‘Dicionário das Relações Étnico-Raciais Contemporâneas’ convida ao aprendizado

Obra é a primeira do gênero produzida integralmente no país

A dimensão étnico-racial vem ocupando lugar essencial para a análise social, política, econômica e cultural do Brasil e se tornou um dos temas mais populares e complexos dos tempos atuais. Conceitos desenvolvidos ao longo de décadas de lutas, estudos e estatísticas se unem (ou se confrontam) no debate coletivo com percepções individuais matizadas por visões de mundo não raro antagônicas.

Por isso é de importância ímpar o lançamento do “Dicionário das Relações Étnico-Raciais Contemporâneas”, um material de fôlego organizado por Flávia Rios, Márcio André dos Santos e Alex Ratts, que chega às livrarias este mês pela editora Perspectiva.

Em suas 328 páginas, especialistas brasileiros e de várias partes das Américas discorrem didaticamente sobre 53 verbetes, que vão de “afrocentricidade” a “holocausto”, de “islamofobia” a “perigo amarelo”, de “povos indígenas” a “teoria crítica racial”.

Os organizadores apontam como um dos propósitos principais do compêndio ser uma ferramenta para “ampliar e balizar posicionamentos”, e o antropólogo Kabengele Munanga, que assina a orelha do dicionário, indica algo fundamental: uma oportunidade de que nos entendamos a partir do compartilhamento de noções essenciais para essa conversa. A democratização de um léxico basilar que, neste momento da história, traduz o que se fala ao utilizar termos hoje tão conhecidos quanto comumente mal compreendidos, como “branquitude“, “raça” ou “genocídio”.

“O objetivo central é trazer um panorama amplo de temas e termos relevantes no Brasil, na América Latina e em outras partes do mundo que dizem respeito às dinâmicas, tensões e anseios de diferentes grupos sociais que são racializados nas Américas. O dicionário tem uma perspectiva histórica, recuperando conceitos mais antigos, mas também registra termos novos que circulam em pleno século 21”, resume à coluna Flávia Rios, doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo, professora da Universidade Federal Fluminense e uma das organizadoras da obra —a primeira do gênero produzida integralmente no país.

“Com o dicionário pretendemos alcançar pessoas diversas e também instituições, como escolas e universidades, além de fortalecer o próprio debate público, porque nem sempre a gente pode parar para ler 50 livros para entender um conceito. Então, recorremos a especialistas de diferentes áreas do conhecimento, que estão há décadas trabalhando em alguns temas e por isso puderam escrever em cinco ou seis páginas sobre termos-chaves das relações étnicas e raciais”, diz Rios. “O objetivo é o de difusão de conhecimento, como um bom dicionário deve ser.”

Alguns dos autores que compõem o volume são Ynae dos Santos, Lilia Moritz Schwarcz, Aderivaldo Ramos de Santana, Paulo Neves, Angela Figueiredo, Michel Gherman, Francirosy Campos Barbosa, Gersem Baniwa, Aza Njeri e Laís Miwa Higa, entre outros.

“Neste início de século, muitos conceitos apareceram e animam o debate público e acadêmico no Brasil. Foi importante para nós, organizadores, que diferentes grupos pudessem apresentar as suas contribuições nesse dicionário. Com isso, foi possível mostrar diversas camadas da multirracialidade brasileira, a exemplo da questão negra, indígena, judaica e do leste asiático, dos imigrantes latino-americanos e africanos, dentre outros”, pondera Rios.

Também pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro/Cebrap), ela aponta ainda para o caráter pedagógico do volume, que não ignora o potencial das redes sociais para a disseminação rápida dos temas abordados pelo material.

“O dicionário se situa entre um debate mais rápido, como vemos na internet, e um artigo científico um pouco mais longo. Com isso, pode matar a curiosidade que temos sobre certos assuntos, garantindo um pouco de profundidade.”

Por fim, a ideia é ainda estimular o aprendizado contínuo sobre uma temática que é dinâmica, a partir das linhas de reflexão que os autores apresentam, conta a organizadora. Deixar “um gostinho para quem quer buscar mais conhecimento, porque temos boas referências bibliográficas”.

+ sobre o tema

Sociólogo registra queixa de racismo no MP estadual

  Yuri Silva, O sociólogo Josenildo Sousa, especialista...

SP: transferência de padre negro causa revolta no interior

Wilson Luís Ramos enfrentou preconceito racial e resistência de...

Foguinho, Carvão, Chocolate, Negueba Racismo dentro das escolas agrava evasão em Alagoas

Foguinho, Carvão, Chocolate, Negueba. Esses apelidos são rotina na...

Péricles diz que sucesso na música trouxe respeito a ele: ‘Homem negro e gordo’

O cantor Péricles está ativo na música desde os...

para lembrar

Comitê Estratégico apresenta propostas contra o racismo

O Comitê Estratégico, comandado pelo presidente da FIFA, Joseph...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas...

Baile de favela? Só se for bem longe dela!

A favela é quase um mito urbano. Não porque...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=