Crescimento pardo e preto reflete avanço na luta contra o racismo

Enviado por / FonteDo Bancários da Bahia

Comparando com 1991, os pardos aumentaram de 42,5% para os atuais 45,3%, enquanto a população branca teve um recuo de 51,6% para 43,5%. O expressivo crescimento da população preta, que dobrou desde 1991, atingindo 10,2%, destaca-se como um marco importante.

Os dados do Censo 2022 revelam uma mudança na demografia brasileira, marcada pelo aumento da população que se autodeclara parda, atingindo 45,3%, e pelo crescimento dos que se veem como pretos, dobrando para 10,2%. Pela primeira vez desde 1991, os pardos são a maioria.  

Os números do Censo mostram que 92,1 milhões se declararam pardos, 88,2 milhões brancos, 20,6 milhões pretos, 1,7 milhões indígenas e 850,1 mil amarelos. 

Comparando com 1991, os pardos aumentaram de 42,5% para os atuais 45,3%, enquanto a população branca teve um recuo de 51,6% para 43,5%. O expressivo crescimento da população preta, que dobrou desde 1991, atingindo 10,2%, destaca-se como um marco importante.

A luta histórica dos negros brasileiros contra o racismo e a desigualdade parece estar impactando a percepção individual. Muitos, antes suscetíveis aos efeitos do preconceito, agora assumem com orgulho suas origens e identidade racial, marcando um avanço na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. 

+ sobre o tema

Racismo na Internet pode resultar em até 5 anos de prisão, diz nova lei

Projetos aprovados punem com prisão quem pratica crime virtual....

Xuxa e a fetichização da pobreza

Ao dizer que os três meninos negros no sinal...

para lembrar

Bárbara Querino, modelo negra presa estava a 85 km do local do crime

De acordo com documentos apresentados pela defesa de Bárbara...

O racismo deu certo no Brasil?

As esculturas, músicas, pinturas, literatura, cinema e publicidade colaboraram...

“Marte Um” traz avanço prático e simbólico para diversidade racial, diz diretor

“Marte Um” será o filme do Brasil que disputará uma...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=