Comunidade quilombola tem de deixar as terras em até 15 dias

 

 

Apesar de o juiz Evandro Reimão ter suspendido a reintegração de posse à União da área ocupada pelo Quilombo Rio dos Macacos, no último dia 25 de julho, nesta terça-feira (07/08), ele determinou a desocupação dos moradores da comunidade.

De acordo com a determinação, a comunidade quilombola vai ter de deixar o local em até 15 dias, sob pena de retirada compulsória. A notícia foi uma surpresa e caiu como uma bomba, pois o governo, em reunião com representantes do quilombo na sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) dia 31 passado, prometeu negociar.

Para o movimento negro, a decisão da Justiça Federal é uma afronta aos direitos legalmente constituídos à comunidade. No dia 16 de julho, o Incra comprovou que as 62 famílias que estão para ser despejadas formam um quilombo e, portanto, estão instalados no local muito antes de a Prefeitura de Salvador doar as terras à Marinha, na época da Ditadura Militar. O problema é que o resultado do relatório do Instituto ainda não foi publicado nos diários oficiais da União e do Estado da Bahia, o que daria valor legal ao documento.

A história da desocupação começou em novembro de 2010, quando o próprio magistrado concedeu liminar favorável à União. A Marinha pretende ampliar as instalações da Base Naval de Aratu, onde residem 450 famílias de militares. O defensor Átila Dias informou que pretende recorrer da decisão no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

De Salvador,
Maiana Brito

 

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

STF vota sobre sacrifício de animais em cultos

Livre exercício religioso é garantido pela Constituição Federal, mas...

Encontrada em banheira, filha de Whitney Houston “luta pela vida”

A filha da falecida cantora Whitney Houston está lutando...

B.B. King, o rei do blues, completaria 91 anos nesta sexta-feira(16)

Ele é considerado um rei. Afinal, foram mais de ...

para lembrar

Árbitros cruzam os braços contra racismo

Durante partidas pelo Campeonato Gaúcho, árbitros cruzam os braços...

TV Brasil inicia parceria com TV pública Angolana

TV Brasil inicia parceria com TV pública de Angola Da...

“Pérola Negra: Ruth de Souza” traça panorama da carreira da atriz

Mostra que entra em cartaz no CCBB traz 25...
spot_imgspot_img
-+=