Medidas de combate ao terrorismo alimentam racismo e xenofobia, alerta especialista da ONU

Os governos devem fazer mais para combater o racismo, a islamofobia e a discriminação que se agravam em meio à ameaça de terrorismo em curso e são, em alguns casos, alimentados por políticas antiterroristas, de acordo com um relator especial das Nações Unidas.

Da Onu

Foto: Shutterstock

Mutuma Ruteere disse à Assembleia Geral em Nova Iorque que o discurso de ódio e as medidas de segurança estavam alimentando o racismo, a xenofobia e a discriminação com base na origem étnica das pessoas, bem como no status de migração ou religião – no contexto atual de medidas e legislação antiterroristas.

“O aumento dos ataques terroristas nos últimos tempos levou os Estados em várias regiões do mundo a adotar uma variedade de medidas antiterroristas”, disse Ruteere, relator especial das Nações Unidas sobre formas contemporâneas de racismo em seu relatório.

“No entanto, em muitos países, essas medidas provocaram preocupação com a proteção dos direitos humanos. Também testemunhei a proliferação da retórica antimuçulmana e o surgimento de partidos extremistas de direita.

“Enquanto isso, as políticas de combate ao terrorismo afetaram desproporcionalmente pessoas de certos países, restringindo consideravelmente sua liberdade de movimento. Vários países modificaram a legislação para tornar mais fácil retirar os cidadãos das suas nacionalidades se suspeitarem de atividades relacionadas ao terrorismo”, ressaltou.

Ruteere disse que abordar as desigualdades econômicas foi fundamental para enfrentar o desafio de combater o terrorismo sem alimentar o racismo, a xenofobia e a discriminação.

“Tenho notado que os partidos populistas ganharam apoio, capitalizando as preocupações dos cidadãos sobre os encargos financeiros da migração e sua crença de que os migrantes se envolvem em crimes, levam empregos dos cidadãos nacionais, representam uma ameaça à identidade nacional ou têm práticas religiosas incompatíveis com sociedades modernas”, explicou o especialista.

O relator especial destacou exemplos de boas práticas para os Estados e outros atores, incluindo medidas legais, políticas e institucionais adaptadas para combater o racismo, a xenofobia e a discriminação no contexto da luta contra o terrorismo.

O relator também apresentou um relatório sobre o combate à glorificação do nazismo, do neonazismo e de outras práticas que contribuem para alimentar formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância relacionada. O relatório se baseia em contribuições de 10 Estados, bem como de organizações não governamentais e outras organizações.

+ sobre o tema

Cécile Kyenge e o racismo como cortina de fumaça para a crise da direita na Itália

  Repetidos ataques contra ministra de origem congolesa...

Australiana é presa suspeita de racismo no DF

  "Não vou sujar minha mão com uma...

UFRGS terá cotas em todos os programas de pós-graduação em 2023

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande...

para lembrar

Professor que comparou cerveja escura a mulher negra se torna réu por racismo

Para Justiça Federal, a declaração do professor sugere desprezo...

Audiência discute cotas para negros no serviço público

No mês da Consciência Negra, a Assembléia Legislativa de...

Quase metade dos adultos que querem adotar faz questão de escolher a cor da criança

  BRASÍLIA - O cadastro de adoções do Conselho Nacional...

Policiais algemam adolescente de 15 anos grávida e a transportam no camburão

A jovem, que gritava e chorava, foi ilegalmente transportada...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=