Deputado sueco renuncia por escândalo de racismo

Um deputado sueco, considerado um forte candidato ao posto de líder do partido de extrema direita Democratas da Suécia, anunciou neste domingo que está deixando o Parlamento e seu partido após um escândalo de racismo.

Erik Almqvist, 31 anos, era um dos três membros de seu partido flagrados em um vídeo proferindo insultos racistas contra dois homens, e depois pegando em barras de ferro após uma discussão diante de uma lanchonete. Ele chegou a chamar uma mulher que tentou interferir de “putinha”. “Não, este não é o seu país, é o meu país”, disse também Almqvist.

Erik Almqvist, que era o representante de seu partido para questões econômicas, havia renunciado a esta função em meados de novembro, após a divulgação de trechos do vídeo no site do tabloide sueco Expressen.

O vídeo, de junho de 2010, foi filmado com um telefone celular por Kent Ekeroth, representante deste mesmo partido para questões de justiça. Não foi explicado como o Expressen obteve o vídeo.

Neste domingo, Almqvist anunciou que deixava o partido, renunciando ao seu assento no Parlamento. “Tomar esta decisão foi incrivelmente difícil. Eu reconheço que meu comportamento naquela noite, há dois anos e meio, prejudicou ao meu partido e a mim, como homem político”, declarou neste domingo. “Após consultas com meu partido, decidi deixar o meu partido e o Parlamento”, afirmou.

Já Ekeroth anunciou, após a revelação do vídeo em novembro, que se afastaria temporariamente de seu posto de representante para questões de justiça do partido, mas que se manteria como deputado. O presidente dos Democratas da Suécia, Jimmie Aakesson, anunciou uma limpeza interna para expulsar elementos racistas e “extremistas”.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

ONU denuncia ataques racistas contra Vinicius Junior

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos...

Jim Crow à brasileira: algumas impressões sobre “13ª emenda”

Já ouvi muita gente falar das diferenças entre o...

para lembrar

Ações da PM deixam sete mortos na Baixada Santista

De sexta-feira (2) a domingo (4), ações da Polícia...

Novas regras tentam reduzir letalidade da PM de SP

Por: Luis Kawaguti     Após registrar uma alta de 24% no...

Medidas de combate ao terrorismo alimentam racismo e xenofobia, alerta especialista da ONU

Os governos devem fazer mais para combater o racismo,...

Rapaz diz que ator Luís Salém o discriminou: ‘Você é preto e feio’

Por: Ana Carolina Torres     Um homem diz ter sido alvo...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=