Comunidades de Terreiro de Araras e Região no Enfrentamento à Intolerância Religiosa e do Racismo

Aconteceu neste domingo (28), a 24ª edição do Cortejo Águas de Oxalá, uma ação de enfrentamento à intolerância religiosa e o racismo, realizada pela Comunidade de Terreiro Ilê Axé de Iansã e ACAFRO-Acervo Cultural Afro-Brasileiro, em parceria com a Prefeitura de Araras e apoio do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras. O cortejo, que integra as ações pelo Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro), contou com a participação de integrantes de diversos terreiros da região, percorreu as ruas da cidade e terminou com a lavagem das escadas da Igreja Santa Cruz.

Por Suelaine Carneiro

O cortejo, que é realizado desde 1994, é uma demonstração importante de resistência aos ataques realizados contra as religiões de matriz africana, uma estratégia contra a invisibilidade das violências e discriminações sofridas pelos terreiros, além de um ato político pelo direito à fé.

Comunidades de Terreiro de Araras e Região

O Ilê Axé de Iansã está localizado no Sitio Quilombo Anastácia, no Assentamento Rural Araras 3, é um espaço político e cultural em defesa das mulheres negras, da história, cultura e religiosidade afro-brasileira e africana, em diálogo com a comunidade de assentados e com as comunidades de terreiros.

Comunidades de Terreiro de Araras e Região

Veja abaixo o vídeo do Cortejo Águas de Oxalá, realizado pela Prefeitura Municipal de Araras, que traz depoimento da Ialorixá Oyacy Roxinha (Mãe Rosa).

Fotos  realizadas pela equipe do Portal Geledés.

+ sobre o tema

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=