Artista espanhol faz homenagem LINDA a ativista que enfrentou nazistas na Suécia

Uma imagem que rodou o mundo e que se tornou símbolo da luta contra o racismo e a xenofobia foi inspiração para um artista espanhol prestar uma belíssima homenagem.

Do Brasil Post

A foto da ativista sueca Tess Asplund enfrentando 300 neonazistas, durante uma manifestação em Borlange, no centro da Suécia, foi o pontapé inicial para que o ilustrador espanhol Luiso García, que costuma fazer arte a partir de cenas do cotidiano, criasse uma ilustração cheia de cor.

“Estava tão furiosa que nem pensei, simplesmente sai para a rua. Eles não vão marchar por aqui nem de brincadeira, nenhum nazista vai marchar por aqui, isso não está certo”, contou ela sobre o dia em que foi clicada a veículos de comunicação estrangeiros.

O artista descreve a ativista – que enfrentou os homens simpatizantes da ideologia nazista com o punho em riste e a cabeça erguida – como valente e aplaude seu gesto de bravura, precisou prestar esclarecimentos no seu Facebook, por ter escrito “viva as pessoas de cor” na ilustração.

13087910_1591915574454081_7705038199629386779_n

 

“Como estou vendo que na página HUMOR INDIGNADO 99% estão me atacando porque o sentido do meu desenho foi mal interpretado, quero esclarecer que: Sou consciente de que “gente de cor” é efetivamente um termo pejorativo e que ofende as pessoas de raça negra. E por isso quis usar a expressão em um jogo de palavras ao mostrar Tess rodeada de uma aura de cores que contrasta com os tons de cinza dos racistas. TESS É COR. TESS É ESPECIAL. Apenas isso. Aos ofendidos, minhas desculpas aos ofendidos.”

Como estoy viendo que en la página de HUMOR INDIGNADO 99% me están dando palos porque se ha malinterpretado el sentido de mi dibujo, quiero aclarar que:
Soy consciente de que “gente de color” es efectivamente un término peyorativo que ofende a la gente de raza negra. Y por ello he querido darle la vuelta a esa expresión en un juego de palabras al mostrar a Tess rodeada de un halo de colores que contrasta con los tonos grises de los racistas.
TESS ES COLOR. TESS ES ESPECIAL.
Solo eso…
Mil disculpas a los ofendidos.

+ sobre o tema

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=