Lançamento do livro Filha do Fogo – Elizandra Souza

Mjiba apresenta: Lançamento do livro  Filha do Fogo  – 12 contos de amor e cura, de Elizandra  Souza.

Enviado para o Portal Geledés 

Abertura: Babá Rogério Farias ( Ilê Asé Ofà Omódeym)

Ogans: Thiago Dan Olubi,  Leandro Perez e Paulo Dias.

Filme: ” Dara –  a primeira  vez que fui ao céu ” (curta), direção: Renato Cândido. 

Dança: Regina Santos 

Leitura Dramática: Alexandra Ucanda.

Dia 04/03 ( quarta-feira), 19h às  21h. Ação  Educativa – Rua General Jardim, 660. Vila Buarque. Entrada franca. 

Capa do Livro

Elizandra Souza é uma das referências em literatura negra produzida nas periferias de São Paulo, com uma trajetória de 18 anos de ativismo cultural. Este é o seu primeiro livro de prosa, no qual reúne 12 contos, simbolizando os ministros de Xangô. A obra chega no ritmo potente de um fogo que se alastra, alimentando chamas incontroláveis, equilibrando denúncia e celebração, como nos conta a pesquisadora Mirian Cristina dos Santos: “Na tessitura dessa flama, há inúmeras mulheres negras. De forma que a presença recorrente de avós e de mães – as mais velhas que nos habitam – traz ecos coloridos de uma ancestralidade negra requerida e celebrada. (…) É a partir de encontros de mulheres como esse que Elizandra Souza alinha memórias e heranças ancestrais, no entrecruzamento de ritos e de rituais, que nem sempre estão ligados através de laços consanguíneos. Nesse processo, no lapidar de nossos sentidos, nos contos há muito barulho, cheiros, gostos e sabores para nos lembrar de uma vida a pulsar. São as águas a banhar, o vento a soprar, óleos a perfumar, o caruru a degustar, atabaques e tambores a escutar, no encalço da movência de muitos corpos. Tudo emaranhado em processos de curas e nas urgências do ato inenarrável de viver.”

Filha do Fogo nasce e queima: brasas acesas, avermelhadas e vibrantes!

 

SOBRE A AUTORA

Elizandra Souza é escritora, poeta, jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e técnica em Comunicação Visual pela Etec Carlos de Campos. É ativista cultural há 18 anos com ênfase na difusão do jornalismo cultural da Periferia e da Literatura Negra Feminina.  Integrante fundadora do Sarau das Pretas desde 2016. Autora dos livros de poesias: Águas da Cabaça (2012) e Punga co-autoria Akins Kintê, Edicões Toró (2007). Editora do Coletivo Mjiba dos livros: Águas da Cabaça (2012), Pretextos de Mulheres Negras (2013) e Terra Fértil (2014). Participa de diversas antologias literárias. Atuou como editora e jornalista responsável na Agenda Cultural da Periferia na Ação Educativa (2007- 2017) Participou do Festival Internacional de Poesia em Havana (Cuba), 2016 e do Congresso LASA / Nuestra América: Justice and Inclusion  em Boston (EUA), 2019.

 

CARACTERÍSTICA DO LIVRO:

Título: Filha do Fogo – 12 Contos de Amor e Cura
Autora: Elizandra Souza
Ilustradora: Vanessa Ferreira
Participações: Silvana Martins (Projeto Gráfico), Luciana Sacramento Moreno Gonçalves (Revisora).
Editora: Mjiba – Comunicação, Produção e Literatura Negra

 

Páginas: 96
Dimensões: 14X21 cm.
ISBN: 978-65-81671-00-6
Edição: 1
Ano: 2020

 

PARTICIPAÇÕES

SILVANA MARTINS,42 anos, é a responsável pelo projeto gráfico do livro ” Filha do fogo – 12 contos de amor e cura, de Elizandra  Souza.  Artista visual, designer gráfica, ilustradora e boleira. 

Desenvolve trabalhos gráficos e de produção cultural periférica desde 2006. Dedica-se a ações coletivas que estimulam a libertação pela arte e pelo conhecimento. Também é designer free lancer de diversas produções culturais produzidas pelas periferias, porque bota a maior fé neste movimento cultural lindo que aflora dos becos e vielas. 

VANESSA FERREIRA é a responsável pelas ilustrações do livro  ” Filha do fogo- 12 contos de amor e cura” , de Elizandra  Souza.  Formada em Publicidade e atua como Diretora de Arte e Ilustradora, usa o Instagram do Preta Ilustra como ferramenta para tornar o mundo das artes acessível, tomando a mulher negra como criador e criatura, ao protagonizar essas narrativas. 

LUCIANA MORENO, é a responsável por ter gestado o livro “Filha do fogo- 12 contos de amor e cura”, de Elizandra  Souza. Pegou na mão e chamou de revisão.  Nascida em Salvador,  tem  42 anos,  é formada em Letras, doutora em literatura e Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Atua no Departamento de Educação – Campus XIII/ Itaberaba e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem.  Coordena o Grupo de Estudos Literatura e Periferia (s) – GELP(s) e desenvolve projetos de leitura literária em escolas públicas e espaços socioeducativos de Salvador, a partir da metodologia dos Círculos de Leitura. É pesquisadora do Contemporâneos: grupo de pesquisa em literatura brasileira contemporânea. Participa de projetos de produção de livros e realiza revisão textual de periódicos e livros.

 

 

CRISTIANE SOBRAL (1974) é responsável pela apresentação do livro ” Filha do fogo – 12 contos de amor e cura, de Elizandra  Souza “.  Atriz, escritora e professora de teatro. É carioca e reside em Brasília. Tem nove livros publicados em prosa, poesia e dramaturgia com destaque para Não vou mais lavar os pratos, poesia. É mestre em teatro (UnB) com pesquisa sobre os teatros negros brasileiros. Em 2019 esteve em cartaz com o espetáculo Esperando Zumbi.

 

MIRIAN CRISTINA DOS SANTOS – é responsável pelo prefácio do livro ” Filha do fogo – 12 contos de amor e cura” de Elizandra  Souza.  Doutora em Letras-Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Autora do livro Intelectuais Negras: Prosa Negro-brasileira Contemporânea (MALÊ, 2018).

 

ONDE ENCONTRAR O LIVRO:

http://www.literarua.com.br/livro/filha-do-fogo

+ sobre o tema

Chega de regras: essas modelos estão desafiando padrões de beleza

Os padrões de beleza são cada vez mais desafiados. Ainda bem!...

O racismo está no centro de todas as questões

A diretora Kathryn Bigelow especializou-se em criar filmes de...

Shopping no interior de SP tem Papai Noel negro

Um shopping em São José dos Campos, no interior...

para lembrar

Octavia Spencer diz que LeBron James lhe ajudou a ter salário equivalente ao de homens em uma nova série

‘LeBron teve de intervir’, revelou Octavia Spencer atriz de...

E quem se responsabiliza pelo abandono da mãe?

E mais: se a mulher escondeu a gravidez por...

Campeã absoluta, Mangueira exalta Brasil que não te ensinaram na escola

Marielle, vive! Aceita. Dói menos. Pouco mais de uma semana...

Não precisamos de Princesa Isabel! (Agora é que são elas!)

Neste início de novembro, nós homens com espaços nos...
spot_imgspot_img

Conceição Evaristo é eleita a nova imortal da Academia Mineira de Letras

A escritora Conceição Evaristo, 77, foi eleita nesta quinta (15) membro da Academia Mineira de Letras, na cadeira número 40, já ocupada por Afonso Pena Júnior e...

Conheça o livro ‘Um Defeito de Cor’, mais vendido online depois de enredo da Portela

Tema do enredo deste ano da Portela, o livro "Um Defeito de Cor", lançado em 2006 pela escritora mineira Ana Maria Gonçalves, alcançou, nas últimas...

Negra Li mostra fantasia deslumbrante para desfile da Vai-Vai em SP: ‘Muita emoção’

A escola de samba Vai-Vai está de volta ao Grupo Especial para o Carnaval 2024, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, neste sábado...
-+=