Cineasta baiana é finalista do Prêmio ABRA de Roteiro

Uma das principais premiações do audiovisual brasileiro elege os melhores do ano

A diretora e roteirista baiana, Ana do Carmo, foi indicada ao Prêmio ABRA de Roteiro, uma das principais premiações do audiovisual brasileiro, nesta quinta-feira (14). Finalista na categoria Prêmio Abraço – Excelência em Roteiro, a cineasta destaca a diversidade na edição deste ano.

“Nós, mulheres negras, que estamos fora do eixo Sul-Sudeste, sabemos o quanto é difícil furar a bolha que é o Cinema Brasileiro. Mas, nós existimos, resistimos e estamos nos multiplicando pelos espaços. Então, as nossas conquistas nunca são individuais, são sempre coletivas. Porque uma vez que eu, por exemplo, enquanto uma mulher negra nordestina, daqui de Salvador, na Bahia, consigo ao lado dos meus colegas ocupar esse espaço, a gente mostra para outras pessoas que se parecem conosco, sobretudo os jovens, que estão chegando agora no mercado, que é possível, sim, a gente conseguir ter reconhecimento pelo nosso trabalho enquanto artistas”.

Ana do Carmo está concorrendo com mais cinco roteiristas, entre eles outro baiano, Allex Miranda, roteirista da série Casa de Vó, produção da Wolo TV. Este é o primeiro ano da categoria Prêmio Abraço – Excelência em Roteiro, que é voltada para novos roteiristas, que se destacaram no último ano pelas obras lançadas e também por sua atuação no mercado do roteiro brasileiro.

Com o objetivo de destacar a importância do roteiro na cadeia de produção da indústria audiovisual do Brasil e também valorizar os autores-roteiristas, o Prêmio ABRA de Roteiro realizará a premiação no dia 04 de novembro, em formato virtual devido ao isolamento social. A votação, tanto dos indicados, quanto dos vencedores, é realizada por membros associados da Abra em dois turnos.

Ana do Carmo
Moradora do bairro de São Marcos, Ana do Carmo, de 24 anos, é vencedora de mais de 20 prêmios, cofundadora e CEO da produtora de audiovisual Saturnema Filmes e integra a Rede de Talentos do Projeto Paradiso. Realizou 8 curtas exibidos em 10 países, foi contemplada pelo edital de desenvolvimento de roteiros Prêmio Jorge Portugal das Artes, vencedora do Prêmio Cabíria, finalista do FRAPA e BrLab, participou de eventos internacionais como a Marché du Film (Festival de Cannes), European Film Market (Berlinale), South by Southwest (Texas), PLOT (Portugal), FIN Partners (Canadá), é semifinalista da EXPOCINE 2021, além de receber mentoria criativa da Netflix e Telecine. Assina o roteiro de projetos selecionados também para o Série Lab, Sundance Collab (EUA), além de ter sido semifinalista do Prêmio Cardume-Cabíria.

Acompanhe as notícias sobre Ana do Carmo e a Saturnema Filmes no Instagram: @saturnemafilmes .

+ sobre o tema

Nou Led Nou La. Eu vejo você.

Esta é a base para o encontro histórico de...

Sete ensinamentos do feminismo para a teoria política

O feminismo, em suas diferentes vertentes, desvelou os mecanismos...

para lembrar

Pesquisa revela que 70% dos gays de SP já sofreram algum tipo de agressão

62% dos entrevistados foram vítimas de agressões verbais, enquanto...

Depois de ser ofuscada pelo preconceito, Tracey Normam a primeira modelo negra e trans volta a brilhar

Tracey Normam foi a primeira modelo negra e trans a ganhar destaque na indústria da moda...

Para Mulheres Negras, a quem o estupro diz respeito, raça precedeu questões de gênero – Por Maria Rita

Estupro é sempre CRIME Apesar das mudanças legislativas, da implementação...

Luiza Bairros uma “Bem Lembrada” entre nós – inscreva-se

no Facebook Nos últimos meses, eu e Felipe Freitas temos...
spot_imgspot_img

Anielle Franco é eleita pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes da nova geração

A revista americana Time incluiu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em sua lista das cem personalidades da nova geração que têm potencial para transformar o...

Joyce Ribeiro será nomeada embaixadora de Cidade Velha, em Cabo Verde

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha,...

Liniker é o momento: ‘Nunca estive tão segura, não preciso mais abaixar a cabeça. Onde não couber, vou sair’

É final de inverno em São Paulo, mas o calor de 33 graus célsius não nega a crise climática. A atmosfera carregada de poluição...
-+=