Guest Post »

Congresso espanhol será o maior da Europa em nº de mulheres

O Parlamento da Espanha formado nas eleições de 28 de abril será o maior da Europa em representação feminina, com 47,4% das cadeiras ocupadas por mulheres.

No ISTOÉ

Também chamada de Congresso dos Deputados, a Casa terá 166 deputadas e 184 deputados, o que representa um aumento de oito pontos percentuais na comparação com a legislatura anterior, iniciada em 2016, quando a representatividade feminina era de 39,4%.

Entre as eleitas para o Parlamento, está a brasileira Maria Dantas, de Sergipe, que vive em Barcelona há mais de duas décadas. Formada em Direito, a brasileira foi eleita pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC).

Maria Dantas foi eleita pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC). (Foto:  Reprodução/Tweeter)

Atrás da Espanha, na Europa, aparecem os Parlamentos da Suécia, composto por 47,3% de mulheres, Finlândia (41,5%) e Noruega (40,8%). Depois, vêm França (39,7%), Itália e Portugal, ambos com 35,7%, Alemanha (30,9%), Reino Unido (31%) e Suíça (32,5%).

A média da União Europeia (UE) é de 31,5%.

A nível mundial, a Espanha ficaria no quinto lugar, atrás de Ruanda, onde 61,3% do Parlamento é ocupado por mulheres, Cuba (53,2%), Bolívia (53,1%) e México (48,2%).

O governo do premier espanhol, Pedro Sanchéz, que tomou posse em junho do ano passado e que se saiu vitorioso das eleições de abril, também é o maior no número de ministras entre todos os países membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Econômico (OCDE), com 65% de cargos ocupados por mulheres: 11 ministras e 6 ministros. (ANSA)

Related posts