Bento Rodrigues: qual é o preço da vida?*

A tragédia que se abateu sobre Bento Rodrigues, distrito de Mariana foi, usando a expressão de Garcia Marques, uma “tragédia anunciada”, cuja responsabilidade acabará recaindo sobre os moradores, indivíduos teimosos que insistem em morar num lugar em que a impunidade e o descaso para com o meio ambiente não leva em conta o ecossistema e muito menos a vida!

Enviado por Jorge Enrique Mendoza Posada via Guest Post para o Portal Geledés

Muitas explicações estão surgindo para inocentar a empresa de mineração de sua responsabilidade em relação ao rompimento de duas de suas barragens produzindo o mar de lama que destruiu o subdistrito de Bento Rodrigues e que continua seu caminho, inundando outras localidades de Minas Gerais e poluindo o Rio Doce ao logo de seu leito em Minas e no Espirito Santo, um mar de lama tóxica com efeitos multiplicadores para as populações ribeirinhas e impacto ainda imprevisível para o meio ambiente.

O pior é que os tecnocratas de plantão do governo mineiro e da mineradora saem em defesa dela, afirmando que os laudos sempre foram confiáveis e não existia nenhum perigo de rompimento das barragens. Se os laudos eram confiáveis e aconteceu a tragédia, de forma pragmática, onde está então a falha? Vamos atribuir o fenômeno atremores de terra? Ou, talvez, terá sido uma negligência dos trabalhadores, que coitados, por inexperiência, não alertaram aos chefes e a suas famílias que em poucos minutos perderiam suas residências, seus sonhos, seu patrimônio, suas memórias, suas vidas?

Qual é o preço da vida? Como se justifica a necessidade de fazer uma exploração mineral tão agressiva, sem nenhum cuidado ecológico e com a vida dos habitantes de Mariana e de Minas Gerais? Qual é o preço que estas populações estão pagando pelo desvario dessas empresas de ter que ganhar dinheiro agora, e que o presente e o futuro será responsabilidade de outras gerações.

Onde a fiscalização municipal, estadual e federal, que entram em conluio, há muitos anos com os donos das mineradoras secando nascentes e destruindo fontes de água, tão necessárias para a existência dos seres vivos de nossa região?

Não nos estranharia que surgisse uma demanda judicial contra a população de Bento Rodrigues pela teimosia de morar, há mais de cem anos, no lugar que os poderosos escolheram para lucrar, no apetite de extrair mais riqueza das Minas Gerais sem qualquer consciência humana e ecológica.

Qual é o preço da vida?

Sobre o Autor 

Jorge Enrique Mendoza Posada, é economista, poeta, escritor, professor universitário, militante negro, um dos fundadores do Movimento Negro Unificado em Minas Gerais, autor do poema Um NEGRO SEMPRE SERÁ UM NEGRO, na década de 80.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Chris Brown vai lançar novo CD mais cedo

Fonte: R7 - Gravadora Jive antecipará a distribuição do álbum...

Chomsky: “Crescimento da extrema-direita é consequência do neoliberalismo”

Em seminário realizado em SP, filosófo estadunidense alerta: a...

Sakamoto – Mesmo com proteção, ativista diz que será assassinada

Leonardo Sakamoto A repórter Ana Aranha foi ao Sul...

Refletindo sobre o povo negro

Fonte: Zero Hora- Por: Tarciso Flecha Negra Uma série...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=