnaval do estado também se manifestou em tom de repúdio.

“Como organizadora de uma festa cuja identidade é essencialmente negra e enquanto representante do samba em São Paulo, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo vem a público para se opor às falas de cunho racista, manifestadas por falta de conhecimento durante o início do desfile da X-9 Paulistana, no último domingo (19)”, disse a liga em nota.

Mestre Adamastor havia convocado membros da escola de samba e pedido para eles levantarem a mãe e fecharem o punho e perguntou se eles sabiam o que significava o símbolo.

“Porr* nenhuma”, respondeu ele, que no perfil do Instagram sinaliza ser palestrante motivacional. “Se a gente não cantar, a gente tá morto com farofa. Essa é a real”, completou.

A Liga Independente das Escolas de Samba de SP ressaltou que o punho cerrado é um símbolo da luta antirracista “que expressa a unidade, a força e o orgulho do povo preto”.

“A Liga-SP não compactua com a fala equivocada de um presidente, manifestada durante o Carnaval SP 2023, e vai tomar as medidas cabíveis internamente”, afirmou a organização.

+ sobre o tema

Enfrentar a mortalidade de jovens negras e negros só com Juventude Viva é enxugar gelo

Necropolítica é o conceito proposto pelo pensador camaronês Achille...

E quando é um “playboy” quem desfere a facada?

Um tem 28 anos, é alto, forte, rico, branco...

Licença para matar

Milhares de homicídios praticados pela polícia do Rio são...

para lembrar

Caixa Econômica Federal tira do ar anúncio que retrata Machado de Assis como um homem branco

A Caixa Econômica Federal suspendeu a veiculação de uma...

Mulher que xingou aluna de ‘preta horrorosa’ chega à delegacia para depor

A suspeita chegou na delegacia nervosa e negou ser...

Dê licença (maternidade)

A divisão equânime das atribuições familiares é agenda importante Por...
spot_imgspot_img

O amor com o sol da manhã

Eu gosto do amor, eu gosto de amar. Inclusive, já escrevi muito sobre o amor nestas páginas, algumas vezes de forma explícita, outras vezes...

Se o Estado perder o controle, o que vai restar?

Cinco pessoas foram mortas durante a 16ª operação policial do ano no Conjunto de Favelas da Maré, nesta terça-feira, 11 de junho. Uma das...

Após ‘discriminação racial’, Lewis Hamilton compartilha postagem em defesa a Bukayo Saka

O heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, utilizou suas redes sociais para compartilhar um texto em em defesa do jogador Bukayo Saka, da...
-+=