Lançamento do livro Filha do Fogo – Elizandra Souza

Mjiba apresenta: Lançamento do livro  Filha do Fogo  – 12 contos de amor e cura, de Elizandra  Souza.

Enviado para o Portal Geledés 

Abertura: Babá Rogério Farias ( Ilê Asé Ofà Omódeym)

Ogans: Thiago Dan Olubi,  Leandro Perez e Paulo Dias.

Filme: ” Dara –  a primeira  vez que fui ao céu ” (curta), direção: Renato Cândido. 

Dança: Regina Santos 

Leitura Dramática: Alexandra Ucanda.

Dia 04/03 ( quarta-feira), 19h às  21h. Ação  Educativa – Rua General Jardim, 660. Vila Buarque. Entrada franca. 

Capa do Livro

Elizandra Souza é uma das referências em literatura negra produzida nas periferias de São Paulo, com uma trajetória de 18 anos de ativismo cultural. Este é o seu primeiro livro de prosa, no qual reúne 12 contos, simbolizando os ministros de Xangô. A obra chega no ritmo potente de um fogo que se alastra, alimentando chamas incontroláveis, equilibrando denúncia e celebração, como nos conta a pesquisadora Mirian Cristina dos Santos: “Na tessitura dessa flama, há inúmeras mulheres negras. De forma que a presença recorrente de avós e de mães – as mais velhas que nos habitam – traz ecos coloridos de uma ancestralidade negra requerida e celebrada. (…) É a partir de encontros de mulheres como esse que Elizandra Souza alinha memórias e heranças ancestrais, no entrecruzamento de ritos e de rituais, que nem sempre estão ligados através de laços consanguíneos. Nesse processo, no lapidar de nossos sentidos, nos contos há muito barulho, cheiros, gostos e sabores para nos lembrar de uma vida a pulsar. São as águas a banhar, o vento a soprar, óleos a perfumar, o caruru a degustar, atabaques e tambores a escutar, no encalço da movência de muitos corpos. Tudo emaranhado em processos de curas e nas urgências do ato inenarrável de viver.”

Filha do Fogo nasce e queima: brasas acesas, avermelhadas e vibrantes!

 

SOBRE A AUTORA

Elizandra Souza é escritora, poeta, jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e técnica em Comunicação Visual pela Etec Carlos de Campos. É ativista cultural há 18 anos com ênfase na difusão do jornalismo cultural da Periferia e da Literatura Negra Feminina.  Integrante fundadora do Sarau das Pretas desde 2016. Autora dos livros de poesias: Águas da Cabaça (2012) e Punga co-autoria Akins Kintê, Edicões Toró (2007). Editora do Coletivo Mjiba dos livros: Águas da Cabaça (2012), Pretextos de Mulheres Negras (2013) e Terra Fértil (2014). Participa de diversas antologias literárias. Atuou como editora e jornalista responsável na Agenda Cultural da Periferia na Ação Educativa (2007- 2017) Participou do Festival Internacional de Poesia em Havana (Cuba), 2016 e do Congresso LASA / Nuestra América: Justice and Inclusion  em Boston (EUA), 2019.

 

CARACTERÍSTICA DO LIVRO:

Título: Filha do Fogo – 12 Contos de Amor e Cura
Autora: Elizandra Souza
Ilustradora: Vanessa Ferreira
Participações: Silvana Martins (Projeto Gráfico), Luciana Sacramento Moreno Gonçalves (Revisora).
Editora: Mjiba – Comunicação, Produção e Literatura Negra

 

Páginas: 96
Dimensões: 14X21 cm.
ISBN: 978-65-81671-00-6
Edição: 1
Ano: 2020

 

PARTICIPAÇÕES

SILVANA MARTINS,42 anos, é a responsável pelo projeto gráfico do livro ” Filha do fogo – 12 contos de amor e cura, de Elizandra  Souza.  Artista visual, designer gráfica, ilustradora e boleira. 

Desenvolve trabalhos gráficos e de produção cultural periférica desde 2006. Dedica-se a ações coletivas que estimulam a libertação pela arte e pelo conhecimento. Também é designer free lancer de diversas produções culturais produzidas pelas periferias, porque bota a maior fé neste movimento cultural lindo que aflora dos becos e vielas. 

VANESSA FERREIRA é a responsável pelas ilustrações do livro  ” Filha do fogo- 12 contos de amor e cura” , de Elizandra  Souza.  Formada em Publicidade e atua como Diretora de Arte e Ilustradora, usa o Instagram do Preta Ilustra como ferramenta para tornar o mundo das artes acessível, tomando a mulher negra como criador e criatura, ao protagonizar essas narrativas. 

LUCIANA MORENO, é a responsável por ter gestado o livro “Filha do fogo- 12 contos de amor e cura”, de Elizandra  Souza. Pegou na mão e chamou de revisão.  Nascida em Salvador,  tem  42 anos,  é formada em Letras, doutora em literatura e Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Atua no Departamento de Educação – Campus XIII/ Itaberaba e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem.  Coordena o Grupo de Estudos Literatura e Periferia (s) – GELP(s) e desenvolve projetos de leitura literária em escolas públicas e espaços socioeducativos de Salvador, a partir da metodologia dos Círculos de Leitura. É pesquisadora do Contemporâneos: grupo de pesquisa em literatura brasileira contemporânea. Participa de projetos de produção de livros e realiza revisão textual de periódicos e livros.

 

 

CRISTIANE SOBRAL (1974) é responsável pela apresentação do livro ” Filha do fogo – 12 contos de amor e cura, de Elizandra  Souza “.  Atriz, escritora e professora de teatro. É carioca e reside em Brasília. Tem nove livros publicados em prosa, poesia e dramaturgia com destaque para Não vou mais lavar os pratos, poesia. É mestre em teatro (UnB) com pesquisa sobre os teatros negros brasileiros. Em 2019 esteve em cartaz com o espetáculo Esperando Zumbi.

 

MIRIAN CRISTINA DOS SANTOS – é responsável pelo prefácio do livro ” Filha do fogo – 12 contos de amor e cura” de Elizandra  Souza.  Doutora em Letras-Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Autora do livro Intelectuais Negras: Prosa Negro-brasileira Contemporânea (MALÊ, 2018).

 

ONDE ENCONTRAR O LIVRO:

http://www.literarua.com.br/livro/filha-do-fogo

+ sobre o tema

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

Beyoncé passeia com a filha em ‘canguru’

Beyoncé passeia com a filha em 'canguru'. A cantora...

Beyoncé publica vídeo dos bastidores de seu retorno aos palcos

Quase cinco meses após dar à luz a sua...

18 anos sem Mussum

Há 18 anos, mais exatamente em 29 de julho...

para lembrar

Festival Latinidades: racismo persiste no Brasil, reforçam ativistas

Mesmo com a conquista de direitos civis, o racismo...

A blogosfera materna se silenciou

Há alguns dias foi publicado o vídeo com a...

Tereza de Benguela, uma heroína negra

Dia 25 de julho é data para celebrar o...

Slams movimentam as periferias de Salvador (BA)

Nas rimas, os problemas sociais são trazidos ao público...
spot_imgspot_img

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=