Sociólogo registra queixa de racismo no MP estadual

 

Yuri Silva,

O sociólogo Josenildo Sousa, especialista em educação e gestão ambiental, denunciou essa semana ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) um caso de racismo que ele afirma ter sofrido durante processo seletivo na empresa de estacionamentos Wellpark.

Josenildo é rastafari e militante da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen). Ele disputava uma vaga de orientador de trânsito para atuar no Festival de Verão e conta ter sido orientado a raspar os cabelos.

“Fui aprovado na prova escrita e redação, pediram que eu começasse a providenciar documentos e, de repente, me ligaram pedindo que eu fosse à empresa”, contou.

“Orientação superior”

Segundo o sociólogo, os responsáveis pelo setor de recursos humanos da Wellpark elogiaram seu rendimento, mas informaram que, por orientação de superiores, ele deveria raspar os cabelos, caso quisesse ser contratado. “É óbvio que não aceitei. E perdi a vaga”, disse Josenildo.

“Sou trabalhador. Me sinto humilhado e discriminado. Fiquei perplexo. Em que país estamos para não me aceitarem por ser negro?”, indaga.

De acordo com informações da assessoria de comunicação do MP-BA, Josenildo esteve no órgão no dia 29 e foi ouvido pela promotora de Justiça Grace de Menezes Campello no dia seguinte.

Por meio da assessoria, a promotora informou que vai investigar a denúncia, ouvir testemunhas e, posteriormente, decidir quais medidas podem ser tomadas.

A equipe de reportagem de TARDE procurou a diretoria de comunicação da Wellpark na Bahia, que informou estar em reunião e prometeu entrar em contato para responder sobre o caso. Até a publicação desta edição, não houve retorno da empresa.

 

 

Fonte: A Tarde

+ sobre o tema

Fórmula 1: Pilotos protestam contra o racismo antes do GP da Áustria

A Fórmula 1 tem se engajado mais com questões...

Subordinação Racial no Brasil e na América Latina

PREFÁCIO Por Arivaldo Santos de Souza Enviado para o Portal Geledés Subordinação Racial...

Sobrinha de George Floyd é baleada enquanto dormia em casa nos EUA

A sobrinha de George Floyd, homem negro morto pela polícia...

A favela não venceu

O exemplo de sucesso como mensagem de opressão Por Startup...

para lembrar

Após anos de queda, taxa de homicídios volta a crescer em SP

Índice caía desde os anos 90, mas em 2012...

Futebol brasileiro já tem 14 denúncias de racismo em 2019

Dados de observatório mostram que caso na Arena do...

Violência abre debate sobre proibição do partido neonazista na Grécia

Após meses de tolerância com relação ao comportamento...

Tudo isto está muito mal explicado

Por: CRISTIANO PEREIRA     A morte de...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=