Uma imagem que rodou o mundo e que se tornou símbolo da luta contra o racismo e a xenofobia foi inspiração para um artista espanhol prestar uma belíssima homenagem.
Do Brasil Post
A foto da ativista sueca Tess Asplund enfrentando 300 neonazistas, durante uma manifestação em Borlange, no centro da Suécia, foi o pontapé inicial para que o ilustrador espanhol Luiso García, que costuma fazer arte a partir de cenas do cotidiano, criasse uma ilustração cheia de cor.
“Estava tão furiosa que nem pensei, simplesmente sai para a rua. Eles não vão marchar por aqui nem de brincadeira, nenhum nazista vai marchar por aqui, isso não está certo”, contou ela sobre o dia em que foi clicada a veículos de comunicação estrangeiros.
O artista descreve a ativista – que enfrentou os homens simpatizantes da ideologia nazista com o punho em riste e a cabeça erguida – como valente e aplaude seu gesto de bravura, precisou prestar esclarecimentos no seu Facebook, por ter escrito “viva as pessoas de cor” na ilustração.
“Como estou vendo que na página HUMOR INDIGNADO 99% estão me atacando porque o sentido do meu desenho foi mal interpretado, quero esclarecer que: Sou consciente de que “gente de cor” é efetivamente um termo pejorativo e que ofende as pessoas de raça negra. E por isso quis usar a expressão em um jogo de palavras ao mostrar Tess rodeada de uma aura de cores que contrasta com os tons de cinza dos racistas. TESS É COR. TESS É ESPECIAL. Apenas isso. Aos ofendidos, minhas desculpas aos ofendidos.”
Como estoy viendo que en la página de HUMOR INDIGNADO 99% me están dando palos porque se ha malinterpretado el sentido de mi dibujo, quiero aclarar que:
Soy consciente de que “gente de color” es efectivamente un término peyorativo que ofende a la gente de raza negra. Y por ello he querido darle la vuelta a esa expresión en un juego de palabras al mostrar a Tess rodeada de un halo de colores que contrasta con los tonos grises de los racistas.
TESS ES COLOR. TESS ES ESPECIAL.
Solo eso…
Mil disculpas a los ofendidos.