Concessão do título de Doutor Honoris Causa para Lia de Itamaracá é aprovada pela UFPE

‘Um título como esse é muito importante para a nossa cultura. Isso ajuda a sustentar a nossa tradição e também muita gente’, diz a cirandeira, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Por Pedro Alves, do G1

Lia de Itamaracá é Patrimônio Vivo de Pernambuco — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa à cirandeira Lia de Itamaracá. Patrimônio Vivo de Pernambuco, ela é uma das 14 filhas de um casal de agricultores e levou a ciranda pernambucana para diferentes locais do mundo.

A aprovação da honraria ocorreu na sexta-feira (9), durante uma reunião do Conselho Universitário, na Reitoria da UFPE, e Lia recebeu a notícia na manhã deste domingo (11). Segundo a UFPE, a data da cerimônia de entrega do título vai ser definida.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido por universidades a personalidades eminentes que tenham contribuído para o progresso da universidade, da região ou do país, ou que se distinguiram pela sua atuação a favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral.

“Um título como esse é muito importante para a nossa cultura. Eu ensino o povo a dançar, a cantar, e luto para que a nossa cultura não caia, para que não derrubem nossa cultura ainda mais. Isso ajuda a sustentar a nossa tradição e ajuda também muita gente”, declara Lia.

Considerada a “rainha da ciranda”, Lia recebeu outras homenagens em 2019, como a da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) e uma biografia escrita pelo jornalista Marcelo Henrique Andrade. Ela também foi uma das homenageadas do Galo da Madrugada.

“Eu me sinto muito feliz, honrada, com o título, que é algo que eu adoro. Para mim, é mais uma carreira que eu estou incentivando. Estou gostando muito, achando uma maravilha essas homenagens que eu tenho recebido. Aos 75 anos, não imaginava que estaria recebendo o título de Doutor Honoris Causa, mas pelo reconhecimento do meu trabalho, isso está sendo possível”, diz.

Ao todo, Pernambuco tem 63 Patrimônios Vivos, sendo que, além de Lia, apenas o Mestre Salustiano, que morreu em 2008, tem o título de Doutor Honoris Causa, também pela UFPE.

+ sobre o tema

Andrade é homenageado em Juiz de Fora

Andrade recebeu uma homenagem da Câmara Muncipal de Juiz...

Marcus Garvey: A 125 años de su nacimiento

Alberto S. Barrow N. ________________________________________________________________ Ese caluroso día de...

A partir de amanhã, jovens afrodescendentes se reúnem em Encontro Nacional

No marco do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Movimento...

Salif Keita, uma lenda do Mali, será atração do Mimo

Salif Keita é um nó do destino, uma vingança...

para lembrar

Taís Araújo encarna personagens masculinos em ensaio fotográfico

Taís Araújo mostrou seu lado camaleão em ensaio para...

Conheça influência africana na linguagem dos sinos em São João del-Rei

PESQUISA MOSTRA TOQUES E REPIQUES DE RITMOS AFRO-BRASILEIROS NA...

Guiné-Bissau quer força de Estabilização

Em Bruxelas, o chefe do executivo guineense, Carlos...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=