Beijing acolhe Conferência China-África sobre indústria cultural

Representantes de 26 países africanos, incluindo Angola, e cerca de 120 agentes culturais de organismos governamentais chineses estão reunidos desde quarta-feira em Beijing para abordar a actual situação da indústria cultural da China e dos países africanos.

O evento, primeiro do génereo, vai até 24 deste mês e serve para troca de opiniões sobre as experiências bem-sucedidas e explorar o potencial da cooperação sino-africano que possibilite trazer a arte africana ao público chines e vice-versa.

No acto da abertura, a vice-ministra da Cultura da China, Zhao Shaohua, afirmou que o reforço da cooperação sino-africana em todos os sectores é “uma missão da história” e uma “opção da época”.

Sendo a indústria cultural um novo sector para o desenvolvimento económico, tem um significado “estratégico” para promover de forma completa o novo tipo de parceria estratégica entre os dois – adaiantou.

Na sua comunicação, o representante de Angola no evento, José Luís Mendonça, director do Jornal de Artes e Letras das Edições Novembro, defendeu que os intercâmbios culturais entre a China e Angola, em particular, e entre a China e África, em geral, devem ser capazes de superar a distância geográfica e a diferença entre nacionalidades, tornando-se uma ponte entre o povo chinês e os povos africanos.

À margem do encontro, os participantes vão visitar locais históricos de Beijing, além de uma deslocação à moderna cidade de Shenzhen.

 

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

Aimé Césaire, ‘Diário de um retorno ao país natal’, tradução de Lilian Pestre

126.Escutai o mundo brancohorrivelmente cansado de seu esforço imensoo...

TERREMOTO HAITI:Reconstrução do Haiti deverá demorar uma década

A reconstrução do Haiti, cuja capital foi...

EUA imigração: A lei da polêmica

A queda de braço é entre a Casa Branca...

For Blacks in Cuba, the Revolution Hasn’t Begun

By ROBERTO ZURBANO Havana   The author Roberto Zurbano...

para lembrar

Padre consegue vaga de passista na Grande Rio

Depois de muita oração e aulas de samba no...

Missy Elliott revela que sofreu abuso sexual na infância

A rapper Missy Elliott revelou detalhes de sua infância...

Entrevista a María Lamadrid

Por Viviana Marcela Iriart De acuerdo con...
spot_imgspot_img

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...

Com Mano Brown, festa 100% Favela homenageia as mulheres do rap

No dia 14 de setembro (sábado), a festa 100% Favela + Mulher acontece na Favela Godoy, no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo....

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis, é um retrato íntimo e poético da sua jornada de autoconhecimento. Em dez faixas, a...
-+=