Emissário da União Africana confiante na estabilização da Guiné-Bissau

Dakar – O representante especial da União Africana (UA), Sebastião Isata, declarou-se quinta-feira “confiante e optimista” quanto aos esforços em curso, interna e externamente, para a estabilização política deste país da África Ocidental.

“Estamos a encarar com optimismo e confiança o evoluir da situação para uma verdadeira reconciliação de todos os filhos da Guiné”, realçou Isata no termo de audiências com o primeiro-ministro e com o Presidente da República da Guiné- Bissau, respetivamente Carlos Gomes Júnior e Malan Bacai Sanhá.

Falando à imprensa em Bissau, Sebastião Isata disse fundar o seu optimismo no “espírito de abertura e compromisso” que tem norteado todos os encontros mantidos até agora com as autoridades governamentais desde a sua chegada ao país, domingo passado.

Ele disse estar “muito satisfeito” com os resultados obtidos até agora durante tais encontros que descreveu como “frutíferos”, lembrando que esta foi a segunda vez, em menos de uma semana, que ele é recebido pelas mais altas autoridades do país.

As suas primeiras audiências com o primeiro-ministro e com o Presidente da República tiveram lugar na última segunda-feira, um dia depois da sua chegada à capital bissau-guineense, Bissau.

De acordo com ele, o ponto dominante nos encontros de trabalho realizados até agora tem sido a imperiosidade do retorno da Guiné-Bissau à normalidade constitucional e a consolidação dos ganhos da democracia pluralista no país.

Por isso, disse, tem defendido insistentemente a necessidade inadiável de um “diálogo permanente” capaz de contribuir para o alcance de tal meta porque, explicou, “a razão de ser dos Estados é o bem-estar e o progresso social dos seus povos”.

“Tem de haver um diálogo permamente que seja ao mesmo tempo construtivo e positivo porque, no prosseguimento desses objectivos (bem-estar e progresso social), surgem sempre contradições intersubjectivas”, sentenciou o diplomata angolano ao serviço da UA.

Para ele, estando tais contradições na mente dos homens “é também na mente dos homens que elas (as contradições) devem ser erradicadas através do diálogo e da cultura democrática e de tolerância”.

Sebastião Isata, diplomata de carreira e jurista de formação especializado em Relações Internacionais enquanto docente universitário, é um antigo vice-ministro angolano das Relações Exteriores que se encontra ao serviço da organização continental desde meados deste ano.

Para além de ser o representante especial da UA na Guiné- Bissau, ele foi igualmente nomeado para chefiar a representação permanente desta organização panafricana a ser inaugurada nos próximos dias em Bissau.

Fonte: ANGOP

+ sobre o tema

Não se pergunta a um escravo se ele quer ser livre

Um dos fundadores da UNAC (União Nacional de Camponeses)...

Lançamento do livro Filha do Fogo – Elizandra Souza

Mjiba apresenta: Lançamento do livro  Filha do Fogo  -...

“Back Of My Mind”: H.E.R lança novo álbum com Ty Dolla $ign, Thundercat e muito mais

A talentosíssima H.E.R acaba de lançar seu aguardado novo disco, Back Of...

para lembrar

Kobe Bryant morre em acidente de helicóptero na Califórnia

O ex-jogador de basquete Kobe Bryant, de 41 anos,...

Os Limites da Inclusão Social – Por Yuri Brito*

Já é de conhecimento do mundo mineral que, nos...

Assumir legado de Mandela é estar ao lado dos jovens negros da periferia, diz ministra em fórum

Para assumir o legado do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela...

Quem é o queniano eleito o ‘melhor professor do mundo’

Um professor de ciências da zona rural do Quênia,...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=