Ben Johnson pede desculpas 25 anos depois

 

Poucas vezes o esporte foi tão manchado quanto naquela disputa dos 100m rasos dos Jogos de Seul em 1988. Ben Johnson atingiu uma marca inédita: 9s79. Um recorde mundial que valeu por menos de dois dias. Pego no doping por uso esteroides ele decepcionou fãs de todo o mundo e deixou desiludido quem sonhava com o esporte limpo. Pena que pouco mudou nesses 25 anos.

Ainda há quem se dope. Astros da prova de 100m como Tyson Gay e Asafa Powell ficaram de fora do Mundial de Moscou deste ano por terem sido flagrados com substâncias ilegais. Lance Armstrong, o “maior” ciclista da história se dopou por anos. Será que o caso de Johnson não ensinou nada neste quarto de século?

Agora, 25 anos depois daquela prova em Seul, Johnson protagoniza uma campanha patrocinada por uma empresa de materiais esportivos da Austrália. Nela ele pede desculpas por ter se dopado e se pergunta por que depois de 25 anos ainda há atletas que se dopam. A indagação soa até hipócrita. Quem é Johnson para falar de doping?

Evidentemente Johnson está ganhando algo para viajar o mundo para promover o jogo limpo. O canadense já esteve nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália e no estádio onde “ganhou” o ouro olímpico em Seul para divulgar a campanha. Volta a estar em evidência depois de ser banido do esporte desde 1993, quando foi flagrado pela segunda vez no doping.

Talvez seja uma mensagem carregada de hipocrisia, mas não sou capaz de julgar. Prefiro pensar que todos têm o direito de se arrepender de seus erros. Johnson prejudicou o esporte, mas quem paga o preço pelo erro até hoje é ele.

No vídeo abaixo (sem legendas em português) Johnson fala dos 25 anos da maior vergonha do esporte olímpico. E pergunta se esse tempo não foi suficiente para se perceber que o doping não é melhor caminho.

 

Fonte: Esporte Fino

+ sobre o tema

Cone e Senac oferecem bolsas de estudo para Afro-descendentes

    A Secretaria Municipal de Participação e...

Personalidades africanas criticam retirada dos EUA do acordo climático

“As pessoas irão começar a olhar para a China...

Cris Vianna troca avenida pela Bahia

Na edição desta semana da revista "Quem Acontece", Cris...

O que Africanos acham do Brasil? – Angola e Cabo Verde

Do Facebook de Julia Jolie Entrevista que Julia Jolie fez com os...

para lembrar

What’s Going On, Marvin Gaye

"Uma obra de arte tem seu valor quando ela...

Três países africanos tornam-se doadores do Fundo Africano de Desenvolvimento

    Angola, Egito e Líbia formalizaram suas adesões no final...

O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas

Tendo como foco os fazeres e saberes vinculados à...

África do Sul: Diretora do FMI saúda ‘o impressionante’ desempenho económico do país

 A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde,...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=