Depoimento: Fechar as portas é obsceno e mostra histeria do urbanóide acuado

Por: BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

O deprimente espetáculo que testemunhei na tarde de sá­bado na entrada do shop­ping JK Iguatemi, na Vila Olímpia, em São Paulo, despertou minha imaginação.

E se a “invasão” fosse in­versa? Enquanto os tambores da Uneafro (União de Núcleos de Educação Popular para Negros) imploravam atenção em frente ao shopping, eu montava um cenário mental.

Nele, vans chegariam de surpresa a Paraisópolis com playboys e patricinhas dos Jardins, de camisetas com o dizer “#partiurolezi­nho” e pulseirinhas VIP do evento. Seria tão despropositado quanto a existência da camiseta “100% branco”, não?

Cheguei ao shopping JK às 12h e notei a vitrine da Bulgari careca. Logo depois, três gatos (pardos) pingados do protesto contra shoppings “antirrolezistas” deram as caras e o shopping fechou as portas.

O shopping JK não se mostrou preocupado em perder as vendas ou com a propaganda negativa pelo gesto. Não permaneceu um só interlocutor para conversar com os manifestantes. Sobraram só seguranças e porta cerradas.

“O shopping não terá a imagem prejudicada”, diz um dos manifestantes. “Ao contrário, a clientela aprova a demonstração de força”. Será?

Maria das Dores, moradora da ex-favela Funchal, vizinha ao shopping, que estava passando por ali, puxa conversa: “Se a garotada fosse bem-educada poderia entrar no shopping, mas não é”.

Como? Será apenas questão de educação? Não são cor e classe social que destoam? Ela garante que não. “Veja o Obama, educou-se e chegou lá”. Entendeu, Martin Luther King? Sacou, Malcolm X?

A obscenidade das portas cerradas em pleno sábado é expressão da histeria que domina a psique do urbanóide acuado. A engenheira Lucia Santos dá sua receita para o tema: “Deveriam começar a controlar a partir da internet”.

Lembro a ela que existem casos de estudantes brancos, de “bixos” (pessoal da FEA no Eldorado, está no YouTube) que fazem fuzarca, mas que ninguém chama polícia ou entra em pânico com isso.

“Mas estes de agora são orquestrados”, ela adverte. Pergunto por quem. “Pessoal no meu trabalho diz que é pela Dilma, o Lula”. E se não for? Ela reconsidera: “Bem, nesse caso… Quando é branco ninguém faz nada… Então eu acho que todos devem ter o direito de se manifestar”.

 

Quantos dias o Iguatemi aguentaria fechado? – Por Saul Leblon

 

“Negrada” e “baianada”: criminalização de “rolezinhos” gera explosão de racismo na internet

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Casais negros aderem a relações afrocentradas

Termo usado para designar uma união afetiva e/ou sexual...

É a pré-campanha eleitoral

A compulsão eleitoral moveu o prefeito do Rio de...

Lula cria fundo privado de R$ 20 bi para tentar manter alunos pobres no ensino médio

O governo Lula (PT) editou uma MP (medida provisória) que cria...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham...

para lembrar

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso Marielle

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso...

Grafites de Marielle e Maria da Penha são alvos de ataques de vândalos no Rio

Dois grafites da vereadora Marielle Franco (PSOL) e um...

Justiça absolve policiais acusados de tortura e morte de Amarildo

A 8ª Câmara Criminal da Justiça do Rio de Janeiro absolveu ontem (13)...
spot_imgspot_img

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...

Enviado ao STJ, caso Marielle passa a ter dois eixos de apuração: executores e mandantes

O caso da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, assassinados em 2018, foi dividido em dois eixos. Uma parte segue no Rio...

Atirador mata três homens negros na Flórida; crime teve ‘motivação racial’, diz polícia

Um homem branco matou três homens negros do lado de fora de uma loja de descontos em Jacksonville, no estado americano da Flórida, em...
-+=