Biografia de Milton Santos é apresentada em evento no Sesc

De autoria do jornalista Fernando Conceição, obra reconstitui a carreira acadêmica do geógrafo da USP em várias universidades do mundo

Por Diego C. Smirne, do Jornal da USP

 

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo (CPF Sesc) receberá no dia 27, às 19h30, o professor e jornalista Fernando Conceição, que apresentará o livro Milton Santos, uma biografia.

O geógrafo Milton Santos (1926-2001) foi professor titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, onde lecionou Geografia Humana de 1983 a 1997. Trabalhou também em várias universidades do mundo. Em sua obra, destacam-se especialmente os estudos sobre a urbanização nos países subdesenvolvidos.

Fernando Conceição, mestre e doutor pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e atualmente docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), lembra que conheceu Milton Santos durante seu período de mestrado na Universidade. “Na época, em 1996, fiz uma entrevista com ele para a Folha de S. Paulo, e lhe propus, por sua importância como homem e intelectual, que eu escrevesse sua biografia. Ele imediatamente autorizou e, um ano antes de morrer, assinou uma declaração permitindo que eu escrevesse o livro.”

Milton de Almeida Santos, geográfo, professor da FFLCH - foto Jorge Maruta
Milton de Almeida Santos, geográfo, professor da FFLCH – foto Jorge Maruta

De acordo com Conceição, a biografia segue o método de produção jornalístico. “É um relato de sua vida, do nascer à morte, mas de forma não linear.” Para escrevê-la, Conceição percorreu todos os locais por onde Milton Santos passou, colhendo depoimentos de alunos, colegas professores e outras pessoas que o conheceram. “Ele só não foi para a Oceania. Trabalhou em todos os demais continentes, África, Europa, Ásia (no Japão) e nas Américas do Sul e do Norte. Estive em todos esses lugares em busca de dados e fontes.”

O livro, de 180 páginas, é resultado de mais de dez anos de pesquisas, e mais da metade dele já está disponível no site fernconc.wix.com/miltonsantos. Conceição diz, no entanto, que esta é apenas a versão do patrocinador, e o que chama de “versão do autor” está sendo finalizada. “Essa que será apresentada não é comercializável, e é uma parte do material que tenho recolhido no trabalho de pesquisa. Neste momento, estou trabalhando numa versão final, com muito mais material e informações do que essa lançada pelo patrocinador.” A previsão para o lançamento do exemplar definitivo é de doze meses.

O evento no CPF Sesc conta com 30 vagas e classificação etária de 16 anos. A entrada é gratuita, mas requer inscrição nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo ou pelo site sescsp.org.br/cpf, onde podem ser obtidas mais informações. No ato da inscrição, é possível também solicitar tradução em libras para a palestra, desde que feita com no mínimo dois dias de antecedência. O endereço do CPF Sesc é rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4° andar, Bela Vista, São Paulo (SP).

+ sobre o tema

Festival de la Saya Afroboliviana se realizará el próximo 26 de septiembre

La Paz, 8 Sept. (Prensa Diputado Jorge Medina).- El...

Obra perdida de Jackson do Pandeiro volta à evidência em lançamentos

Não é estranho que Jackson do Pandeiro seja muito...

Consciência Negra em estado de sítio? Que conversa é essa, tio?

A corneta da alvorada tocou cedo em meu bairro...

Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira na Bahia poderá ser federalizado

O Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (Muncab) pode...

para lembrar

Quero poder falar sobre mim mesma como negra

Cida Bento, do Centro de Estudos das Relações de...

Criação do Mundo Segundo a Tradição Bantu

  Segundo a história tradicional contada pelos mais idosos e...

Google celebra 119º aniversário do Mestre Bimba

O Google está celebrando o 119º aniversário do Mestre...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...
-+=