Denúncia de racismo feita pelo professor Valdecido Pereira da Silva terá audiência preliminar nesta sexta-feira

Acontece nesta sexta-feira (10), às 14h00, no Fórum de Londrina, a audiência preliminar sobre a denúncia de racismo feita pelo professor Valdecido Pereira da Silva. A informação foi repassada pela gestora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo.

Para esta audiência, a gestora está convidando os representantes dos movimentos que combatem o racismo e o preconceito para que estejam presentes em frente ao local da audiência. “As vítimas de racismo e preconceito se fragilizam perante os atos. Precisamos de mobilização para darforça e segurança a elas”, explicou.

Já o professor Valdecido disse que o apoio da Gestão Municipal está sendo importante para o direcionamento do caso. “Estou seguro e com forças para lutar”, relatou.

Ocaso

No dia 28 de dezembro de 2011 o professor da discplina de História do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e mestrando pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Valdecido Pereira da Silva, foi acusado pelo policial civil, Paulo Valério Kwiatkowski, de tentar roubar sua senha bancária.

O professor afirmou que o policial o agrediu verbalmente com palavras que remetem ao crime de racismo. No momento da discussão, Valdecido agrediu fisicamente o policial e foi levado preso até o 1º Distrito Policial, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Infração Penal.

Amigos da vítima contataram o órgão municipal para denunciar o caso. Depois de ouvir o relato do professor, houve o encaminhamento de documento à Procuradoria Jurídica Municipal, para o Ministério Público, para a Defensoria Pública da União, para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Centro de Direitos Humanos (CDH), que estão prestando assessoria jurídica à vítima.

O Ministério Público determinou à Corregedoria da Polícia Civil a instauração de inquérito policial, além da audiência que acontece nesta sexta-feira. O caso está sendo acompanhado também pela secretaria municipal de Assistência Social, no atendimento psicológico ao professor.

O Fórum Intergovernamental de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fipir) decidiu enviar um ouvidor à audiência para acompanhar o caso.

 

 

Fonte: Diário de Londrina

+ sobre o tema

Mortes de jovens negros no Maranhão ultrapassam média nacional

Os dados divulgados na semana passada, fazem parte do...

Defensor público pagará indenização de R$ 12.400 por chamar uma mulher negra de ‘negra, preta e pobre’

Um defensor público aposentado foi condenado nesta quarta-feira a...

Ministra da Seppir: Declarações de Bolsonaro são “caso explícito de racismo”

A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção...

“Formation”: o racismo descobriu que Beyoncé é negra e não vai perdoá-la por isso.

Chegou até mim nos últimos dias, provavelmente por ocasião...

para lembrar

Racismo e insulto racial na sociedade Brasileira

Resumo O objetivo deste artigo é analisar a forma como...

Cota para negros divide opiniões de modelos e profissionais

Organizadora do Fashion Rio terá que entregar, em até...

DILMA: ‘Jovens negros e pobres sofrem mais’

  Ovacionada por jovens, artistas e autoridades em cerimônia no...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de...
spot_imgspot_img

Construção de um país mais justo exige reforma tributária progressiva

Tem sido crescente a minha preocupação com a concentração de riqueza e o combate às desigualdades no Brasil. Já me posicionei publicamente a favor da taxação progressiva dos chamados...

Juiz condena alunas do Vera Cruz por racismo contra filha de Samara Felippo

A Justiça de São Paulo decidiu, em primeira instância, pela condenação de duas alunas por ofensas racistas contra a filha da atriz Samara Felippo. O...

Shopping Higienópolis registrou ao menos 5 casos de racismo em 7 anos

O shopping denunciado por uma família após uma abordagem racista contra adolescentes já registrou ao menos outros quatro casos semelhantes nos últimos sete anos. O...
-+=