Biografia de Milton Santos é apresentada em evento no Sesc

De autoria do jornalista Fernando Conceição, obra reconstitui a carreira acadêmica do geógrafo da USP em várias universidades do mundo

Por Diego C. Smirne, do Jornal da USP

 

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo (CPF Sesc) receberá no dia 27, às 19h30, o professor e jornalista Fernando Conceição, que apresentará o livro Milton Santos, uma biografia.

O geógrafo Milton Santos (1926-2001) foi professor titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, onde lecionou Geografia Humana de 1983 a 1997. Trabalhou também em várias universidades do mundo. Em sua obra, destacam-se especialmente os estudos sobre a urbanização nos países subdesenvolvidos.

Fernando Conceição, mestre e doutor pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e atualmente docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), lembra que conheceu Milton Santos durante seu período de mestrado na Universidade. “Na época, em 1996, fiz uma entrevista com ele para a Folha de S. Paulo, e lhe propus, por sua importância como homem e intelectual, que eu escrevesse sua biografia. Ele imediatamente autorizou e, um ano antes de morrer, assinou uma declaração permitindo que eu escrevesse o livro.”

Milton de Almeida Santos, geográfo, professor da FFLCH - foto Jorge Maruta
Milton de Almeida Santos, geográfo, professor da FFLCH – foto Jorge Maruta

De acordo com Conceição, a biografia segue o método de produção jornalístico. “É um relato de sua vida, do nascer à morte, mas de forma não linear.” Para escrevê-la, Conceição percorreu todos os locais por onde Milton Santos passou, colhendo depoimentos de alunos, colegas professores e outras pessoas que o conheceram. “Ele só não foi para a Oceania. Trabalhou em todos os demais continentes, África, Europa, Ásia (no Japão) e nas Américas do Sul e do Norte. Estive em todos esses lugares em busca de dados e fontes.”

O livro, de 180 páginas, é resultado de mais de dez anos de pesquisas, e mais da metade dele já está disponível no site fernconc.wix.com/miltonsantos. Conceição diz, no entanto, que esta é apenas a versão do patrocinador, e o que chama de “versão do autor” está sendo finalizada. “Essa que será apresentada não é comercializável, e é uma parte do material que tenho recolhido no trabalho de pesquisa. Neste momento, estou trabalhando numa versão final, com muito mais material e informações do que essa lançada pelo patrocinador.” A previsão para o lançamento do exemplar definitivo é de doze meses.

O evento no CPF Sesc conta com 30 vagas e classificação etária de 16 anos. A entrada é gratuita, mas requer inscrição nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo ou pelo site sescsp.org.br/cpf, onde podem ser obtidas mais informações. No ato da inscrição, é possível também solicitar tradução em libras para a palestra, desde que feita com no mínimo dois dias de antecedência. O endereço do CPF Sesc é rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4° andar, Bela Vista, São Paulo (SP).

+ sobre o tema

Jornalistas visitam uma ‘Barbearia Negra’ norte-americana; confira o que eles encontraram

O jornalista americano Wilbert L. Cooper e o fotógrafo...

Com “I Like It”, Cardi B tem a música mais tocada nas rádios dos Estados Unidos

Cardi B pode estar nesse momento preocupada com Kulture,...

Rodney King, ícone dos piores distúrbios raciais de Los Angeles

Rodney King foi encontrado morto neste domingo (17/06), no...

para lembrar

Entidades do movimento negro divulgam carta em apoio à Dilma Rousseff

No documento, movimento negro diz que Brasil não pode...

A emersão da África

Por: Mauro Santayana - COMO TUDO COMEÇOU na África,...

A emocionante estreia de Emicida na SPFW

Com sua marca LAB, o rapper levantou a bandeira...
spot_imgspot_img

Tia Ciata, a líder antirracista que salvou o samba carioca

No fim da tarde do dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks recusou-se a levantar da cadeira no ônibus, para um branco sentar...

Diva Guimarães, professora que comoveu a Flip ao falar de racismo, morre aos 85 anos em Curitiba

A professora aposentada Diva Guimarães, que emocionou milhares de brasileiros ao discursar sobre preconceito durante a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de...

Documentos históricos de Luiz Gama são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Documentos históricos de Luiz Gama, um dos maiores abolicionistas do Brasil, foram reconhecidos "Patrimônio da Humanidade" pela Unesco-América Latina. Luiz foi poeta, jornalista e advogado...
-+=