‘Vitória’, diz ministra Anielle Franco sobre IBGE apontar maioria da população parda

Enviado por / Fonteda Folha de S. Paulo

Políticos afirmam que resultado é importante para guiar políticas públicas no Brasil

Na tarde desta sexta-feira (22), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, classificou como “vitória” o resultado do Censo 2022, que demonstrou que o Brasil se declara mais pardo do que branco.

“É uma vitória termos um Brasil que se reconhece como negro —e nunca é demais lembrar que pardos e pretos compõem a população negra do Brasil”, escreveu ela no X (ex-Twitter). “Que o passado onde imperava a vergonha e o disfarce da negritude seja cada vez mais distante em nossa história!”

De acordo com o censo, os pardos somam 92,1 milhões de habitantes, o que representa 45,3% de todos os brasileiros. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentou os dados de identificação étnico-racial do Censo nesta sexta na sede do bloco afro Olodum, em Salvador, capital do estado com maior população preta do país.

Além de Anielle, outros políticos comentaram os resultados da pesquisa. Para o deputado estadual Carlos Minc (PSB-RJ), o levantamento mostra que o mais importante “é combater todas as formas de racismo e desigualdade. Também, implementar com mais força a nossa lei que determina o ensino das culturas afro-indígenas nas escolas.”

Para Minc, a divulgação dos resultados é uma forma de aumentar a cultura e combater o preconceito, “pelo menos a parte que é ligada à desinformação, e também prestigiar maioria da nossa população”. “Você vê história contada por brancos, com heróis brancos, com religiões brancas e isso, hoje em dia, é minoria da população”, escreveu ele também no X.

Por fim, ele disse que é preciso também combater a desigualdade da renda, na terra e nos cargos. “Vamos tirar toda a consequência desse dado do IBGE.”

Ainda de acordo com o IBGE, o Pará é o estado que concentra a maior população de pessoas pardas do Brasil. A deputada estadual Lívia Duarte (PSOL-PA) comentou que “há anos que o Brasil é majoritariamente negro. Agora, sabemos que pardos são o maior grupo demográfico.”

Assim como Minc, ela destacou que os dados são essenciais para “pensarmos políticas públicas que diminuam as desigualdades sociais”.

Desde 2000, o percentual de pessoas no Brasil que se identificam como pretos e pardos aumentando de forma gradativa. Em 2010, tornaram-se juntos a maior parcela da população –50,7%, ante os 47,7% que se declaravam brancos.

No censo atual, a tendência de ascensão se manteve, e os dois grupos continuaram como maioria. No recenseamento passado, pardos eram 43,1% da população, enquanto pretos, 7,6%.

Hoje, o percentual da população que se reconhece como preta subiu para 10,2% —o que representa cerca de 20,6 milhões de pessoas. A variação desse percentual foi de 42,3%, a segunda maior ao longo da última década, atrás apenas do aumento da população indígena, que cresceu 89% entre 2010 e 2022.

+ sobre o tema

Retratos do sofrimento, num estado em que o crime pode tudo

Mães chorando a morte de filhos. Jovens velando a...

Conselho Nacional de Justiça suspende posse de juiz branco, que entrou como cotista para pardos e negros

O ministro Luiz Philipe de Mello Filho, do  Conselho Nacional...

Ser homem e negro é um rascunho inconcluso e constante

"I'm gonna be the best me..." (da música "I'm...

para lembrar

John Galliano foi considerado culpado mas não vai para a prisão

John Galliano, de 50 anos, foi despedido do posto...

Protesto encontra shopping fechado; movimento negro vai à polícia e acusa JK de racismo

Movimento negro faz B.O. contra ‘racismo’ de Shopping JK...

A política de cotas

Míriam Leitão Em vez de discutir cota, é melhor investir...

Mais uma denúncia de racismo em shopping center paulista. Por Donato

A história se repete. Há dois dias, o menino...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=