Cerca de 1.000 soldados africanos já estão no Mali

Cerca de mil soldados africanos já estão no Mali para participar da intervenção militar que visa tirar militantes islamitas do poder, segundo o governo francês. O porta-voz do Exército da França, coronel Thierry Burkhard, afirmou que os militares vêm da Nigéria, Togo, Benin, Níger e Chade.

Atualmente, a França possui 2.150 soldados no Mali e recebeu apoio logístico de aliados ocidentais e da inteligência dos Estados Unidos. Mas os franceses esperam que os soldados do Oeste Africano assumam a liderança da operação, ao lado das tropas do Mali, para garantir a segurança do país.

Os países vizinhos africanos devem contribuir com cerca de 3.000 militares, mas preocupações sobre a missão têm atrasado alguns governos de enviar as tropas prometidas. A França lançou sua operação 11 de janeiro, um dia depois de os islamitas se iniciarem sua ofensiva no sul do país. As informações são da Associated Press.

Fonte: Agência Estado

+ sobre o tema

Série Oxalaive promove 14 encontros poéticos virtuais

Na tradição afro-baiana, sexta-feira é dia de usar branco...

Netflix cria setor pró-diversidade após demitir executivo por racismo

A Netflix contratou a executiva Verna Myers para o...

De férias, Kobe Bryant dá aulas para garotos no Harlem

Por: Anderson Giorge   Melhor jogador em atividade na NBA, Kobe...

para lembrar

spot_imgspot_img

“Pretinha”: curta-metragem afrofuturista reflete sobre masculinidade negra e cura na periferia

O cinema negro brasileiro ganha um novo fôlego com Pretinha, curta-metragem dirigido por Fellipe Paixão. Ambientado em uma escola comunitária afrocentrada na periferia, o filme...
-+=