domingo, novembro 28, 2021
InícioQuestões de GêneroMulher NegraCineasta baiana é finalista do Prêmio ABRA de Roteiro

Cineasta baiana é finalista do Prêmio ABRA de Roteiro

Uma das principais premiações do audiovisual brasileiro elege os melhores do ano

A diretora e roteirista baiana, Ana do Carmo, foi indicada ao Prêmio ABRA de Roteiro, uma das principais premiações do audiovisual brasileiro, nesta quinta-feira (14). Finalista na categoria Prêmio Abraço – Excelência em Roteiro, a cineasta destaca a diversidade na edição deste ano.

“Nós, mulheres negras, que estamos fora do eixo Sul-Sudeste, sabemos o quanto é difícil furar a bolha que é o Cinema Brasileiro. Mas, nós existimos, resistimos e estamos nos multiplicando pelos espaços. Então, as nossas conquistas nunca são individuais, são sempre coletivas. Porque uma vez que eu, por exemplo, enquanto uma mulher negra nordestina, daqui de Salvador, na Bahia, consigo ao lado dos meus colegas ocupar esse espaço, a gente mostra para outras pessoas que se parecem conosco, sobretudo os jovens, que estão chegando agora no mercado, que é possível, sim, a gente conseguir ter reconhecimento pelo nosso trabalho enquanto artistas”.

Ana do Carmo está concorrendo com mais cinco roteiristas, entre eles outro baiano, Allex Miranda, roteirista da série Casa de Vó, produção da Wolo TV. Este é o primeiro ano da categoria Prêmio Abraço – Excelência em Roteiro, que é voltada para novos roteiristas, que se destacaram no último ano pelas obras lançadas e também por sua atuação no mercado do roteiro brasileiro.

Com o objetivo de destacar a importância do roteiro na cadeia de produção da indústria audiovisual do Brasil e também valorizar os autores-roteiristas, o Prêmio ABRA de Roteiro realizará a premiação no dia 04 de novembro, em formato virtual devido ao isolamento social. A votação, tanto dos indicados, quanto dos vencedores, é realizada por membros associados da Abra em dois turnos.

Ana do Carmo
Moradora do bairro de São Marcos, Ana do Carmo, de 24 anos, é vencedora de mais de 20 prêmios, cofundadora e CEO da produtora de audiovisual Saturnema Filmes e integra a Rede de Talentos do Projeto Paradiso. Realizou 8 curtas exibidos em 10 países, foi contemplada pelo edital de desenvolvimento de roteiros Prêmio Jorge Portugal das Artes, vencedora do Prêmio Cabíria, finalista do FRAPA e BrLab, participou de eventos internacionais como a Marché du Film (Festival de Cannes), European Film Market (Berlinale), South by Southwest (Texas), PLOT (Portugal), FIN Partners (Canadá), é semifinalista da EXPOCINE 2021, além de receber mentoria criativa da Netflix e Telecine. Assina o roteiro de projetos selecionados também para o Série Lab, Sundance Collab (EUA), além de ter sido semifinalista do Prêmio Cardume-Cabíria.

Acompanhe as notícias sobre Ana do Carmo e a Saturnema Filmes no Instagram: @saturnemafilmes .

RELATED ARTICLES