Casal de índios é morto e tem cabeças decapitadas na Bahia

Os corpos de um casal indígena tupinambás do distrito de Sapucaeira, no município de Ilhéus (a 462 km de Salvador), foram encontrados com as cabeças decapitadas nesta quinta-feira, 24. De acordo com a delegacia, as vítimas são Jorge Carlos Amaral Nascimento, 59 anos, e Maraci Oliveira da Costa, 42 anos, que foram levados de casa por cinco suspeitos. Os corpos foram encontrados em um matagal, próximo à casa onde moravam.

Do A Tarde

Familiares de Jorge Carlos afirmaram à polícia que ele não recebia ameaças. Uma perícia será feita na casa onde eles residiam. A partir disso, o caso será avaliado para decidir se as investigações ficarão sob a responsabilidade da Polícia Civil ou da Polícia Federal, por ter sido índios.

Prado

Outro caso envolvendo índio foi registrado no estado nesta semana. Uma kombi que fazia o transporte escolar de crianças indígenas foi incendiada no município de Prado (a 785 km de Salvador). Ninguém ficou ferido.

Segundo a Polícia Militar da Cidade (PM-BA),o veículo foi atacado por volta das 19h, no distrito Cumuruxatiba, em uma estrada de terra que dá acesso à aldeia Cahy.

Em depoimento, o motorista da empresa Águia Brasil, Robson dos Santos Borges, contou à delegada Rosângela Santos que, após perceber um problema no carro, desceu para “dar uma olhada”, quando ouviu homens gritando “vamos pegar, vamos pegar”.

Robson, que estava acompanhada de três crianças indígenas, abriu a Kombi e saiu correndo com todos. Depois do ocorrido, os bandidos atiraram contra o veículo e atearam fogo.

A delegada afirmou que não é uma surpresa algo dessa natureza com os índios da aldeia Cahy, porque “eles já estiveram envolvidos com invasão de terras na região”.

+ sobre o tema

É impossível promover direitos humanos sem proteger as mulheres

Medo e trauma de experiências de violência muitas vezes...

Negros são mais condenados por tráfico e com menos drogas em São Paulo

Levantamento inédito analisou 4 mil sentenças de tráfico em...

Encontro nacional debate estratégias para fortalecer organizações da sociedade civil

A Constituição brasileira de 1988 só tem a abrangência...

para lembrar

Dado racial em documento trabalhista é passo no combate a desigualdades

Em 20 de abril de 2023, o governo federal sancionou...

Aliança de parentesco

Um ato político de grande simbolismo marcou a I...

Honrar a morte de Rieli Franciscato

A Comissão Arns acaba de receber notícias altamente preocupantes...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=