domingo, novembro 28, 2021
InícioQuestões de GêneroMulher NegraCientistas brasileiras lançam manifesto em defesa da vida de mulheres negras

Cientistas brasileiras lançam manifesto em defesa da vida de mulheres negras

Campanha da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas será lançada nesta sexta (11)

A Rede Brasileira de Mulheres Cientistas lança nesta sexta (11) a campanha “Em Defesa da Vida das Mulheres Negras. Pela Responsabilização do Estado”, que versa sobre mulheres negras que são vitimadas, direta ou indiretamente, pela Covid-19 e pela violência policial.

A iniciativa conta com um vídeo em que 26 cientistas brasileiras leem um manifesto sobre o tema. “A brutalidade que atinge sistematicamente cidadãs e cidadãos negros expõe o racismo estrutural, que tem como uma de suas formas a banalização de mortes da população nas periferias das grandes cidades”, afirmam na peça.

“As mulheres negras estão perdendo os filhos, a família para a Covid e para a violência policial”, seguem. O manifesto cita a modelo e designer de interiores Kathlen Romeu, 24, baleada durante um tiroteio na comunidade do Lins de Vasconcelos, na zona norte do Rio de Janeiro, na terça (8). Kathlen estava grávida de seu primeiro filho.

Lançada em abril deste ano, a Rede Brasileira de Mulheres Cientistas busca impactar as políticas públicas em meio à epidemia da Covid-19 levando em conta a especificidade dos efeitos da crise sanitária sobre as mulheres.

RELATED ARTICLES