Documentário russo censura sexualidade de Tchaikovsky

Sexualidade de Tchaikovsky é censurada em documentário russo. Filme financiado pelo Ministério da Cultura da Rússia prefere se omitir sobre suposta homossexualidade de compositor

Por:Sandro Fernandes

A controversa lei russa contra a propaganda de “relações não tradicionais aos menores de idade” parece não ter poupado nem mesmo figuras gays históricas do país.

Segundo o jornal russo Izvestia, um documentário que está sendo produzido na Rússia conta a história do compositor Piotr Tchaikovsky sem a parte que fala sobre a alegada homossexualidade do artista.

Mais do que omitir, o roteirista Yuri Arabov negou que Tchaikovsky fosse gay. Segundo ele, o filme quer mostrar o compositor como um homem “sem família que ficou preso nesta ideia de que supostamente amava outros homens”. O roteiro de Arabov sugere ainda que Tchaikovsky sofria com estes rumores.

O jornal independente Novaya Gazeta afirmou esta semana que uma de suas colunistas teve acesso à versão original do script no início deste ano e que o filme retratava o sofrimento de Tchaikovsky por causa do amor que ele sentia por um jovem rapaz. Na versão final, revisada cinco vezes, o assunto não é nem mesmo mencionado. A colunista do jornal insinua que o roteirista Arabov está sendo cauteloso devido à nova lei sobre “propaganda gay”. O filme é financiado pelo Ministério da Cultura. Arabov preferiu não comentar.

Em março deste ano, o ministro de Cultura russo, Vladimir Medinsky, declarou: “Preferências sexuais não devem ser mostradas, não devem ser discutidas, não na televisão, não no parlamento, não em um evento com 500 mil pessoas”.

Avança o projeto de cura gay

Em entrevista coletiva em Moscou, o deputado Mikhail Degtryarev disse que está sendo levado para a Duma (câmara baixa da Assembleia Legislativa russa) um projeto que reinstaura a proibição de doação de sangue por homossexuais. O deputado argumenta que a maioria dos países ocidentais já tem esta proibição, citando Estados Unidos, Japão, Alemanha, França e Israel.

“Vamos sugerir alterações na lei sobre os doadores de sangue e reintroduzir a homossexualidade na lista de contraindicações”, explicou o deputado Mikhail Degtyarev, que é candidato à prefeitura de Moscou pelo partido nacionalista LDPR. As eleições acontecem no dia 8 de setembro.

Sem citar fontes, Degtyarev disse em coletiva em Moscou que a medida não é discriminatória porque “65% das pessoas HIV-positivas são homossexuais”.

O deputado disse ainda que a Duma está trabalhando em um projeto que ofereceria aos gays consultas anônimas com psicólogos, psicoterapeutas e sexólogos que iriam ajudá-los a “voltar a ter uma vida normal e tornar-se heterossexuais, como são entre 95 e 99% dos nossos cidadãos”.

Pesquisas recentes do Centro de Opinião Pública Levada indicam que 16% dos russos acreditam que os homossexuais devem ser isolados da sociedade, 22% pensam que os gays devem receber tratamento obrigatório e 5% acham que eles devem ser exterminados.

A Rússia vive uma crise demográfica e estima-se que a população vá diminuir de 143 milhões para 139,3 milhões em 15 anos.

Yelena Isinbayeva retira declarações anti-homossexual

 

Fonte: Pragmatismo Político 

+ sobre o tema

EUA aprovam produção de 1ª pílula para prevenir transmissão do HIV

Truvada, do laboratório Gilead Sciences, foi autorizado por agência...

Livro sobre espetáculo Cabaré da Raça é lançado

Cartão de visita da companhia negra de maior...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=