Caçadores africanos vêem monstro na floresta

Descrição do animal e restos encontrados na floresta indicam que a criatura possa ser parecida com dinossauros

Um grande mistério ronda as florestas tropicais africanas. Caçadores locais afirmaram ter visto um grupo de animais – a que chamaram de monstro – devorando elefantes e crocodilos. Estes animais teriam sido vistos por mais de dez caçadores, estão aparecendo com mais frequência desde o mês de dezembro de 2011, e receberam o nome de Mokele-mbebe (que significa “aquele que interrompe o fluxo dos rios” no idioma lingala).

Segundo os testemunhos de quem já viu a criatura, ele se parece muito com um dinossauro, tem um corpo comprido, com cerca de 11 metros de altura, um chifre único e cor marrom acinzentada. Tudo indica que o estranho ser viva nas florestas, próximo a cavernas que ficam às margens do rio Congo, pois foi lá que alguns arqueólogos e biólogos localizaram um grande número de ossadas gigantescas e restos de animais como elefantes e crocodilos.

Mas até agora, nenhum caçador ou especialista conseguiu fotografar o bicho, mas apenas as pegadas que ele deixou próximo às cavernas. Cada “patinha” tem em torno de 90 cm de diâmetro.

Roy Mackal, um biólogo aposentado da Universidade de Chicago é um dos homens que passa os seus dias a caçar o bicho misterioso nas florestas do Congo. Ele persegue a criatura desde os anos 1980 e nunca conseguiu avistá-la, como acontece com os nativos. “É como se fosse uma caça ao mostro do Lago Ness. Dá uma sensação de que estamos no fim dos tempos mesmo, ou que ainda estamos vivendo na Era pré-histórica”, diz ele.

Mackal disse que os que garantem já ter visto o Mokele-Mbebe ficam em choque. “Nós estávamos navegando pelo rio quando vimos o Mokele-mbebe. Ele começou a nos perseguir e saiu do rio”, disse um nativo ao biólogo Mackal. “Nós saímos correndo, ou ele nos mataria”.

Alguns especialistas africanos dizem que muitos confundem as aparições do animal com lenda e mitos espirituais, mas a criatura parece mesmo ser real, já que suas pegadas já foram encontradas.

Para Mackal, que passa seus dias na África buscando novas espécies, a existência do Mokele-mbebe é verídica. “Eu acredito sim que este animal existe e ainda esteja se reproduzindo na floresta africana”. Atualmente, segundo ele, existem mais de 50 expedições espalhadas pela região buscando evidências do bicho. “Eu ficaria muito orgulhoso de descobrir o Mokele-mbebe aos

86 anos de idade, vou viver pra isso”.

Fonte: Globo Rural

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Nasce um novo movimento social nos Estados Unidos

A presença de um amplo leque de sindicatos transformou...

Defensor dos direitos humanos é eleito presidente da Alemanha

O parlamento alemão elegeu neste domingo Joachim Gauck, um...

Funeral de Chris Lighty reúne estrelas do hip-hop em NY

Diddy, 50 Cent, LL Cool J, Q-Tip, Russell Simmons...

Bono desafia Lula: vamos fazer juntos um Bolsa Família planetário

Ex-presidente e vocalista da banda U2 se encontraram nesta...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=