Aconteceu neste domingo (28), a 24ª edição do Cortejo Águas de Oxalá, uma ação de enfrentamento à intolerância religiosa e o racismo, realizada pela Comunidade de Terreiro Ilê Axé de Iansã e ACAFRO-Acervo Cultural Afro-Brasileiro, em parceria com a Prefeitura de Araras e apoio do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras. O cortejo, que integra as ações pelo Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro), contou com a participação de integrantes de diversos terreiros da região, percorreu as ruas da cidade e terminou com a lavagem das escadas da Igreja Santa Cruz.
Por Suelaine Carneiro
O cortejo, que é realizado desde 1994, é uma demonstração importante de resistência aos ataques realizados contra as religiões de matriz africana, uma estratégia contra a invisibilidade das violências e discriminações sofridas pelos terreiros, além de um ato político pelo direito à fé.

O Ilê Axé de Iansã está localizado no Sitio Quilombo Anastácia, no Assentamento Rural Araras 3, é um espaço político e cultural em defesa das mulheres negras, da história, cultura e religiosidade afro-brasileira e africana, em diálogo com a comunidade de assentados e com as comunidades de terreiros.

Veja abaixo o vídeo do Cortejo Águas de Oxalá, realizado pela Prefeitura Municipal de Araras, que traz depoimento da Ialorixá Oyacy Roxinha (Mãe Rosa).
Fotos realizadas pela equipe do Portal Geledés.