Decisão sobre impasse entre quilombolas e Marinha não tem data definida

Segundo a ministra da Seppir, Luiza Bairros, a nova rodada de negociação ocorrerá até meados de outubro

Representantes do governo federal e moradores do Quilombo Rio dos Macacos, em Simões Filho (BA), ainda não acertaram a data da reunião em que tentarão, pela terceira vez, chegar a um acordo que ponha fim ao impasse em torno da área de 300 hectares que quilombolas e Marinha disputam na Justiça. Nesta quarta-feira (26), a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, garantiu que a nova rodada de negociação ocorrerá até meados de outubro.

Durante o último encontro, em 30 de agosto, o governo federal ofereceu às 67 famílias, que vivem a cerca de 1 quilômetro da Base Naval de Aratu, a possibilidade de continuarem ocupando uma área menor (23 hectares), equivalente a 23 campos oficiais de futebol. Os quilombolas rejeitaram a oferta, alegando que a área seria insuficiente para abrigar todos os atuais moradores em condições dignas, pois dividida, entre todos, representaria menos de 0,5 hectare por família.

Na ocasião, ficou acertado que moradores e representantes do governo federal voltariam a se reunir em breve e que os quilombolas deveriam apresentar uma contraproposta. Agora, segundo a ministra Luiza Bairros, a expectativa é que a resposta dos quilombolas permita ao governo “acomodar os interesses da Marinha e da própria comunidade.”

Enquanto os quilombolas lutam para permanecer no território reconhecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pela Fundação Palmares como sendo quilombola, a Marinha sustenta que a área é estratégica para a Defesa Nacional. A Força Armada diz que apenas administra a área – desapropriada na década de 1950 e que, atualmente, pertence à União, segundo a Marinha. Na área, além da Base Naval de Aratu, estão a Vila Naval da Barragem, onde vivem cerca de 450 famílias de militares.

“Estamos esperando que a comunidade nos diga qual é o pedaço de território de que ela necessita para sobreviver para que, a partir disso, possamos tomar uma decisão. No processo de negociação, a bola agora está com a comunidade”, comentou a ministra Luiza Bairros.

Estar de posse “da bola” na negociação não é o bastante para Rosemeire dos Santos Silva, umas das lideranças dos quilombolas. Procurada pela Agência Brasil, Rosemeire disse que enquanto o governo federal demora a achar uma solução para o impasse, a Marinha limita o direito de ir e vir da comunidade, chegando a usar de “métodos intimidatórios”, como revistar ostensivamente crianças a caminho da escola. Além disso, os quilombolas podem ser despejados a qualquer momento por força de uma decisão judicial.

“A Marinha ainda está limitando nosso direito de ir e vir, chegando a nos intimidar com o uso de armas. Até crianças a caminho da escola estão sendo retiradas das vans e sendo revistadas”, disse Rosemeire. Segundo ela, a comunidade pretende reapresentar, na próxima reunião, a mesma proposta, ou seja, reivindicar a posse dos 300 hectares.

“Estamos com a faca na garganta, com uma ordem de reintegração de posse contra nós, mas não somos invasores para pegarmos a primeira proposta e deixarmos nosso quilombo. Quem teria que fazer isso seria a Marinha. Chegaram a sugerir que só teremos água, energia elétrica, casas, saneamento e escola se aceitarmos a proposta (de 23 hectares), pois se formos disputar na Justiça o processo vai demorar e, até o fim, nada poderá ser feito. Estamos começando a cair na real. Quem está nos violentando não é só a Marinha, mas sim o governo federal, que não está fazendo seu verdadeiro trabalho, garantindo nossos direitos”, concluiu Rosemeire.

Em nota, a Marinha explicou que tanto os moradores do Rio dos Macacos, que são cadastrados pela Marinha, quanto os parentes de militares são monitorados ao ingressar na vila naval, cujo acesso é restrito por se tratar de área de segurança. Quem não é cadastrado, mas deseja ingressar na vila, é submetido à triagem e tem que observar às medidas de segurança previstas.

Ainda de acordo com a Marinha, embora a 10ª Vara Federal na Bahia tenha determinado que os quilombolas deixem a área imediatamente a fim de evitar dano ambiental e prejuízo às atividades militares, a “desocupação foi postergada reiteradas vezes, a fim de possibilitar uma saída pacífica dos réus, com realocação segura das famílias em condições dignas de moradia”.

 

 

 

Fonte: Jc Online 

+ sobre o tema

Audiência pública discute situação do Quilombo do Bracuí

Na última semana foi realizada na Câmara de Vereadores...

Os Crespos -Além do Ponto

clique na imagem A Cia. Os Crespos estréia seu novo espetáculo...

Senado comemora Dia da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o...

Cabo Verde em destaque no álbum Antologia de Músicas Africanas

Carina David Já está no mercado a compilação "Antologia...

para lembrar

Lista de municípios que decretaram feriado no dia 20 de novembro

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil...

A reconciliação de Mandela – por Vladimir Safatle

Ao que tudo indica, a África do Sul, dentro...

Naná Vasconcelo é o mais novo doutor Honoris Causa da UFRPE

Eis o mais novo doutor Honoris Causa da Universidade...

Encontro de Will Smith e Naldo leva multidão à loucura

Depois de encontrar com Will Smith, neste Carnaval, o...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=