Eleição para Conselho Municipal de Políticas para Mulheres. Veja como se candidatar

MULHERES VAMOS NOS MOBILIZAR E PARTICIPAR ! 

CANDIDATE-SE 

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 18 DE NOVEMBRO, SAIBA COMO: 

https://cmpmsp.wordpress.com/edital-de-inscricao/

Para ampliar e fortalecer a atuação das mulheres de todas as regiões da cidade nas políticas sociais e de enfrentamento às desigualdades de gênero, raça e etnia, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) convoca todas as mulheres da cidade de São Paulo em eleição para Conselho Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM).

A política de participação e de controle social é um dos marcos da gestão Fernando Haddad.  A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), criada em janeiro de 2013, no início do mandato Haddad, trabalha ativamente para que cada vez mais mulheres se empoderem da política, tenham representatividade, e influenciem em todas as decisões que garantam desenvolvimento social, econômico, político e cultural da cidade.

O que é o CMPM? 

Criado pela SMPM, o CMPM é um organismo autônomo, consultivo e deliberativo de participação das mulheres da cidade de São Paulo no controle social e de formulação, com a Prefeitura, de ações e políticas públicas que integrem todas as mulheres na política, economia e cultura da cidade.

Por que é importante a cidade ter um CMPM?

Para garantir a continuidade das políticas públicas, projetos e ações que promovem a igualdade de gênero e os direitos e a cidadania das mulheres em todo o município de SP, por meio da efetiva construção em conjunto com a sociedade civil.

Como será composto o CMPM? 

O CMPM será composto por 50 mulheres: 25 do Poder Público Municipal e 25 da sociedade civil. Estas serão escolhidas pelo voto direto em eleição: 15 representantes de entidades, organizações e movimentos com atuação comprovada na temática de gênero e políticas para as mulheres e 10 representantes das regiões da cidade: 2 da região norte; 3 da região sul; 3  da região leste; 1 da região oeste; e 1 da região centro.

 Quem pode votar?

Todas as mulheres a partir de 16 anos, moradoras e eleitoras na cidade de São Paulo, e regulares com a Justiça Eleitoral até 22 de setembro de 2016. Mulheres imigrantes também podem votar na Subprefeitura da Sé; para isso devem se cadastrar previamente na página Eleitora Imigrante: Cadastre-se aqui. Mulheres transexuais deverão apresentar, no dia da votação, além de R.G. e titulo de eleitor, autodeclaração na página Como Votar, conforme modelo disponível.

clique aqui e veja onde votar

Quais as principais funções do CMPM? 

  1. Formular, propor e avaliar diretrizes de ações governamentais voltadas à elaboração e execução de políticas públicas municipais de promoção da igualdade entre mulheres e homens, igualdade de gênero e direitos das mulheres;
  2. Atuar no controle social de políticas públicas e serviços voltados às mulheres e à promoção da igualdade de gênero;
  3. Estimular a participação das mulheres nos organismos públicos e em outros espaços de participação e controle social;
  4. Fiscalizar, estimular e acompanhar a intersetorialidade e transversalidade das políticas públicas municipais, de forma a contemplarem e respeitarem a perspectiva de gênero em sua concepção e execução.

+ sobre o tema

O feminismo chegou ao mundo da moda?

"Todos devíamos ser feministas”. Se há uns dias me...

Dez passos para combater o nosso machismo ridículo.Por Leonardo Sakamoto

Passei tanto tempo tentando explicar a um grupo de...

Pai de Malala critica patriarcado e exalta o feminismo em pronunciamento inspirador

Ziauddin Yousafzai ainda falou da importância de criar os...

para lembrar

Os privilégios de ser uma mulher branca

Nestes dois anos de muita pesquisa, nunca tivemos tanta...

Discurso da Ministra Eleonora Menicucci no plenario da CRPD

Confiram o discurso da Ministra Eleonora Meniccuci da...

A potência de Adelir – Por: ELIANE BRUM

Que dogmas tão profundos a gestante de Torres feriu...

Ator revela homossexualidade e recusa participação em festival de cinema na Rússia

Wentworth Miller, protagonista da série Prison Break, declarou que...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=