5º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação

Enviado por / FonteDo JEDUCA

Desigualdades educacionais, Covid-19 e pós-pandemia

A pandemia escancarou as desigualdades educacionais do país como também as aprofundou. Acesso desigual à internet, entraves para a oferta equânime de ensino remoto, infraestrutura escolar precária em muitas localidades e os impactos no aprendizado e na evasão de alunos pobres e negros. Quais caminhos para a educação brasileira nesse cenário?

Com Julia Ribeiro, Lília Melo, Suelaine Carneiro, Vitor Zanelatto e mediação de Renata Cafardo.

// QUEM PARTICIPA

Julia Ribeiro

Oficial de Educação no Unicef no Brasil, desde 2007. É pedagoga pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Estudos e Terapias Integradas Salvador (CETIS) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Possui curso de extensão em Equidade, Qualidade e Liderança pela Escola de Educação da Universidade de Harvard, e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília. Trabalhou em sala de aula como professora de Educação infantil, e em organizações da sociedade civil em atividades relacionadas ao desenvolvimento de cidadania de adolescentes em situação de vulnerabilidades, bem como em articulação de políticas públicas e desenvolvimento de capacidades de municípios com baixo IDH no interior da Bahia.  Também foi consultora do Ministério da Educação para projetos relacionados a vulnerabilidades educacionais. 

Suelaine Carneiro

Coordenadora de Educação e Pesquisa de Geledés Instituto da Mulher Negra. É socióloga pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, feminista, mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atua nos seguintes temas: feminismo, racismo, educação, educação das relações raciais. Autora de publicações sobre: gênero, raça e educação; violência racial; violência doméstica; Promotoras Legais Populares.

Lília Melo

Professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc-PA). Conquistou, em 2018, o prêmio nacional “Professores do Brasil”, do MEC (Ministério da Educação), após criar o projeto “Juventude Negra Periférica – Do Extermínio ao Protagonismo”, com jovens do bairro Terra Firme, em Belém (PA). É fundadora do Cine Club TF, coletivo engajado na transformação social da periferia pela arte, em Belém. É embaixadora da Varkey Foundacion, do Global Teacher Prize. Em 2019, foi embaixadora da Teach The Future Brasil e também do Prêmio Professor Transformador (Base2 e Bett Educar). Ficou entre as 50 finalistas do Prêmio Educador nota 10, da Fundação Victor Civita, no ano de 2019.

Vitor Lauro Zanelatto

Jovem catarinense, atua com a pauta ambiental e climática através de campanhas, grupos e organizações da sociedade civil. É graduando de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2019, tornou-se membro do Ashoka Youth Changemakers, iniciativa da Ashoka Global. É colaborador Apremavi, organização responsável pelo plantio de árvores e pela execução de projetos de restauração, educação ambiental e para o diálogo com outros setores da sociedade. Atua também na Secretaria Executiva do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina – Diálogo Florestal. Colabora com a Rede Conhecimento Social no projeto de pesquisa “Juventudes e a Pandemia”, e é fellow YCL e TEDx Speaker “Existe Futuro sem Ativismo?”.

Renata Carfardo – MEDIAÇÃO

Vice-presidente da Jeduca e repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo, em sua segunda passagem por lá. É ainda colunista de educação do Estadão e da rádio Eldorado. É autora do livro O Roubo do Enem, da Editora Record. Cobre educação desde o ano 2000, quando começou no Estadão. Entre 2010 e 2015 foi repórter da TV Globo. Passou pelo Fantástico, onde fez matérias especiais de educação, e por todos os telejornais diários. Em 2016/2017 foi colaboradora da Folha de S. Paulo em Nova York e cursou o Global Reporting Institute, da Universidade de Columbia, uma formação para jornalistas sobre primeira infância. É vencedora dos prêmios Embratel, Ayrton Senna, Andifes, Estado, Troféu Mulher Imprensa, além de finalista do Esso.

Confira a agenda completa aqui

+ sobre o tema

Estudantes criam aplicativo que organiza texto com normas da ABNT

Yguaratã Cerqueira e dois colegas passaram os quatro últimos...

Por que trabalhar com Literatura Negra em sala de aula?

Apesar da implementação da Lei 10.639/2003 que diz respeito...

Enem traz violência contra mulher na redação; veja análise de professores

Tema é 'a persistência da violência contra a mulher...

para lembrar

Favelas vão à luta: Maré faz vaquinha e Paraisópolis cria área para isolar infectados

Numa iniciativa para tentar frear a disseminação do novo...

Apaixonado pela Portela, enfermeiro morre de covid-19 no Rio

Evandro Barbosa, 55, foi mais um profissional infectado pelo...

Ramadã na pandemia: muçulmanos direcionam fé a ações solidárias

Ramadã é o mês dedicado a fortalecer a fé...

Coronavírus: o que está por trás da aparente resistência da África à pandemia

Embora os especialistas alertem que ainda é muito cedo...
spot_imgspot_img

Mortes maternas e de recém-nascidos não têm queda desde 2015, diz OMS

O número de mortes maternas e de recém-nascidos não apresenta queda significativa desde 2015 e chega a 4,5 milhões de ocorrências a cada ano, aponta a OMS...

Fraude na vacinação é falta de caráter

O sérvio Novak Djokovic é o tenista número um do mundo. Aos 35 anos, caminha para uma centena de títulos, 22 deles em torneios...

Relatório da ONU aponta que 258 milhões sofreram com insegurança alimentar no último ano

O Relatório da Crise Global de Alimentos, divulgado pela ONU nesta quarta-feira, apontou que 258 milhões de pessoas sofreram com situações de insegurança alimentar...
-+=