Em resposta ao ‘Desafio da Maternidade’, feministas desconstroem a imagem idealizada do que é ser mãe

Um novo desafio no Facebook está gerando algumas polêmicas.

Por Ana Júlia Gennari, do HuffPost Brasil

O Desafio da Maternidade pede a mães que elas compartilhem fotos com seus filhos para demonstrar como a maternidade as deixa feliz. E as convida a marcar outras mulheres na postagem, para que elas façam o mesmo.

A “brincadeira” viralizou pelas redes sociais, mas algumas mães feministas demonstraram incômodo com a carga de romantização colocada em cima do que é ser mãe.

Natália Pinheiro, estudante de letras da Universidade Federal de Santa Catarina, foi uma delas. Para demonstrar sua insatisfação, ela publicou um texto nesta terça (16) em seu Facebook na contramão das demais postagens. O post já alcançou mais de 2,5 mil curtidas.

“Participo do desafio, mas não endosso sua premissa. A maternidade não me faz feliz, o Yuri me faz feliz. (…) Eu não amo ser mãe em uma sociedade que reserva a mim o papel de cuidadora inata, de Maria, de culpada. Eu não amo ser mãe em um sistema que me apedreja por dizer que eu não amo ser mãe, por dizer que ser mãe é a experiência mais triste e solitária que já vivi, por falar sobre amor sem falar sobre hierarquia, por nunca deixar ninguém dizer que amar um filho é viver só por ele. Eu sou tão importante quanto o Yuri. Minha felicidade, meus sonhos e minha individualidade valem o mesmo que a felicidade dele, os sonhos dele e a individualidade dele.

Publicado por Natália Pinheiro em Terça, 16 de fevereiro de 2016

Sua postagem causou certo alvoroço. Natália foi criticada nas redes, principalmente por homens, e relatou ter sido ameaçada por alguns deles. “Me mandaram mensagens falando que eu deveria ser abortada, estuprada e morta”. Em resposta a isso ela também publicou:

Screen Shot 2016-02-18 at 10.12.24 AM

A designer de moda de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Janice Mascarenhas, também escreveu sobre o assunto por esse viés mais crítico e real.

A gente não pode romantizar a maternidade, mas a gente não pode demonizar a maternidade. precisamos sim libertar as mulheres da maternidade compulsória, mas a gente precisa também lutar por mulheres grávidas que querem ter parto normal sem intervenção, por exemplo.”

Isabela Abboud me marcou num desafio da maternidade, desse que está rolando na timeline. Vi vários tipos de postagens,…

Publicado por Janice Mascarenhas em Terça, 16 de fevereiro de 2016

Essas reflexões são importantes para que possamos repensar o modo como enxergamos a maternidade. Cada vez mais, mães têm questionado a idealização do que é ser mãe, a fim de desconstruir estereótipos.

“Maternidade é isso? Ou é o mundo que é assim? O que tem de errado quando vocês não conseguem separar a maternidade compulsória da existência de mães vítimas da maternidade compulsória?”

+ sobre o tema

Educação para o machismo

Para Maria Luiza, Milena, Geórgia, Teodora e Maria Clara...

Importância da igualdade de gêneros no mercado de trabalho

A presença da mulher no mercado de trabalho é pauta recorrente...

Calendário Pirelli troca modelos por ‘mulheres inspiradoras’

O tradicional calendário da fabricante de pneus Pirelli terá...

O grito feminista ressoa no México

Manifestações dos últimos dias constatam o auge das mobilizações...

para lembrar

Primeira Virada Feminista começa neste fim de semana

Evento promoverá apresentações artísticas, shows e debates sobre a...

A cada 10 prefeitos eleitos no 1º turno, apenas 1 é mulher

Dos 5.506 candidatos que foram eleitos prefeitos no primeiro...

Elza Berquó: “O sexo é um direito das mulheres na velhice”

A demógrafa identifica um novo comportamento nas mulheres acima...

Ela [a médica] achava bonito eu grávida!”

VIVÊNCIA DE DIREITOS PELAS MULHERES NO CONTEXTO DA EPIDEMIA...
spot_imgspot_img

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é maior em mulheres negras do que brancas, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Dados preliminares...

Desigualdades de gênero e raça sobrecarregam mulheres no cuidar

Como em todos os anos, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem ampla repercussão no país. Na tarde deste...

Nasceu primeiro bebé da Europa gestado por duas mães em Maiorca

O primeiro bebé da Europa gestado por um casal formado por duas mulheres nasceu na segunda-feira, 30 de outubro, na maternidade do Hospital Juaneda...
-+=