Biografia de Milton Santos é apresentada em evento no Sesc

De autoria do jornalista Fernando Conceição, obra reconstitui a carreira acadêmica do geógrafo da USP em várias universidades do mundo

Por Diego C. Smirne, do Jornal da USP

 

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo (CPF Sesc) receberá no dia 27, às 19h30, o professor e jornalista Fernando Conceição, que apresentará o livro Milton Santos, uma biografia.

O geógrafo Milton Santos (1926-2001) foi professor titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, onde lecionou Geografia Humana de 1983 a 1997. Trabalhou também em várias universidades do mundo. Em sua obra, destacam-se especialmente os estudos sobre a urbanização nos países subdesenvolvidos.

Fernando Conceição, mestre e doutor pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e atualmente docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), lembra que conheceu Milton Santos durante seu período de mestrado na Universidade. “Na época, em 1996, fiz uma entrevista com ele para a Folha de S. Paulo, e lhe propus, por sua importância como homem e intelectual, que eu escrevesse sua biografia. Ele imediatamente autorizou e, um ano antes de morrer, assinou uma declaração permitindo que eu escrevesse o livro.”

Milton de Almeida Santos, geográfo, professor da FFLCH - foto Jorge Maruta
Milton de Almeida Santos, geográfo, professor da FFLCH – foto Jorge Maruta

De acordo com Conceição, a biografia segue o método de produção jornalístico. “É um relato de sua vida, do nascer à morte, mas de forma não linear.” Para escrevê-la, Conceição percorreu todos os locais por onde Milton Santos passou, colhendo depoimentos de alunos, colegas professores e outras pessoas que o conheceram. “Ele só não foi para a Oceania. Trabalhou em todos os demais continentes, África, Europa, Ásia (no Japão) e nas Américas do Sul e do Norte. Estive em todos esses lugares em busca de dados e fontes.”

O livro, de 180 páginas, é resultado de mais de dez anos de pesquisas, e mais da metade dele já está disponível no site fernconc.wix.com/miltonsantos. Conceição diz, no entanto, que esta é apenas a versão do patrocinador, e o que chama de “versão do autor” está sendo finalizada. “Essa que será apresentada não é comercializável, e é uma parte do material que tenho recolhido no trabalho de pesquisa. Neste momento, estou trabalhando numa versão final, com muito mais material e informações do que essa lançada pelo patrocinador.” A previsão para o lançamento do exemplar definitivo é de doze meses.

O evento no CPF Sesc conta com 30 vagas e classificação etária de 16 anos. A entrada é gratuita, mas requer inscrição nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo ou pelo site sescsp.org.br/cpf, onde podem ser obtidas mais informações. No ato da inscrição, é possível também solicitar tradução em libras para a palestra, desde que feita com no mínimo dois dias de antecedência. O endereço do CPF Sesc é rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4° andar, Bela Vista, São Paulo (SP).

+ sobre o tema

18º Marcha da Consciência Negra

No dia 20 de novembro de 2021, o Movimento...

Curso: Espaços culturais – lugares de livre associação

A Comunidade Cultural Quilombaque, movimento político étnico cultural regido...

para lembrar

Anderson Silva completa 38 anos hoje

Anderson Silva completa 38 anos no domingo (14). Líder...

Livro conta história de Jeremiah G. Hamilton, primeiro milionário negro de Wall Street

Jeremiah G. Hamilton, milionário que teve a vida retratada...

Gravação rara reproduz voz de Mário de Andrade pela primeira vez

Gravações encontradas por pesquisadores de universidades brasileiras e americanas mostram pela...

Rihanna lidera pela 1ª vez lista de melhores álbuns da Billboard

A cantora de R&B Rihanna foi direto para o...
spot_imgspot_img

Jordan Peele faz anúncio misterioso nas redes sociais

Jordan Peele tem planos para outubro. Ele publicou uma foto com a data de 23 de outubro deste ano em fundo preto e não acrescentou...

Rihanna já tem atriz favorita para possível cinebiografia

Rihanna está se antecipando em relação a como quer ser vista, caso sua história venha a ser uma cinebiografia em algum momento do futuro. A cantora...

 Interprete da trilha sonora da novela Renascer, Xenia França participa do disco de José James

Vencedora do Grammy Latino de 2023 com seu disco "Em nome da Estrela" e intérprete da canção “Lua Soberana”, trilha sonora da novela Renascer...
-+=