Sociólogo registra queixa de racismo no MP estadual

 

Yuri Silva,

O sociólogo Josenildo Sousa, especialista em educação e gestão ambiental, denunciou essa semana ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) um caso de racismo que ele afirma ter sofrido durante processo seletivo na empresa de estacionamentos Wellpark.

Josenildo é rastafari e militante da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen). Ele disputava uma vaga de orientador de trânsito para atuar no Festival de Verão e conta ter sido orientado a raspar os cabelos.

“Fui aprovado na prova escrita e redação, pediram que eu começasse a providenciar documentos e, de repente, me ligaram pedindo que eu fosse à empresa”, contou.

“Orientação superior”

Segundo o sociólogo, os responsáveis pelo setor de recursos humanos da Wellpark elogiaram seu rendimento, mas informaram que, por orientação de superiores, ele deveria raspar os cabelos, caso quisesse ser contratado. “É óbvio que não aceitei. E perdi a vaga”, disse Josenildo.

“Sou trabalhador. Me sinto humilhado e discriminado. Fiquei perplexo. Em que país estamos para não me aceitarem por ser negro?”, indaga.

De acordo com informações da assessoria de comunicação do MP-BA, Josenildo esteve no órgão no dia 29 e foi ouvido pela promotora de Justiça Grace de Menezes Campello no dia seguinte.

Por meio da assessoria, a promotora informou que vai investigar a denúncia, ouvir testemunhas e, posteriormente, decidir quais medidas podem ser tomadas.

A equipe de reportagem de TARDE procurou a diretoria de comunicação da Wellpark na Bahia, que informou estar em reunião e prometeu entrar em contato para responder sobre o caso. Até a publicação desta edição, não houve retorno da empresa.

 

 

Fonte: A Tarde

+ sobre o tema

UNESCO convida municípios brasileiros a integrarem coalizão de cidades contra o racismo

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a...

Taís Araújo comemora prisão de racistas, mas teme preconceito contra filhos

Em sua primeira entrevista a jornalistas após a prisão...

Internet reage com extremo racismo à coroação de descendente de indianos a Miss EUA

Entre as "barbaridades", disseram que ela é terrorista e...

Autoridades abrem reunião da ONU sobre Década Internacional de Afrodescendentes

Ministra Nilma Lino Gomes discursou na abertura Do SEPPIR Gestores de...

para lembrar

Franciele faz afirmativa sobre negros e leva bronca de Valter: “Isso é racismo”

Papo rolou na varanda da casa Sentada na varanda com...

Valmir Assunção: Adoção de cotas não provocou apocalipse

Para os que desmerecem a importante política afirmativa...

Ufac abre processo administrativo contra professor que se fantasiou de ‘negão do WhatsApp’

Instituição vai ouvir professor, que foi acusado de racismo....
spot_imgspot_img

Ataques racistas contra a juíza Helenice Rangel não podem ficar impunes

"Magistrada afrodescendente" com "resquício de senzala" e "memória celular dos açoites". Estes são alguns dos termos ofensivos desferidos pelo advogado José Francisco Barbosa Abud contra a...

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...

Miopia econômica

O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no...
-+=