Lançamento do livro Filha do Fogo – Elizandra Souza

Mjiba apresenta: Lançamento do livro  Filha do Fogo  – 12 contos de amor e cura, de Elizandra  Souza.

Enviado para o Portal Geledés 

Abertura: Babá Rogério Farias ( Ilê Asé Ofà Omódeym)

Ogans: Thiago Dan Olubi,  Leandro Perez e Paulo Dias.

Filme: ” Dara –  a primeira  vez que fui ao céu ” (curta), direção: Renato Cândido. 

Dança: Regina Santos 

Leitura Dramática: Alexandra Ucanda.

Dia 04/03 ( quarta-feira), 19h às  21h. Ação  Educativa – Rua General Jardim, 660. Vila Buarque. Entrada franca. 

Capa do Livro

Elizandra Souza é uma das referências em literatura negra produzida nas periferias de São Paulo, com uma trajetória de 18 anos de ativismo cultural. Este é o seu primeiro livro de prosa, no qual reúne 12 contos, simbolizando os ministros de Xangô. A obra chega no ritmo potente de um fogo que se alastra, alimentando chamas incontroláveis, equilibrando denúncia e celebração, como nos conta a pesquisadora Mirian Cristina dos Santos: “Na tessitura dessa flama, há inúmeras mulheres negras. De forma que a presença recorrente de avós e de mães – as mais velhas que nos habitam – traz ecos coloridos de uma ancestralidade negra requerida e celebrada. (…) É a partir de encontros de mulheres como esse que Elizandra Souza alinha memórias e heranças ancestrais, no entrecruzamento de ritos e de rituais, que nem sempre estão ligados através de laços consanguíneos. Nesse processo, no lapidar de nossos sentidos, nos contos há muito barulho, cheiros, gostos e sabores para nos lembrar de uma vida a pulsar. São as águas a banhar, o vento a soprar, óleos a perfumar, o caruru a degustar, atabaques e tambores a escutar, no encalço da movência de muitos corpos. Tudo emaranhado em processos de curas e nas urgências do ato inenarrável de viver.”

Filha do Fogo nasce e queima: brasas acesas, avermelhadas e vibrantes!

 

SOBRE A AUTORA

Elizandra Souza é escritora, poeta, jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e técnica em Comunicação Visual pela Etec Carlos de Campos. É ativista cultural há 18 anos com ênfase na difusão do jornalismo cultural da Periferia e da Literatura Negra Feminina.  Integrante fundadora do Sarau das Pretas desde 2016. Autora dos livros de poesias: Águas da Cabaça (2012) e Punga co-autoria Akins Kintê, Edicões Toró (2007). Editora do Coletivo Mjiba dos livros: Águas da Cabaça (2012), Pretextos de Mulheres Negras (2013) e Terra Fértil (2014). Participa de diversas antologias literárias. Atuou como editora e jornalista responsável na Agenda Cultural da Periferia na Ação Educativa (2007- 2017) Participou do Festival Internacional de Poesia em Havana (Cuba), 2016 e do Congresso LASA / Nuestra América: Justice and Inclusion  em Boston (EUA), 2019.

 

CARACTERÍSTICA DO LIVRO:

Título: Filha do Fogo – 12 Contos de Amor e Cura
Autora: Elizandra Souza
Ilustradora: Vanessa Ferreira
Participações: Silvana Martins (Projeto Gráfico), Luciana Sacramento Moreno Gonçalves (Revisora).
Editora: Mjiba – Comunicação, Produção e Literatura Negra

 

Páginas: 96
Dimensões: 14X21 cm.
ISBN: 978-65-81671-00-6
Edição: 1
Ano: 2020

 

PARTICIPAÇÕES

SILVANA MARTINS,42 anos, é a responsável pelo projeto gráfico do livro ” Filha do fogo – 12 contos de amor e cura, de Elizandra  Souza.  Artista visual, designer gráfica, ilustradora e boleira. 

Desenvolve trabalhos gráficos e de produção cultural periférica desde 2006. Dedica-se a ações coletivas que estimulam a libertação pela arte e pelo conhecimento. Também é designer free lancer de diversas produções culturais produzidas pelas periferias, porque bota a maior fé neste movimento cultural lindo que aflora dos becos e vielas. 

VANESSA FERREIRA é a responsável pelas ilustrações do livro  ” Filha do fogo- 12 contos de amor e cura” , de Elizandra  Souza.  Formada em Publicidade e atua como Diretora de Arte e Ilustradora, usa o Instagram do Preta Ilustra como ferramenta para tornar o mundo das artes acessível, tomando a mulher negra como criador e criatura, ao protagonizar essas narrativas. 

LUCIANA MORENO, é a responsável por ter gestado o livro “Filha do fogo- 12 contos de amor e cura”, de Elizandra  Souza. Pegou na mão e chamou de revisão.  Nascida em Salvador,  tem  42 anos,  é formada em Letras, doutora em literatura e Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Atua no Departamento de Educação – Campus XIII/ Itaberaba e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem.  Coordena o Grupo de Estudos Literatura e Periferia (s) – GELP(s) e desenvolve projetos de leitura literária em escolas públicas e espaços socioeducativos de Salvador, a partir da metodologia dos Círculos de Leitura. É pesquisadora do Contemporâneos: grupo de pesquisa em literatura brasileira contemporânea. Participa de projetos de produção de livros e realiza revisão textual de periódicos e livros.

 

 

CRISTIANE SOBRAL (1974) é responsável pela apresentação do livro ” Filha do fogo – 12 contos de amor e cura, de Elizandra  Souza “.  Atriz, escritora e professora de teatro. É carioca e reside em Brasília. Tem nove livros publicados em prosa, poesia e dramaturgia com destaque para Não vou mais lavar os pratos, poesia. É mestre em teatro (UnB) com pesquisa sobre os teatros negros brasileiros. Em 2019 esteve em cartaz com o espetáculo Esperando Zumbi.

 

MIRIAN CRISTINA DOS SANTOS – é responsável pelo prefácio do livro ” Filha do fogo – 12 contos de amor e cura” de Elizandra  Souza.  Doutora em Letras-Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Autora do livro Intelectuais Negras: Prosa Negro-brasileira Contemporânea (MALÊ, 2018).

 

ONDE ENCONTRAR O LIVRO:

http://www.literarua.com.br/livro/filha-do-fogo

+ sobre o tema

Espetáculo Xabisa une cultura afro-brasileira e à arte do palhaço

  Inspirados no trabalho de cômicos brasileiros e internacionais e...

Comunidade quilombola tem de deixar as terras em até 15 dias

    Apesar de o juiz Evandro Reimão ter suspendido a...

Conheça Billy Porter, a nova Fada Madrinha de ‘Cinderella’

A mais nova versão de "Cinderella" estreia nesta sexta-feira...

para lembrar

Fundação Cultural Palmares certifica mais 44 comunidades quilombolas em quatro estados

Por Daiane Souza, FCP A Fundação Cultural Palmares (FCP) acaba de certificar...

Carnaval/PE: Maracatu Leão Coroado comemora 150 anos

  O Maracatu Leão Coroado, tradicional agremiação do Carnaval de...

Júlia Dias – Diálogos Ausentes (2016)

Júlia Dias – Diálogos Ausentes (2016) Do YouTube Leia também  Benjamim de...

Histórias Negras, Narrativas Brancas

Dias atrás estive numa aula da pós graduação da...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=