Concessão do título de Doutor Honoris Causa para Lia de Itamaracá é aprovada pela UFPE

‘Um título como esse é muito importante para a nossa cultura. Isso ajuda a sustentar a nossa tradição e também muita gente’, diz a cirandeira, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Por Pedro Alves, do G1

Lia de Itamaracá é Patrimônio Vivo de Pernambuco — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa à cirandeira Lia de Itamaracá. Patrimônio Vivo de Pernambuco, ela é uma das 14 filhas de um casal de agricultores e levou a ciranda pernambucana para diferentes locais do mundo.

A aprovação da honraria ocorreu na sexta-feira (9), durante uma reunião do Conselho Universitário, na Reitoria da UFPE, e Lia recebeu a notícia na manhã deste domingo (11). Segundo a UFPE, a data da cerimônia de entrega do título vai ser definida.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido por universidades a personalidades eminentes que tenham contribuído para o progresso da universidade, da região ou do país, ou que se distinguiram pela sua atuação a favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral.

“Um título como esse é muito importante para a nossa cultura. Eu ensino o povo a dançar, a cantar, e luto para que a nossa cultura não caia, para que não derrubem nossa cultura ainda mais. Isso ajuda a sustentar a nossa tradição e ajuda também muita gente”, declara Lia.

Considerada a “rainha da ciranda”, Lia recebeu outras homenagens em 2019, como a da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) e uma biografia escrita pelo jornalista Marcelo Henrique Andrade. Ela também foi uma das homenageadas do Galo da Madrugada.

“Eu me sinto muito feliz, honrada, com o título, que é algo que eu adoro. Para mim, é mais uma carreira que eu estou incentivando. Estou gostando muito, achando uma maravilha essas homenagens que eu tenho recebido. Aos 75 anos, não imaginava que estaria recebendo o título de Doutor Honoris Causa, mas pelo reconhecimento do meu trabalho, isso está sendo possível”, diz.

Ao todo, Pernambuco tem 63 Patrimônios Vivos, sendo que, além de Lia, apenas o Mestre Salustiano, que morreu em 2008, tem o título de Doutor Honoris Causa, também pela UFPE.

+ sobre o tema

Conselho de Segurança da ONU critica Congo por violações contra mulheres

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações...

ONU Novos canais de financiamento tornam África crítica de “lições

Por Lusa O secretário executivo da Comissão Económica da ONU para...

Machado de Assis é o maior escritor latino-americano

Qualquer semelhança não é mera coincidência. A morte do...

Canadá: Senator urges blacks to ‘rise up and claim our rightful place’

OTTAWA — Blacks in Canada need to unite, rise...

para lembrar

Em novos ares, Roger Cipó estreia como apresentador do programa “Preto à Porter”

Apresentador, escritor, influenciador digital, fotógrafo e comunicador, Roger Cipó...

Favela Sounds lança line-up de sua quinta edição

Programação reúne oficinas, debates, shows e sessões de mentoria...

20 de Novembro – Entidades Negras homenageiam ativista Abdias Nascimento na 11ª Caminhada da Liberdade – Salvador

Entidades Negras homenageiam ativista Abdias Nascimento na 11ª Caminhada...

A escravidão no Brasil na visão de um artista russo

Fyodor Pavlov-Andreevich demonstra sofrimento para aludir à desigualdade no...
spot_imgspot_img

Ilê Aiyê meio século de luta, beleza e resistência

O mais belo dos belos está aniversariando. São 50 anos de história. Meio século de luta, resistência, dança, música, arte e negritude. O Bloco...

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

O músico, arranjador e produtor Quincy Jones, um dos principais nomes da música americana, morreu neste domingo (3) aos 91 anos. Ele foi reconhecido por trabalhos que...

Halloween ou Saci? Entenda como celebração chegou ao Brasil e qual a relação com o folclore

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é celebrado nesta quinta-feira (31). Mas você sabia que este também é o Dia do Saci, personagem do folclore brasileiro? Para Fábio...
-+=