Casal de índios é morto e tem cabeças decapitadas na Bahia

Os corpos de um casal indígena tupinambás do distrito de Sapucaeira, no município de Ilhéus (a 462 km de Salvador), foram encontrados com as cabeças decapitadas nesta quinta-feira, 24. De acordo com a delegacia, as vítimas são Jorge Carlos Amaral Nascimento, 59 anos, e Maraci Oliveira da Costa, 42 anos, que foram levados de casa por cinco suspeitos. Os corpos foram encontrados em um matagal, próximo à casa onde moravam.

Do A Tarde

Familiares de Jorge Carlos afirmaram à polícia que ele não recebia ameaças. Uma perícia será feita na casa onde eles residiam. A partir disso, o caso será avaliado para decidir se as investigações ficarão sob a responsabilidade da Polícia Civil ou da Polícia Federal, por ter sido índios.

Prado

Outro caso envolvendo índio foi registrado no estado nesta semana. Uma kombi que fazia o transporte escolar de crianças indígenas foi incendiada no município de Prado (a 785 km de Salvador). Ninguém ficou ferido.

Segundo a Polícia Militar da Cidade (PM-BA),o veículo foi atacado por volta das 19h, no distrito Cumuruxatiba, em uma estrada de terra que dá acesso à aldeia Cahy.

Em depoimento, o motorista da empresa Águia Brasil, Robson dos Santos Borges, contou à delegada Rosângela Santos que, após perceber um problema no carro, desceu para “dar uma olhada”, quando ouviu homens gritando “vamos pegar, vamos pegar”.

Robson, que estava acompanhada de três crianças indígenas, abriu a Kombi e saiu correndo com todos. Depois do ocorrido, os bandidos atiraram contra o veículo e atearam fogo.

A delegada afirmou que não é uma surpresa algo dessa natureza com os índios da aldeia Cahy, porque “eles já estiveram envolvidos com invasão de terras na região”.

+ sobre o tema

Aranha recebe prêmio de direitos humanos por enfrentar o racismo

A manhã desta quinta-feira certamente não será esquecida por...

Revista vexatória desestimula entrada nos presídios para ocultar outras violações

Apesar de ser uma prática ilegal, procedimentos que...

Carta aberta do CLADEM à jurista Flávia Piovesan

Nós do Comitê Latino Americano e do Caribe para...

Ministério da Saúde apresenta a Carta dos Direitos dos Usuários em Saúde

A Carta dos Direitos dos Usuários em Saúde foi...

para lembrar

A luta das indígenas pelo direito de existir com sua cultura

“Eles falavam que índio morava no mato”. Cláudia Baré...

Dia dos Direitos Humanos: justiça, dignidade e igualdade

Numa mensagem, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, ressalta...

“Não queria que fosse uma criança estúpida”, disse mãe de Bolsonaro

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ), recentemente, afirmou que...

“Enquanto viver, vou lutar”, promete líder do Mães de Maio

Débora Silva usa sua voz e força para denunciar...
spot_imgspot_img

46º Prêmio Vladimir Herzog: inscrições prosseguem até 20 de julho

Termina no próximo sábado, 20 de julho, o prazo para inscrições ao 46º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (PVH).  A premiação...

Governo federal apresenta ODS 18 sobre igualdade étnico-racial em evento na ONU

O Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República e com apoio do Pnud, realiza nesta terça (16/7) evento paralelo ao Fórum...

Renovação do EMLER beneficia organizações de combate ao racismo

Geledés – Instituto da Mulher Negra anuncia com grande satisfação a renovação por mais três anos do mandato do Mecanismo de Especialistas para Promover...
-+=